Categoria: Pessoas > Entrevistas
Entrevistas relacionadas com o vegetarianismo.

Artigos (22)



Filipe Ferro Calhau, filósofo português Filipe Ferro Calhau, filósofo português

Entrevista com Filipe Ferro Calhau, filósofo português

Filipe Ferro Calhau é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro da direcção da APAEF - Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, onde está disponível para dar formação em Individualogia.
É ainda investigador integrado no projeto “Perspetivas sobre a felicidade”, Contributos para Portugal no WHR (ONU) e foi conferencista na 5ª edição do Seminário de Estudos sobre a Felicidade, com o tema: "Ética a Nicómaco", realizado na Universidade Católica Portuguesa a 29 de maio de 2019. É também autor da obra “Ensaio sobre o Individualismo”, pela Chiado Editora, 2016, da obra “A Liberdade e os escravos”, pela Emporium Editora, 2018, (com uma resenha feita pelo doutor Jorge Humberto Dias, publicada numa Revista Internacional de Filosofia Aplicada, Haser) e das obras “Individualogia” (com prefácios do doutor Jorge Humberto Dias e do doutor Joaquim Parra Marujo), “Filosofia e felicidade”, “Poesia Individualista”, “Ontem morri” e “Filosofia aplicada à consciência e felicidade” pela Chiado Publishers, 2019 e 2020.
Publicou também a obra "Filosofia da ignorância", Mikelis, 2020. Tem um canal de filosofia no YouTube com quase 500 vídeos publicados. 



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ciclista Ilda Pereira Ciclista Ilda Pereira

Entrevista à atleta vegetariana Ilda Pereira

Ilda Pereira, Vice-Campeã Nacional de XCO em 2013, desde 1999 que segue uma alimentação vegetariana. Atualmente representa Portugal na Seleção Nacional de Ciclismo.

O Centro Vegetariano foi ao seu encontro, tentar saber mais sobre a sua opção alimentar e a carreira da ciclista.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Herma Caelen Herma Caelen

Os animais precisam imenso de amigos humanos - Entrevista a Herma Caelen

Herma Caelen é ativista há mais de uma década. Entre muitas outras funções foi Secretária Geral Honorária da União Vegetariana Europeia (EVU), foi precursora da lista de discussão eletrónica animal_net e, mais tarde, da European Vegetarian Animal and News Alliance (EVANA). Organizou várias campanhas internacionais e tem sido uma grande apoiante da Semana Vegetariana Internacional desde a sua implementação.

O Centro Vegetariano (CV) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA) quiseram saber um pouco mais sobre o trabalho de Herma.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais Leonardo Bezerra, da Rádio Defesa dos Animais

Entrevista a Leonardo Bezerra

Leonardo Bezerra, de São Paulo, Brasil, é um ativista pelos direitos dos animais de longa data. Atualmente mantém o Jornal Defesa dos Animais (JDA) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA), ambos online. O Centro Vegetariano e a EVANA foram ao seu encontro para saber mais sobre ambos os projetos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Pedro Videira

Pedro Videira, colaborador da associação ANIMAL, vegano e com dois cães vegetarianos, partilha connosco algumas das suas opiniões acerca do vegetarianismo e do seu trabalho com animais.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Romana Romana

Entrevista com Romana

Este ano, a cantora Romana aceitou o desafio de apadrinhar a 3ª Semana Vegetariana.
Por isso, o Centro Vegetariano foi ao seu encontro, para saber mais sobre esta famosa cantora e o seu interesse pelo vegetarianismo e um estilo de vida mais saudável e ético.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Márcia Almeida sobre crudivorismo

Márcia Almeida é crudívora desde 2007 e mantém o blog http://www.leitedaterra.blogspot.com, no qual disponibiliza informação sobre o crudivorismo, bem como inúmeras receitas. Márcia tem também promovido, um pouco por todo o país, workshops de culinária crudívora de forma a divulgar este tipo de alimentação.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro, para saber mais sobre a sua escolha.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Isabel Matos, mãe vegetariana

Isabel Matos é vegetariana e mãe de Alexandre Laia, de 5 anos (nasceu em Julho de 2003), e de mais duas adolescentes. É também adepta do parto natural (humanizado), da amamentação prolongada, da ecologia e do ensino doméstico, temas que destaca no seu blog A Escola é Bela http://escolabela.wordpress.com
O Centro Vegetariano entrevistou-a a propósito da sua experiência como mãe vegetariana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista à dietista Cláudia Maranhoto

Cláudia Maranhoto é vegetariana e dietista formada pela Escola Superior de Saúde de Lisboa desde 1997. Desde então exerce prática de consulta clínica.
Trabalhou na área hospitalar no Hospital dos Capuchos de Lisboa e, actualmente, dá consultas na área de Viseu, Carregal do Sal e Nelas.
Disponibiliza também serviços de consultadoria, elaboração de ementas para lares e creches, apoio a restaurantes, realiza workshops sobre nutrição, onde está incluído o vegetarianismo, e seminários de apoio às escolas sobre alimentação infantil.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro para saber a sua opinião sobre a alimentação vegetariana.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Francisco Matos, menino vegetariano Francisco Matos, menino vegetariano

Entrevista a Dalva Silva, mãe vegetariana

Dalva Silva é vegetariana e mãe de Francisco Silva Y de Matos, um menino de 6 anos (em Março 2008). Dalva era ovo-lacto-vegetariana quando engravidou e adoptou esse tipo de alimentação também para o seu filho.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Caroline Bergerot Caroline Bergerot

