Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha
Artigos com a participação de Ana Rocha.

Artigos (8)



Maria Daines conversa com o Centro Vegetariano

Vegetariana e activista pelos direitos dos animais, a conceituada artista britânica Maria Daines dispôs-se a conversar com o Centro Vegetariano a propósito do projecto Music United For Animals e do vegetarianismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Pastinacas

A pastinaca (também conhecida por cherivia ou cherovia) é uma raiz, parente da cenoura. Aliás, no aspecto são bastante semelhantes à cenoura; porém têm uma coloração mais pálida e um cheiro e sabor muito mais intenso – semelhante ao das nozes. Tal como as cenouras, as pastinacas são naturais da Eurasia e fazem parte da alimentação humana desde tempos antigos – sabemos que os gregos e os romanos já as incluiam na sua dieta. Até à introdução da batata, trazida do Novo Mundo, eram as pastinacas que ocupavam o seu lugar nos mais diversos pratos e receitas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



As Castanhas

Os castanheiros são nativos das regiões de temperatura amena do hemisfério norte do globo terrestre. Duram até aos 500 anos, e apenas dão fruto regularmente e em grande quantidade quando atingem os 20 anos. Estas árvores dão-se bem em terrenos ácidos, como os formados por granito e xisto, e não se desenvolvem bem em solo alcalino. As castanhas estão contidas num ouriço espinhoso, com cerca de 5 a 11 cm de diâmetro, que contém entre uma a sete castanhas.
As castanhas têm uma relevância inquestionável na gastronomia Europeia, particularmente, nos países do sul, (onde se inclui Portugal, claro); na Ásia, e também na zona este da América do Norte.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Preparação do Kombucha

O Kombucha é uma bebida extremamente vitalizante, feita a partir de um fungo, chá verde ou preto, e açúcar. Viajou desde o Oriente até ao mundo ocidental, onde as suas propriedades benéficas têm sido cada vez mais apreciadas e reconhecidas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



kombucha kombucha

Kombucha: um bálsamo do Oriente

A bebida de Kombucha é preparada desde eras remotas e, é passada de família em família, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ela possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração - se não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido desde a sua descoberta, no reino da China há mais de 2000 anos, até hoje.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefiraride: Um importante derivado do Kefir

Ao coar o kefir, verifica-se a formação de um líquido amarelado que fica, acima ou abaixo do kefir, e que muitos chamam de "soro". Na realidade este líquido é o Kefiraride, muito rico em kefiran - gel solúvel polissacarídeo presente nos grãos de kefir, composto por dois monossacarídeos, a glucose e a galactose, em proporções idênticas; é sintetizado pelas espécies de lactobacilos homofermentativos, incluindo Lb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri – e que por isso, possui um papel importante na promoção da saúde.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A preparação do kefir

O kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefir: o elixir da vida

O Kefir (“Kephir” ou “Kefyr” - pronuncia-se “kef ir”) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como "grãos de kefir".
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como “bom sentimento” ou “sentir-se bem”. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya.
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.



Ler printer     E-mail   Facebook F