Categoria: Saúde > Alimentação e Saúde

Artigos (63)



Agropecuária, um fardo para natureza e saúde humana

Não existe outra criatura à face da Terra que utilize, em seu favor, os fenómenos naturais de forma tão eficiente como o Homem. Desde os primórdios dos tempos, que o ser humano tenta desenvolver técnicas cada vez mais eficazes com o objetivo de facilitar a sua vida quotidiana. Começando pela descoberta do fogo ou a invenção da roda, passando pela invenção da imprensa e da máquina a vapor (Revolução Industrial) o homem desde cedo tenta superar-se buscando e rebuscando ferramentas que o auxiliem na conquista do seu bem-estar. Ainda que inicialmente essa busca seja movida pelo objetivo primário de melhorar e facilitar a vida da humanidade, esta não deixa de ser, em última instância, uma busca por domínio, por poder, sobre o seu semelhante e sobre o mundo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Batido verde Batido verde

Batidos desintoxicantes

Os batidos desintoxicantes devem ser feitos, como o próprio nome indica, de alimentos vegetais frescos com propriedades desintoxicantes e livres de todo e qualquer produto lácteo, açúcares, adoçantes, corantes, conservantes, produtos químicos tóxicos, etc.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Maçãs Maçãs

Vinagre de Maçã ou Sidra

O vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica, não-pasteurizado, de cor acastanhada e, frequentemente, com depósito ou resíduos resultantes da fermentação acética natural de maçãs frescas de cor verde ou vermelha amadurecidas pela natureza, com acidez ideal entre 5 e 7, é o verdadeiro vinagre de sidra saudável que se deve preferir aos vinagres químicos artificiais de muito baixo custo e praticamente sem benefícios para a saúde.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Desintoxicações sazonais

As desintoxicações sazonais são medidas bastante úteis, uma vez que têm como objectivo purificar o organismo de substâncias tóxicas prejudiciais a uma boa saúde. É quase inevitável não estar exposto a estas substâncias, como por exemplo, poluentes ambientais, pesticidas, dependências tabágicas e alcoólicas e as resultantes de erros alimentares também.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Restabelecer o equilíbrio após as festividades

As festividades de Inverno (magustos, Natal, Passagem de Ano, celebrações religiosas, jantares e almoços de Natal empresariais, familiares e entre amigos), acarretam quase sempre alguns excessos alimentares, financeiros, consumistas e mesmo emocionais. É uma época caracterizada por algum desafogo financeiro, mas também por mais despesa em produtos alimentares excepcionais, decorações e presentes, ao mesmo tempo que há mais sensibilização para questões sociais, introspecção, balanço do ano que termina, lembrança dos entes queridos ausentes e proximidade familiar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Nutrição e problemas menstruais

Problemas na função menstrual podem ser difíceis de suportar ou até mesmo limitativos. Cerca de 10 por cento de mulheres adolescentes ou jovens adultas sofre de dores menstruais fortes. Na maior parte das vezes, as causas não são identificadas.
Nalguns casos, podem ser sintoma de outros problemas, a nível do sistema reprodutor da mulher.
Factores nutricionais parecem desempenhar um importante papel no que se relaciona com as dores menstruais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Matricária: a planta anti-enxaquecas

A matricária (Chrysanthemum parthenium Bernh.), também conhecida como
artemísia-dos-ervanários, artemísia-bastarda-dos-ervanários ou matricária-vulgar, é uma planta que, já no tempo da Grécia antiga, era usada para curar febres.

Na Idade Média, atribuíram-lhe propriedades de febrífugo, daí o seu nome em língua inglesa ser feverfew.

É frequentemente confundida com a camomila e com a macela pela semelhança das suas flores.  Esta confusão pode ser evitada pelo estudo das folhas da matricária, que se apresentam divididas em lóbulos largos, com textura branda e perfume forte.

A macela e a camomila pertencem aos géneros Anthemis e Matricaria, com folhas delicadamente recortadas em lacínias estreitas.

O cheiro desagradável da matricária determina possivelmente a preferência que se dá actualmente à macela, cuja acção medicinal é semelhante.