Excluir o leite de vaca vs Carência de cálcio

Caroline Bergerot é Nutricionista Clínica, autora de 23 livros sobre vegetarianismo e Directora de Saúde Nutricional da OSCIP Oca Brasil, onde desenvolve o Programa de Assistência Nutricional e Alimentar.
O Centro Vegetariano entrevistou esta nutricionista sobre o consumo de leite de vaca e a questão do cálcio na alimentação vegetariana.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista com Rita de Cássia Teixeira

Rita de Cássia Moreira de Almeida Teixeira é uma médica e investigadora brasileira, que desenvolveu recentemente um estudo sobre risco cardiovascular entre vegetarianos e omnívoros.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro, para saber mais sobre esse estudo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Caroline Bergerot Caroline Bergerot

A Alimentação Vegetariana e a Saúde do Intestino

Caroline Bergerot é Nutricionista Clínica, autora de 23 livros sobre vegetarianismo e Directora de Saúde Nutricional da OSCIP Oca Brasil, onde desenvolve o Programa de Assistência Nutricional e Alimentar.
O Centro Vegetariano entrevistou-a a propósito do seu último livro “Câncer” e da relação entre a alimentação e o cancro colorrectal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Conversa com António Cardoso, da SPN

António Cardoso, nascido a 2 de Dezembro de 1929, é vegetariano há mais de 60 anos e é sócio da SPN - Sociedade Portuguesa de Naturalogia - desde os 17 anos. Ao longo destes anos, tem dedicado muito da sua vida e tempo à SPN, à divulgação das suas actividades (participante em quase todas, especialmente nos Passeios Pedestres). É há muitos anos o responsável pela organização das Conferências quinzenais onde podemos ter o privilégio de ouvir oradores interessantes debatendo temas igualmente interessantes, relacionados com o Vegetarianismo, o Naturismo e não só: os temas das conferências são, de facto, alargados a todas as tradições e ideologias ou práticas que visem a saúde e o bem estar geral do ser humano. Ao longo de todos estes anos de dedicação, ocupou igualmente cargos na Direcção, foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral até há cerca de um ano, a partir de então tendo assumido o cargo de Vice-Presidente da actual Direcção.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro para conhecer um pouco da história da SPN e do vegetarianismo em Portugal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



André Dinis, criança vegetariana. André Dinis, criança vegetariana.

Entrevista a Sónia Cruz, mãe vegetariana

Sónia Cruz é vegetariana e mãe de André Dinis, um menino com 1 ano e 11 meses de idade (em Junho de 2007). Sónia era ovo-lacto-vegetariano quando engravidou e adoptou esse tipo de alimentação também para o seu filho.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Maria Daines conversa com o Centro Vegetariano

Vegetariana e activista pelos direitos dos animais, a conceituada artista britânica Maria Daines dispôs-se a conversar com o Centro Vegetariano a propósito do projecto Music United For Animals e do vegetarianismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Grãos de soja Grãos de soja

Opinião de uma nutricionista sobre a soja

Por ser um alimento em grande expansão, o Centro Vegetariano foi saber o que pensa a nutricionista Caroline Bergerot sobre a soja e derivados. Eis a sua opinião.

1. A soja é um alimento completo?
Nenhum alimento pode ser considerado completo. Existem alimentos ricos em determinados nutrientes que, junto a outros, fazem uma refeição, ou dieta, ser considerada completa, ou equilibrada nutricionalmente.
A soja é uma leguminosa comprovadamente rica, como tantos outros vegetais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Foto de Luís Guerreiro, busto Foto de Luís Guerreiro, busto

Entrevista ao crudívoro Luís Guerreiro

Luís Guerreiro é algarvio e crudívoro desde 2003. Criou e mantém o sítio http://alimentacaoviva.blogspot.com , no qual disponibiliza informação sobre o crudivorismo, bem como inúmeras receitas. Luís considera que a alimentação crua foi uma maravilhosa descoberta que em muito mudou a sua vida para melhor. Uma saúde plena, imensa vitalidade e alegria, e a perda de peso em excesso, foram alguns dos vários resultados que obteve pela adopção desta alimentação e filosofia de vida.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro, para saber mais sobre a sua escolha.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Foto: Paulo Maluhy Foto: Paulo Maluhy

Entrevista a Caroline Bergerot

Caroline Bergerot é paulista, escritora e autora de 23 livros pela Editora Cultrix (distribuídos em Portugal pela Dinalivro). Formada em Nutrição e especializada em Nutrição Clínica, direcciona os seus estudos para a oncologia – o seu livro mais recente aborda o tema. É vegetariana há 18 anos e faz parte do corpo técnico da ONG sócio-ambiental Oca Brasil.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista ao actor André Maia

André Maia é um conhecido actor de todos nós. Neste momento, está a participar na peça "Não Passa Nada", um espectáculo para "seres humanos com mais de 12 anos" sobre a prevenção do HIV e que estará a rodar pelas estradas e salas deste país, e deste mundo, nos próximos cinco anos. Embora consuma ocasionalmente aves ou peixe, em determinados jantares de amigos, André Maia optou por uma vida mais saudável e consciente. O centrovegetariano.org foi ao seu encontro, para saber mais sobre a sua escolha.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Lara, menina vegana. Lara, menina vegana.

Entrevista a Irene Franco, mãe de uma criança vegana

Irene Franco é vegana e mãe de Lara Franco Neves, uma menina com 2 anos e 10 meses de idade (em Dezembro de 2005). Irene era ovo-lacto-vegetariano quando engravidou de Lara e manteve esse regime durante os primeiros meses de vida da filha. Ao descobrir a origem dos ovos e do leite tornou-se vegana, juntamente com o seu marido, e adoptou o mesmo regime alimentar para a sua filha.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Suzana Martins, mãe vegana

Suzana Martins, 30 anos, é vegana e mãe de Noé, rapaz com 16 meses de idade em Junho de 2002.

Ler printer     E-mail   Facebook F