Categoria: Defesa Animal
Sobre direitos dos animais, exploração animal, etc.

Artigos (17)



Herma Caelen Herma Caelen

Os animais precisam imenso de amigos humanos - Entrevista a Herma Caelen

Herma Caelen é ativista há mais de uma década. Entre muitas outras funções foi Secretária Geral Honorária da União Vegetariana Europeia (EVU), foi precursora da lista de discussão eletrónica animal_net e, mais tarde, da European Vegetarian Animal and News Alliance (EVANA). Organizou várias campanhas internacionais e tem sido uma grande apoiante da Semana Vegetariana Internacional desde a sua implementação.

O Centro Vegetariano (CV) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA) quiseram saber um pouco mais sobre o trabalho de Herma.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais

Entrevista a Leonardo Bezerra

Leonardo Bezerra, de São Paulo, Brasil, é um ativista pelos direitos dos animais de longa data. Atualmente mantém o Jornal Defesa dos Animais (JDA) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA), ambos online. O Centro Vegetariano e a EVANA foram ao seu encontro para saber mais sobre ambos os projetos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Os animais não vêem fronteiras

Há pessoas que não compreendem por que razão alguém de um país ajudaria animais noutro país. É simples: os animais não vêem fronteiras. Podem ir facilmente de Espanha para Portugal ou vice-versa sem fazer ideia que atravessaram a fronteira. Nos E.U.A. os animais podem vir do México e entrar nos E.U.A. sem, mais uma vez, terem ideia de que atravessaram a fronteira. Os animais simplesmente vêem mais terra talvez com uma cerca ou um rio.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Natal solidário com os animais

Para além do consumismo que há já algumas décadas caracteriza o Natal, há formas de presentear os nossos familiares e amigos (nesta e noutras épocas) muito mais solidárias e necessárias do que ofertas muitas vezes supérfluas, poluentes e que, indirectamente apoiam os grandes grupos económicos em detrimento dos pequenos e necessitados produtores.

Por isso, compilámos para ti uma lista de entidades às quais podes comprar (e doar!) vários artigos muitas vezes únicos, artesanais, elaborados em materiais ecológicos e que podem ajudar principalmente os animais. A par da compra de artigos, também há a possibilidade de oferecer o apadrinhamento e, claro, adopção responsável de vários animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



10 Dezembro - Dia Internacional dos Direitos dos Animais

10 de Dezembro é o dia Internacional dos Direitos dos Animais e este ano tem lugar pela 10ª vez, chamando a atenção da opinião pública para a importância de uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A todas as mães

Independentemente da raça ou da espécie, uma coisa é certa: mãe só há uma. Tal como para os humanos, não existe nada mais forte no mundo animal do que a relação entre mãe e filho. As crias dependem das suas mães para sobreviver e, de um modo geral, são elas que as preparam para a vida adulta. As mães são muito carinhosas, podendo ser também, por vezes, agressivas com todos os que querem fazer mal aos seus filhos. Estes são a sua principal prioridade e razão de viver.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Animais têm emoções, revelam estudos

Um estudo recente realizado na Universidade de Bristol mostra que as vacas têm uma forte vida sentimental que inclui emoções como a amizade, o rancor ou a frustração.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Posição dos partidos sobre a protecção animal

A Associação ANIMAL (Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal - http://www.animal.org.pt ) decidiu este ano, pela primeira vez, fazer uma campanha junto dos partidos políticos, aproveitando o cenário das eleições legislativas, com o objectivo de levar o tema da protecção dos animais a ser considerado nas propostas políticas eleitorais.
Além de solicitar reuniões com os partidos políticos, a que só o PS respondeu positivamente, a ANIMAL sugeriu aos amigos dos animais que enviassem aos partidos uma mensagem (ver a mensagem no final do artigo), na qual se propunham algumas medidas para melhorar a protecção legislativa aos animais em Portugal.
O lema desta campanha desenvolvida pela ANIMAL foi "se os animais não votam, votamos nós pelos animais".

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dia Mundial do Animal

O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O “Nemo” está a desaparecer

Nemo é um pequeno peixe-palhaço que vive junto da Grande Barreira de Coral do Pacífico. Um dia, é capturado por uns mergulhadores e levado para um aquário do consultório de um dentista. O pai de Nemo, decide ir à sua procura. Entretanto, o pequeno peixe-palhaço faz os possíveis por fugir do aquário...
No grande écran, é assim que se desenrola a história do famoso peixe que nos faz rir e ao mesmo tempo nos enternece com as suas aventuras. Mas fora da ficção a história de Nemo é bem diferente, pois a sua espécie está a ser ameaçada.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Organizações de abrigo e de promoção ao bem estar animal

Os animais são hoje em dia extremamente abusados e negligenciados pelos humanos. Quer seja em matadouros, laboratórios, na caça, nas touradas, nos canis, etc., os animais continuam ano após ano a sofrer penas das quais são inocentes. Para combater esta situação existem actualmente inúmeras instituições de apoio e abrigo a animais desprotegidos e maltratados. Algumas inspeccionam as condições sanitárias e de transporte de animais para consumo, outras apostam na manutenção dos animais abandonados em canis e gatis onde posteriormente poderão ser adoptados, sem nunca recorrer ao abate (frequentemente levado a cabo por canis/gatis municipais).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sítios sobre vegetarianismo e defesa animal

Apresenta-se aqui uma lista das principais páginas Web de associações, grupos ou instituições, nacionais e internacionais, que promovem a alimentação vegetariana como forma de melhorar o bem-estar animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Pelo menos 1 281 vidas salvas

Acabei de calcular que vivi durante 22 360 dias (61 anos e um quarto). Cerca de 9 550 destes dias comia carne.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi apresentada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978. No entanto, a mesma nunca foi aprovada e não tem qualquer valor legal nem oficial, é apenas uma declaração de princípios.

PREÂMBULO


- Considerando que todo o animal possui direitos;
- Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
- Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
- Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
- Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
- Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais;

PROCLAMA-SE O SEGUINTE:



Ler printer     E-mail   Facebook F



Repelindo visitantes indesejados

Em geral não é difícil afastar insectos e parasitas de forma eficaz e não agressiva. Basta apenas utilizar produtos que nós gostamos mas eles não.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A Indústria de peles

A indústria das peles sacrifica milhares de animais todos os anos. Cada casaco de pele representa a morte de vários animais, sejam estes capturados no seu habitat natural ou criados em cativeiro. Nem mesmo as espécies protegidas ou os animais de estimação estão a salvo desta indústria que move milhões.

As peles de animais são utilizadas principalmente na fabricação de vestuário (sobretudo casacos), calçado, estofos e marroquinaria.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Transporte de animais

Todos os anos milhões de ovelhas, porcos e bovinos, são transportados através da Europa. Frequentemente em viagens extremamente longas e em condições desumanas.
Estas viagens, além da tortura que representam para os animais, propagam doenças.

Ler printer     E-mail   Facebook F