Ler printer     E-mail   Facebook F



As enxaquecas e a alimentação

Cada vez existem mais estudos que relacionam a ocorrência de enxaquecas (dores de cabeça) com a alimentação. Alguns alimentos podem provocar dores de cabeça enquanto outros podem prevenir ou mesmo tratá-las.
Por exemplo, por vezes o café pode fazer parar uma dor de cabeça e alimentos ricos em magnésio, cálcio, hidratos de carbono complexos e fibras têm sido usados para curar enxaquecas. Alguns estudos indicam que o gengibre – a especiaria que comummente usamos na culinária – pode ajudar a prevenir e a tratar enxaquecas, com a vantagem de não ter os efeitos secundários dos medicamentos químicos. A matricária é também um excelente remédio natural para as enxaquecas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Hortofrutícolas: os superalimentos do século XXI

O baixo consumo de hortícolas e frutos está entre os 10 principais factores de risco para a mortalidade global – causando, cerca de 31% da doença isquémica cardíaca e 11% dos enfartes.
Calcula-se que cerca de 2,7 milhões de vidas podem ser potencialmente salvas todos os anos se se aumentasse o consumo de hortofrutícolas - ex. entre 20-30% dos cancros do tracto gastrointestinal superior podiam ser prevenidos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Superalimentos

Os superalimentos estão na moda pelo mundo fora. E por boas razões. Diferentemente da maior parte das modas, esta está para ficar e é benéfica para todos os que a ela aderirem.
Tendo sido introduzidos no mundo ocidental nas últimas duas décadas por nutricionistas de renome como Ann Wigmore, Gabriel Cousens ou David Wolfe, os superalimentos rapidamente se celebrizaram e muitas são as pessoas que hoje em dia os utilizam regularmente como parte do seu menu alimentar diário.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Melhores alimentos contra o cancro

De acordo com Dr. Michael Greger, médico norte-americano especialista em nutrição clínica, a melhor forma de evitar o cancro é através de uma dieta à base de plantas.
Segundo ele, cerveja, frango, queijo e peixe são as maiores fontes de dioxinas nos Estados Unidos.
A alimentação constitui, pois, um factor muito importante na protecção da saúde contra as doenças cancerígenas e cardiovasculares, entre outras.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Estudo conclui que crudívoros são saudáveis

Um estudo norte-americano, publicado em Março de 2005 na revista Archives of Internal Medicine, concluiu que as pessoas que adoptam uma dieta vegetariana com o consumo exclusivamente de alimentos crus (crudivorismo), são magras, mas saudáveis.
Os crudívoros são um tipo de vegetarianos que só consome legumes, frutas, nozes e grãos germinados, desde que não tenham sido cozidos, processados ou alterados.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Estudo brasileiro sobre vegetarianismo e doenças cardiovasculares

Um estudo brasileiro realizado, entre Junho de 2000 e Fevereiro 2002, pelo cardiologista Júlio César Acosta Navarro e intitulado “Electrocardiograma, Pressão Arterial, Perfil Lipídico e Parâmetros Laboratoriais entre Indivíduos Adventistas Vegetarianos, Semi-Vegetarianos e Omnívoros de São Paulo” permitiu determinar a relação entre a dieta vegetariana e as doenças cardiovasculares.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como comer correctamente para reduzir o stress

Durante as épocas de stress, temos normalmente tendência para nos virarmos para as comidas mais "apetitosas", como pizzas, gelados, entre outros (consoante os gostos). Ironicamente, estas comidas de alto teor em gordura são frequentemente as piores escolhas, porque nos podem fazer sentir letárgicos e com menos capacidade de lidar com o stress. De entre muito efeitos, o stress aumenta a nossa pressão arterial e aumenta os níveis de colesterol no sangue, provocando distúrbios nas nossas artérias, e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Sumos Naturais

Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis. Sem esquecer da regra básica que é o uso de água filtrada na preparação, os sumos são uma solução prática de unir o essencial ao agradável. Podemos prepará-los variando cor, sabor e textura: água, frutas e legumes são alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Insónias – Esse mal terrível

Quem sofre de insónias constantemente vê a sua vida alterada nos mais diversos actos quotidianos, não conseguindo controlar muitos dos sintomas que se vão instalando meses após meses de sofrimento. As insónias podem ser causas, mas também consequências de doenças mais graves. Porém, para as combater podem-se adoptar determinadas medidas preventivas ou que diminuam os seus efeitos perniciosos, conseguindo obter uma boa noite de sono descansado.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sopa de soja e cancro da mama

