Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais

Entrevista a Leonardo Bezerra

Leonardo Bezerra, de São Paulo, Brasil, é um ativista pelos direitos dos animais de longa data. Atualmente mantém o Jornal Defesa dos Animais (JDA) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA), ambos online. O Centro Vegetariano e a EVANA foram ao seu encontro para saber mais sobre ambos os projetos.


CR: O Leonardo começou o Jornal de Defesa dos Animais e a Rádio Defesa dos Animais há quanto tempo, e porquê?

LB: Iniciei o Jornal Defesa dos animais em fevereiro de 2008 e a Rádio Defesa dos Animais em 6 de março de 2011. O motivo foi um só, divulgar temas em defesa dos animais para incentivar as pessoas a um maior entendimento sobre os direitos dos animais e a importância de defendê-los, amá-los, prestar-lhes atenção e cuidados como vida que são, e não como objetos ou produtos.


CR: Quais são os principais objetivos do Jornal? 

LB:Os principais objetivos são no sentido de promover os direitos e a defesa dos animais em todos os âmbitos, sejam éticos e filosóficos ou de ordem prática, como os cuidados, resgate, doações, alimentação e saúde e tudo o mais que possa contribuir para despertar nas pessoas o amor aos animais. Assim, através de artigos, depoimentos, entrevistas, fotos e vídeos fazemos um trabalho nesse sentido.


CR: ... e da rádio?

LB: Os objetivos da rádio são os mesmos que os do jornal. Entretanto, há uma pequena diferença que é no sentido de trazer aos ouvintes, além dos temas em defesa dos animais, também as músicas mais lindas do mundo, no sentido de presentear os defensores com um brinde diário de informações e músicas belas, um pequeno refrigério, para quem vê diariamente tanta crueldade e indiferença. Assim, as músicas são no sentido de amenizar os temas que tratamos nos programas, que nem sempre são bons para os animais.


CR: Como é que tem sido a resposta do público? Tem alguma ideia do perfil dos seus leitores e ouvintes?

LB: O perfil dos leitores do jornal é o tradicional, pessoas que têm animais, protetores, defensores, ONGs, organizações, etc. Os da rádio segue no mesmo estilo, entretanto comporta também um outro tipo de público, que são as pessoas que gostam de rádio on-line, o pessoal ligado ao Spreaker, que gostam de tudo sobre rádio, independente dos temas que tratam. A Rádio Defesa dos Animais, de repente foi uma surpresa, pois é a primeira e única do mundo exclusiva para a divulgação dos temas da defesa e direitos dos animais. Entretanto, não tem recebido o reconhecimento que merece por parte dos brasileiros, o que nos deixa muito tristes. Quanto aos ouvintes ligados direto no Spreaker, a posição da rádio é sensacional, sempre entre as mais ouvidas em língua portuguesa. Se o idioma usado fosse o inglês, acredito que já estaria entre as primeiras do mundo.


CR: E ao nível dos seus colaboradores e parceiros, tem sido fácil motivar voluntários para colaborar?

LB: Tem sido dificílimo, ninguém quer nada com nada. Na hora de ajudar, ou participar de alguma maneira, até mesmo dando uma entrevista, não querem saber. Na verdade, contamos nos dedos os colaboradores. Tem a Brenda, que sempre se prontificou para participar na locução e recentemente surgiu o apoio da Dalva, que prontificou-se para responder nossa correspondência. No âmbito das reportagens temos os jornalistas Juliana Castro e Lucas Leite, da Agência Notícia Animal, que através de nosso intercâmbio, nos brindam com excelentes informações para os programas diários. Há também o apoio da Dra. Raquel Redaelli do Blog Felino. Conhecemos muitas pessoas que dizem amar os animais, mas ajudar a Rádio de alguma forma, nenhuma. A situação é tão triste, que nem para deixar um recadinho lá no livro de visitas, uma palavra de apoio, ou mesmo um olá, elas fazem. Ninguém imagina o trabalho que dá a produção e apresentação dos programas diários feitos tudo por uma única pessoa. Enquanto muitos estão vendo as novelas da Globo ou o Jornal Nacional, eu estou trabalhando na produção dos programas ou gravando e isto diariamente depois de um dia cansativo de trabalho que é na área do ensino.


CR: Sabemos que a RDA tem diversas parcerias, nacionais e internacionais.  Quais são os perfis dos parceiros, e o que é que os motiva?

