Sobre direitos dos animais, exploração animal, etc.
Artigos (17)
.jpg)
.jpg)
Os animais precisam imenso de amigos humanos - Entrevista a Herma Caelen
Herma Caelen é ativista há mais de uma década. Entre muitas outras funções foi Secretária Geral Honorária da União Vegetariana Europeia (EVU), foi precursora da lista de discussão eletrónica animal_net e, mais tarde, da European Vegetarian Animal and News Alliance (EVANA). Organizou várias campanhas internacionais e tem sido uma grande apoiante da Semana Vegetariana Internacional desde a sua implementação.
O Centro Vegetariano (CV) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA) quiseram saber um pouco mais sobre o trabalho de Herma.
Ler





Entrevista a Leonardo Bezerra
Leonardo Bezerra, de São Paulo, Brasil, é um ativista pelos direitos dos animais de longa data. Atualmente mantém o Jornal Defesa dos Animais (JDA) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA), ambos online. O Centro Vegetariano e a EVANA foram ao seu encontro para saber mais sobre ambos os projetos.
Ler





Os animais não vêem fronteiras
Há pessoas que não compreendem por que razão alguém de um país ajudaria animais noutro país. É simples: os animais não vêem fronteiras. Podem ir facilmente de Espanha para Portugal ou vice-versa sem fazer ideia que atravessaram a fronteira. Nos E.U.A. os animais podem vir do México e entrar nos E.U.A. sem, mais uma vez, terem ideia de que atravessaram a fronteira. Os animais simplesmente vêem mais terra talvez com uma cerca ou um rio.
Ler





Natal solidário com os animais
Para além do consumismo que há já algumas décadas caracteriza o Natal, há formas de presentear os nossos familiares e amigos (nesta e noutras épocas) muito mais solidárias e necessárias do que ofertas muitas vezes supérfluas, poluentes e que, indirectamente apoiam os grandes grupos económicos em detrimento dos pequenos e necessitados produtores.
Por isso, compilámos para ti uma lista de entidades às quais podes comprar (e doar!) vários artigos muitas vezes únicos, artesanais, elaborados em materiais ecológicos e que podem ajudar principalmente os animais. A par da compra de artigos, também há a possibilidade de oferecer o apadrinhamento e, claro, adopção responsável de vários animais.
Ler



10 Dezembro - Dia Internacional dos Direitos dos Animais
10 de Dezembro é o dia Internacional dos Direitos dos Animais e este ano tem lugar pela 10ª vez, chamando a atenção da opinião pública para a importância de uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.Ler



A todas as mães
Independentemente da raça ou da espécie, uma coisa é certa: mãe só há uma. Tal como para os humanos, não existe nada mais forte no mundo animal do que a relação entre mãe e filho. As crias dependem das suas mães para sobreviver e, de um modo geral, são elas que as preparam para a vida adulta. As mães são muito carinhosas, podendo ser também, por vezes, agressivas com todos os que querem fazer mal aos seus filhos. Estes são a sua principal prioridade e razão de viver.Ler



Animais têm emoções, revelam estudos
Um estudo recente realizado na Universidade de Bristol mostra que as vacas têm uma forte vida sentimental que inclui emoções como a amizade, o rancor ou a frustração.Ler



Posição dos partidos sobre a protecção animal
A Associação ANIMAL (Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal - http://www.animal.org.pt ) decidiu este ano, pela primeira vez, fazer uma campanha junto dos partidos políticos, aproveitando o cenário das eleições legislativas, com o objectivo de levar o tema da protecção dos animais a ser considerado nas propostas políticas eleitorais.Além de solicitar reuniões com os partidos políticos, a que só o PS respondeu positivamente, a ANIMAL sugeriu aos amigos dos animais que enviassem aos partidos uma mensagem (ver a mensagem no final do artigo), na qual se propunham algumas medidas para melhorar a protecção legislativa aos animais em Portugal.
O lema desta campanha desenvolvida pela ANIMAL foi "se os animais não votam, votamos nós pelos animais".
Ler



Dia Mundial do Animal
O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.
Ler



O “Nemo” está a desaparecer
Nemo é um pequeno peixe-palhaço que vive junto da Grande Barreira de Coral do Pacífico. Um dia, é capturado por uns mergulhadores e levado para um aquário do consultório de um dentista. O pai de Nemo, decide ir à sua procura. Entretanto, o pequeno peixe-palhaço faz os possíveis por fugir do aquário...No grande écran, é assim que se desenrola a história do famoso peixe que nos faz rir e ao mesmo tempo nos enternece com as suas aventuras. Mas fora da ficção a história de Nemo é bem diferente, pois a sua espécie está a ser ameaçada.
Ler



Organizações de abrigo e de promoção ao bem estar animal
Os animais são hoje em dia extremamente abusados e negligenciados pelos humanos. Quer seja em matadouros, laboratórios, na caça, nas touradas, nos canis, etc., os animais continuam ano após ano a sofrer penas das quais são inocentes. Para combater esta situação existem actualmente inúmeras instituições de apoio e abrigo a animais desprotegidos e maltratados. Algumas inspeccionam as condições sanitárias e de transporte de animais para consumo, outras apostam na manutenção dos animais abandonados em canis e gatis onde posteriormente poderão ser adoptados, sem nunca recorrer ao abate (frequentemente levado a cabo por canis/gatis municipais).
Ler



Sítios sobre vegetarianismo e defesa animal
Apresenta-se aqui uma lista das principais páginas Web de associações, grupos ou instituições, nacionais e internacionais, que promovem a alimentação vegetariana como forma de melhorar o bem-estar animal.
Ler



Pelo menos 1 281 vidas salvas
Acabei de calcular que vivi durante 22 360 dias (61 anos e um quarto). Cerca de 9 550 destes dias comia carne.Ler



Declaração Universal dos Direitos dos Animais
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi apresentada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978. No entanto, a mesma nunca foi aprovada e não tem qualquer valor legal nem oficial, é apenas uma declaração de princípios.
PREÂMBULO
- Considerando que todo o animal possui direitos;
- Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
- Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
- Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
- Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
- Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais;
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:
Ler



Repelindo visitantes indesejados
Em geral não é difícil afastar insectos e parasitas de forma eficaz e não agressiva. Basta apenas utilizar produtos que nós gostamos mas eles não.
Ler



A Indústria de peles
A indústria das peles sacrifica milhares de animais todos os anos. Cada casaco de pele representa a morte de vários animais, sejam estes capturados no seu habitat natural ou criados em cativeiro. Nem mesmo as espécies protegidas ou os animais de estimação estão a salvo desta indústria que move milhões.As peles de animais são utilizadas principalmente na fabricação de vestuário (sobretudo casacos), calçado, estofos e marroquinaria.
Ler



Transporte de animais
Todos os anos milhões de ovelhas, porcos e bovinos, são transportados através da Europa. Frequentemente em viagens extremamente longas e em condições desumanas.Estas viagens, além da tortura que representam para os animais, propagam doenças.
Ler