Investigadores do Centro Nacional de Cancro do Japão, ao longo de dez anos, acompanharam os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres com idades compreendidas entre os 40 e 59 anos. Do estudo realizado concluíram, então, que as mulheres que tomavam mais de três tigelas de missoshiru (sopa de soja) por dia tinham menos 40% de probabilidades de desenvolver cancro da mama, quando comparadas com aquelas que ingeriam diariamente apenas uma tigela de sopa. As mulheres que consumiam duas tigelas reduziam em 26% as hipóteses de desenvolver cancro.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentando os neurónios

O cérebro funciona tanto melhor quanto melhor for alimentado e estimulado. Especialistas em nutrição defendem que o nosso cérebro, de forma a executar eficazmente todas as suas funções, se alimenta de cerca um quinto das calorias que ingerimos. Por isso, desde a idade infantil, uma alimentação regrada e variada é de grande importância para uma boa saúde física e mental.
Uma alimentação rica em frutos frescos e secos, verduras e açúcares de absorção lenta fortalece a memória e aumenta o rendimento do cérebro.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu como!


Um estudo publicado recentemente no American Journal of Health Behaviour refere que as jovens adolescentes seguem os exemplos das mães, sobretudo quando estas ingerem comidas gordas. O mesmo não acontece em relação às fibras, cujo comportamento não é tão facilmente "imitado".

Ler printer     E-mail   Facebook F



Carência de vitamina C e artrite

Os doentes que sofrem de artrite reumatóide, doença cujas causas são muito complexas, tiveram, provavelmente, carências de vitamina C. Isto porque, para além das causas prováveis de artrites ou poliartrites que já se conheciam, a falta desta vitamina pode contribuir para aumentar o risco de contrair a inflamação. Pelo menos assim defende um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade de Manchester, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade de Cambridge, no âmbito de uma campanha de pesquisa para o efeito.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Que garantias para uso de adoçantes?

Muitas polémicas já se geraram em torno de adoçantes artificiais ou químicos. No entanto, mais um adoçante, desta vez, de origem natural, mas trabalhado em ambiente laboratorial, poderá surgir daqui a dois anos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Benefícios do chá para a saúde oral

O chá verde pode vir a ser útil para destruir os vírus e as bactérias que causam infecções na garganta e nos dentes, conforme nos assegura um estudo do microbiologista americano, Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace nos Estados Unidos. Problemas dentários, como as cáries, poderão ser evitados, caso a descoberta abra caminho para a medida de adicionar, em pastas dentífricas e elixires orais, substâncias que são, actualmente, encontradas no chá, principalmente no chá verde.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação e cancro da próstata

O cancro da próstata é dez vezes mais comum em homens residentes nos Estados Unidos do que nos que vivem no Japão. Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia sugere que as diferenças na dieta alimentar de cada região podem ser o principal motivo.
A especulação começou porque foi observado que quando os homens japoneses se mudam para os EUA e começam a comer mais hambúrgueres gordurosos e pizza e a ingerir menos quantidade de soja, o risco de desenvolverem cancro da próstata aumenta.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos contra carência de B12

De acordo com um estudo liderado por médicos alemães, publicado durante o mês passado no American Journal of Clinical Nutrition, as pessoas que praticam um regime de alimentação vegetariana podem sofrer de falta de vitamina B12. Mas os vegetarianos rejeitam esta consequência linear, apresentando várias soluções com base num regime alimentar equilibrado.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos para a Beleza

Para prolongar a juventude e manter a boa forma física podemos contar com aliados mais simples do que cremes de última geração e técnicas cosméticas: os alimentos que ajudam a combater os radicais livres e os que equilibram o metabolismo.
Os alimentos com acções antioxidantes, que retardam o envelhecimento, são indispensáveis à beleza e à saúde.
Alguns desses alimentos são: arroz intregal, soja, castanha-do-pará, brócolos, cenoura, abóbora, papaia, manga e abacate.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Meninas já fazem dieta

Uma investigação conduzida no Reino Unido revela que, aos nove anos, são já muitas as crianças que se preocupam com o seu aspecto físico. Os cientistas da Universidade de Leeds chegaram à conclusão que uma em cada cinco meninas com nove anos de idade faz dieta, porque, na escola, os colegas troçam do seu aspecto físico. Muitas optam por evitar o pequeno-almoço, ou comer menos durante o dia.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos perigosos