LB: Os perfis são variados, ONGs, blogs, sites, até partidos políticos. Os motivos, muitos no sentido de apoio ao meu trabalho, divulgação de suas organizações, participação conjunta, etc. sendo que os primeiros foram o Centro Vegetariano de Portugal e a EVANA ORG. Há também algumas parcerias no âmbito exclusivo de rádio, como a nossa parceria com a seção de língua portuguesa da Rádio Voz da Rússia e também com a Rádio França Internacional, das quais usamos algumas matérias referentes aos animais e reproduzimos alguns de seus programas relativos ao meio ambiente e temas que tenham a ver com os animais.


CR: E ao nível de campanhas nacionais e internacionais, como a Semana Vegetariana Internacional ou o dia do Vegetarianismo, a RDA costuma aderir?
 
LB: Sim, participamos sempre dessas campanhas sendo que damos muito enfoque ao Dia Mundial dos Animais em 04 de outubro.


CR: Sobre o Brasil em geral, pode-se dizer que é um país amigo dos vegetarianos e dos animais? Sabe qual o número de vegetarianos no Brasil?

LB: Amigos dos animais sim, até certo ponto. As pessoas adoram os animais, mas desconhecem seus direitos e os cuidados necessários que deveriam ter com eles. Sobre vegetarianismo não tenho no momento os números atualizados, mas é um meio que cresce muito no Brasil pelo que observamos principalmente nas grandes cidades. Por outro lado, ainda existe bastante discriminação aos vegetarianos, o que é lamentável. Assim como também se gasta uma fortuna com a saúde pública com as doenças diretamente ligadas ao consumo da carne.


CR: Para os turistas estrangeiros que visitam o Brasil, é fácil comer refeições vegetarianas nos principais destinos turísticos? E no interior do Brasil?

LB: Não estou bem informado, mas acredito que nos pontos turísticos é fácil encontrar refeições neste sentido, mas no interior, acredito, que ainda prevalece de uma maneira bem forte a cultura da carne.


CR: Em termos de planos para o futuro - como é que o Leonardo vê o futuro do JDA e da RDA no curto e no longo prazo?

LB: Vai depender de dois fatores, dinheiro e tempo. Dinheiro para conseguir uma divulgação mais ampla, anunciando em meios pagos e de grande abrangência ou mesmo conseguindo um local para montar a sede da rádio. E tempo para fazer tudo isso. Acredito que tempo, em breve vou ter, agora quanto ao dinheiro ainda não estou muito certo.


CR: Para terminar, gostava de deixar alguma mensagem aos leitores?

LB: A mensagem para os brasileiros é um pouco triste. Desde que eu era ainda muito jovem, sempre fui um precursor, sempre fiz coisas que ninguém tinha feito antes, isto no âmbito do rádio. Mas desde aquele tempo percebi uma coisa, brasileiro não dá valor a brasileiro. Isto significa que qualquer coisa que vem de fora é sempre extremamente valorizada e apoiada, enquanto que as coisas que nascem aqui caem na indiferença ou são desprezadas. (É claro que há exceções, por exemplo, o Rio Grande do Sul é o estado que mais apoia a RDA.) Este é o caso do meu trabalho na RDA que é muito valorizada e apoiada por pessoas de vários países, inclusive muitos que não são de língua portuguesa enquanto que dos daqui não recebo nenhum apoio, o que é lamentável. Quanto aos ouvintes de Portugal há muito apoio. A cultura dos portugueses que entendem a causa animal é bastante forte, o problema é que o número dessas pessoas em Portugal parece ser ainda pequeno.

Uma outra mensagem é que apoiem e usem esse meio para divulgar seus próprios trabalhos. Todos estão convidados a mandar informações sobre suas ONGs, sites, blogs e tudo mais que trate da defesa dos animais. Teremos todo gosto em divulgar. Quem quiser dar entrevistas, é só entrar em contado.


Referências:
http://jornalanimais.blogspot.pt - Jornal Defesa dos Animais
http://www.radiodefesadosanimais.com - Rádio Defesa dos Animais

Entrevista de Cristina Rodrigues para o Centro Vegetariano e a EVANA.

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-592-Entrevista-a-Leonardo-Bezerra.html

Inserido em: 2012-12-16 Última actualização: 2012-12-16

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Entrevistas
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Defesa Animal