Encontrar alimentos saudáveis e seguros é um desafio da actualidade, devido o grande número de contaminantes químicos e bacterianos que entram em contacto com a comida.
O abuso de antibióticos na ração dos animais transformou bactérias banais em mortais. A presença de bactérias na carne do frango e no ovo está disseminada em várias partes do mundo, e o consumo inadequado destes produtos e seus derivados pode ser perigoso.
Este facto deve-se ao excesso de frangos confinados num espaço muito pequeno, o que facilita a disseminação, e ao uso do antibiótico na ração, que fez com que a bactéria ficasse resistente e letal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais integrais podem reduzir risco de diabetes

Consumir produtos integrais, nomeadamente cereais ricos em fibra, arroz, cevada ou aveia, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos amigos do coração

Existem vários componentes presentes nos alimentos, capazes de nos protegerem das doenças cardiovasculares, quer na redução do risco quer no tratamento da doença instalada.
Estes componentes estão presentes essencialmente em alimentos de origem vegetal, entre os quais as verduras, frutas, leguminosas, oleaginosas, sementes e cereais integrais.
Se basearmos a alimentação numa grande variedade de alimentos vegetais pouco processados, as probabilidades de sofrermos de doenças cardiovasculares é significativamente mais baixa.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Fontes de Cálcio

Existem muitos alimentos, além dos lacticínios, com capacidade de prender o cálcio aos ossos.
Hoje em dia a osteoporose é notícia e, cada vez mais, um negócio que rende milhões. Como doença saiu da obscuridade há apenas duas décadas, para se tornar uma preocupação das mulheres de todos os países industrializados.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O sal

O sal é uma combinação de cloro e sódio que serve, sobretudo, para tornar a comida mais saborosa. Quanto ao cloro, não existem doenças provocadas pelo seu excesso ou carência, pois normalmente é regulado pelos rins. Já o sódio está ligado a uma série de doenças, sendo, no entanto, também essencial à vida e apresentando alguns benefícios.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os alimentos na prevenção do cancro

Pensa-se que a alimentação está associada a cerca de um terço de todos os cancros.
Apesar de os estudos epidemiológicos e de laboratório que avaliam o papel da dieta na etiologia do cancro produzirem resultados controversos, e não estabelecerem uma relação causa-efeito definitiva, o National Cancer Institute crê ser possível, com base nos melhores dados científicos disponíveis, formular orientações dietéticas prudentes para indivíduos sãos que desejem reduzir o risco de cancro e promover uma boa saúde em geral.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Criação intensiva de perus

Todos os anos, mais de 260 milhões de perus são abatidos na União Europeia. 5 milhões dos quais em Portugal, sendo a época natalícia a de maior procura da carne destes animais.
São vários os problemas associados à criação intensiva destes animais e que, obviamente, têm consequências na qualidade da carne e na saúde de quem a consome.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dietas comparadas

A questão da necessidade de os homens matarem animais para se alimentarem da sua carne tem sido muito discutida. Um dos argumentos a favor do vegetarianismo baseia-se no estudo comparativo da anatomia e fisiologia dos animais carnívoros, herbívoros e frugívoros. A comparação demonstra que a dieta mais adequada ao homem seria a dieta frugívora e herbívora.
Eis algumas diferenças e semelhanças.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação saudável e humor

Os estados de espírito podem variar de muitas formas e por vários motivos. A alimentação é uma das áreas que pode ter efeitos directos no humor, de acordo com um estudo efectuado no Reino Unido.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Benefícios e prejuízos de beber muita água

Não é fora do comum ouvirmos a voz popular aconselhar a ingestão de, pelo menos, um litro de água por dia. Revistas de beleza e especialistas também aconselham beber muita água para manter um bom funcionamento físico.
Mas, segundo um investigador norte-americano, afinal, beber um litro de água por dia não traz muitos benefícios e, ao invés, aumenta a necessidade de urinar com frequência.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Receitas para uma boa saúde


Bolinhos de farinha de milho
Para 20 panquecas de 8cm

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adoçantes sintéticos

Os adoçantes sintéticos são utilizados para substituir a sacarose e devem consumir-se moderadamente. O seu abuso compreende riscos que não devem ser subestimados.
O inconveniente mais frequente é a sua propriedade de falsear o gosto dos alimentos. Satisfazem artificialmente o gosto inapto para o açúcar, produzindo a falsa impressão de poder abusar dos alimentos que o contêm. Estes alimentos, porém, têm igualmente um excesso de calorias sob outras formas, e assim muitas pessoas acabam por ter problemas de obesidade precisamente por causa do abuso de alimentos deste tipo.
O açúcar encontra-se escondido em muitos alimentos e para que não se consuma em demasia é necessário ler atentamente os rótulos dos produtos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Açúcar

O açúcar é um hidrato de carbono simples, solúvel em água, de estrutura cristalina. Podemos encontrar o açúcar em diversas formas: os dissacáridos - entre os quais figuram a sacarose (açúcar refinado), a lactose (açúcar do leite), e maltose - e os monossacáridos, como a glucose e a frutose. Mas o açúcar de uso mais comum é a sacarose, um dos aditivos utilizados com maior frequência na alimentação.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação Macrobiótica

Existe por vezes a ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade - o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento. Esta dieta tem por base as leis naturais que regem o universo e é o reflexo da ordem do universo.
Os cereais integrais, particularmente o arroz, os vegetais, as leguminosas e algas marinhas são os alimentos básicos da cozinha macrobiótica, obedecendo a sua preparação ao princípio universal Yin-Yang, adequado ao equilíbrio do Homem-Natureza e ao ritmo das estações. Outros alimentos, tais como as frutas e produtos animais, são incluídos em maior ou menor quantidade consoante a época do ano, clima, circunstância e condição ou actividade individuais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Comida Vegetariana

Boa para a saúde

Uma dieta vegetariana é um meio agradável e poderoso para se obter uma boa saúde. O padrão de refeições vegetarianas é baseado numa larga variedade de comidas que satisfazem, são deliciosas e saudáveis.
Os vegetarianos evitam carne, peixe e aves. Os que incluem lacticínios e ovos nas suas dietas são chamados ovo-lacto-vegetarianos. Os veganos (vegetarianos puros) não comem carne, peixe, aves, ovos ou lacticínios. Enquanto há uma considerável vantagem numa dieta vegetariana, as veganas são as mais saudáveis de todas e reduzem o risco de uma grande quantidade de preocupações com a saúde.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos no combate ao cancro

Os cogumelos têm capacidades medicinais surpreendentes no combate a problemas de saúde como o colesterol ou o desenvolvimento de um tumor, de acordo com um estudo apresentado no III Congresso Micológico Transmontano, em Mogadouro (Bragança) em Novembro de 2001.
Mais recentemente, uma equipa de cientistas britânicos anunciou também que certas espécies de cogumelos exóticos podem conter substâncias químicas que ajudariam no desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Chá: propriedades e benefícios

Os chás tradicionais, principalmente o preto, além de polifenóis contêm betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6 (essencial para o metabolismo das proteínas), C e ácido fólico, importante para a divisão celular. São ainda ricos em magnésio e potássio. O primeiro é importante para os ossos. O segundo é vital para os batimentos cardíacos, os músculos e os nervos.
Uma das substâncias do chá verde é a teofilina, que ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos. O chá verde previne ainda a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e regenerar a pele.
Vários estudos apontam que a ingestão de chá é responsável pela redução do risco de doenças coronárias, diminuição dos níveis de colesterol, preservação da densidade óssea, prevenção de alguns tipos de cancro, diminuição da fadiga, redução do peso, diminuição do risco de cárie dentária, protecção do organismo e facilidade de digestão.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Escolher alimentos ao longo do dia

Para uma boa saúde há que descobrir como abastecer o corpo com todos os nutrientes necessários ao longo do dia. De acordo com as características dos vários alimentos, e tendo em conta o seu conteúdo em nutrientes e as necessidades que temos de cada um, as dicas que se seguem oferecem-te orientações quanto à quantidade e tipo de alimentos.
Tem em atenção que o número de porções varia com as necessidades específicas de cada pessoa e que deves procurar variar o mais possível dentro dos vários grupos de alimentos. É muito importante variar, para evitar a monotonia alimentar, muito prejudicial ao organismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Nutrientes essenciais

Uma dieta vegetariana, através de uma alimentação variada e equilibrada, promove uma quantidade ampla de todos os nutrientes, seja para um adulto, para uma mulher grávida ou mesmo para uma criança. O corpo humano não tem necessidade de carne ou leite animal e não há nenhum nutriente indispensável para uma boa saúde nesses alimentos, que não se possa obter nas plantas. São seis os nutrientes essenciais: hidratos de carbono, lípidos, proteínas, água, vitaminas e minerais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação pode reduzir criminalidade

A propensão para o crime pode estar relacionada com o tipo de alimentação ingerida. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, sugere que existe uma ligação directa entre alimentação e criminalidade.
Os investigadores ingleses chegaram a esta conclusão depois de observarem mudanças no comportamento de jovens reclusos após se ter efectuado uma mudança na alimentação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Nozes protegem coração

Comer uma pequena dose de nozes duas ou mais vezes por semana pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais, concluíram os autores de um novo estudo, divulgado por investigadores do Brigham and Women Hospital, da cidade norte-americana de Boston.
Outros estudos também indicam que a inclusão de nozes na dieta tem um efeito redutor do colesterol sanguíneo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Fruta mantém pulmões saudáveis

Segundo os resultados de uma investigação britânica, as frutas ricas em vitamina C e magnésio podem afastar as doenças pulmonares.
Os investigadores confirmaram que os voluntários que consumiam, pelo menos, duas frutas por dia apresentavam menos problemas respiratórios.
Pela primeira vez, o estudo também sugeriu que as pessoas que ingerem altas doses de vitamina C demonstram um menor declínio das funções pulmonares a longo do tempo.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais amigos do coração

A tensão arterial alta, ou hipertensão, é uma doença crónica que afecta milhares de pessoas. Se não for controlada pode aumentar o risco de efarte do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal e outros problemas graves. Alguns factores de risco para hipertensão arterial são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e o alto nível de stress.
Estudos recentes revelaram que o consumo diário de aveia integral pode reduzir a tensão arterial. No caso de pacientes hipertensos, que estejam a ser medicados para esta redução, o consumo de aveia integral pode ajudar a diminuir as doses dos medicamentos tomados.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Manipulação alimentar

Os avanços no campo da bioquímica e da engenharia genética trouxeram profundas alterações na forma como o Homem passou a encarar a natureza. As recentes técnicas de selecção e manipulação de genes têm vindo a ser aplicadas em diversas áreas e a agricultura não é excepção.
O objectivo do processo de mutação genética é chegar a um organismo cujas características sejam aquelas que mais interessem ao produtor. De acordo com a definição adoptada na UE, um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) é “um organismo cujo material genético tenha sido modificado de uma forma que não ocorre por comportamentos e/ou recombinação natural”.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais – qualidades nutritivas

Os cereais possuem propriedades nutritivas (oligoelementos, vitaminas, sais minerais e enzimas), energéticas e fortificantes que se manifestam plenamente quando consumidos integrais. Devido a estas características, são essenciais ao crescimento e a estados específicos como a gravidez, a convalescença ou a fadiga. Na verdade, os cereais contêm todos os elementos necessários para compensar as energias despendidas pelo organismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O abacate

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.
É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, e pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Levedura de Cerveja

A levedura de cerveja é um condimento e suplemento dietético, rico em vitaminas do complexo B. É também uma excelente fonte de proteínas, de vitaminas, de minerais e de aminoácidos essenciais. Apresenta ainda um importante teor de ferro orgânico.
Existem diversas marcas de levedura em pó ou em flocos, mas nem todas são fontes confiáveis de vitamina B12 para veganos (no mercado norte americano existe o Red Star T-6635+, que é uma fonte confiável).
É também um suplemento alimentar benéfico para várias patologias.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Fontes de ferro

O ferro pode ser encontrado em diversas folhas verde-escuro (como agrião, dente-de-leão, folhas de beterraba, de batata-doce, de mandioca, espinafre, agrião, salsa), grãos integrais (especialmente o trigo), amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (como damascos, passas, ameixas), brócolos, ervilhas, feijões, certas sementes (como gergelim e girassol), melaço, algas marinhas, figo, tofu, ananás, alcachofra, aveia, banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara, morango, cereja, uvas, amora, vagens, avelã, kiwi, lentilha, levedura de cerveja, pêssego, pinhão, pera, maçã, ameixa, rabanete, etc.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ferro nas dietas vegetarianas

O ferro da dieta existe como hémico e não hémico: o primeiro encontra-se nos produtos animais como o fígado de vaca e de porco, carne, aves, peixe, marisco e ovos; o ferro não hémico encontra-se nos legumes de folha verde, damascos, ervilhas, feijões, frutos secos e cereais enriquecidos.
Existem factores nutricionais que diminuem a absorção de ferro, ou seja, alguns alimentos e bebidas bloqueiam a absorção do ferro não heme, quando são consumidos nas mesmas refeições.
Alguns estudos mostram também que a anemia devido a carência de ferro não é maior em vegetarianos do que no resto da população.


Ler printer     E-mail   Facebook F



O papel do ferro

O ferro produz hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue), a mioglobina (pigmentos vermelhos dos músculos) e certas enzimas. Apenas 8% do ferro recebido pelo organismo é absorvido pela corrente sanguínea. Este minério ajuda no crescimento, previne a fadiga e a anemia e defende o organismo contra outras doenças.
A deficiência em ferro inclui sintomas de fadiga, sistema imunológico debilitado e redução da capacidade de concentração. Actualmente suspeita-se que o seu excesso esteja associado a um maior risco para desenvolver enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Razões de saúde para uma dieta diferente

Nos últimos anos, extensivos estudos médicos têm provado que os Ocidentais seguem uma dieta com quantidade excessiva de açúcares, proteínas, gorduras saturadas, colesterol, pesticidas e com poucas fibras. Este tipo de dieta está a originar elevados custos médicos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Lacticínios e a saúde

A ideia ainda prevalecente é que o leite de vaca é essencial para se manter uma saúde de ferro. Mas estudos põem em causa esta ideia que vinha sendo considerada um dado adquirido. O leite não só não é benéfico como pode pôr em risco a saúde do consumidor. Os números demonstram uma relação directa entre o consumo de leite de vaca e a sua influência na absorção de cálcio, nos índices de osteoporose e de outras doenças.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Obesidade

A obesidade afecta já cerca de metade da população portuguesa. Os comportamentos de risco e o número de obesos estão a aumentar em Portugal, assim como o número de jovens que sofrem desta patalogia. O excesso de gordura corporal aumenta os riscos para tensão arterial elevada, doenças do coração, enfarte, diabetes, alguns tipos de cancro e outras doenças.
O índice de obesidade entre a população americana é de 18%. Entre os vegetarianos é de 6%, e nos veganos é de apenas 2%. Na realidade verifica-se que o peso médio dos veganos (adultos), comparando com os omnívoros, é inferior em 5 a 10 kg.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Agricultura biológica

Os alimentos orgânicos ou biológicos são cultivados sem o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas ou fungicidas.
A agricultura biológica, de um modo geral, respeita o ambiente no seu todo. Os eco-produtos são potenciadores de uma vida mais saudável pelas suas qualidades nutricionais e isenção de resíduos tóxicos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dieta vegetariana é mais saudável

Muitas são as pessoas que actualmente estão a mudar para uma dieta vegetariana. Quer porque sentem necessidade de baixar os níveis de colesterol, porque gostavam de encontrar o peso ideal ou simplesmente se peocupam com os animais.
Mas até que ponto é esta mudança segura? Sem carne, ou mesmo lacticínios, na sua dieta, será que lhes faltam alguns nutrientes importantes? Provavelmente não, dizem os nutricionistas. Desde que tenham o cuidado de ingerir uma variedade de comidas podem ser geralmente mais saudáveis do que os que seguem dietas tradicionais no ocidente.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Lacticínios e cálcio

Desenvolveu-se, pode escrever-se, um mito acerca da importância do cálcio e do consumo do leite de vaca. E no entanto as pesquisas vão no sentido de definir o leite como longe de ser o "alimento mais perfeito da natureza", pelo menos para o homem.
Quanto ao cálcio em particular, apenas absorvemos uma pequena parte do que se encontra no leite de vaca.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Consumo de carne aumenta risco de cancro

Segundo indicam investigações recentes, as pessoas que seguem uma dieta rica em carne têm um risco acrescido de virem a sofrer doenças cancerígenas. O relatório indica diversos estudos que responsabilizam directamente o consumo de carne, em especial a "vermelha", com certos tipos de cancro, principalmente o do cólon.

Ler printer     E-mail   Facebook F