Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Daniel Souza

Artigos com a participação de Daniel Souza.

Artigos (5)



A engrenagem

Instituto Nina Rosa, Brasil, 2012, 17 min.

Faz reciclagem? Utiliza alternativas aos sacos de plástico? Parabéns, está num bom caminho para salvar o ambiente, mas será o suficiente?

O Instituto Nina Rosa lançou um filme que elucida sobre o impacto ambiental das suas escolhas enquanto consumidor. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pelo planeta Terra, é necessário despertar consciências e evitar o consumo de produtos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Milho Milho

A utilização do milho

Em 2007 produziram-se mais de 52 milhões de toneladas quilos (FAO) de milho apenas no Brasil, mas apenas 5% do milho é utilizado directamente na alimentação. Então por onde andam os outros 95%?
O milho tornou-se num alimento padrão dos preparados industriais, devido ao seu baixo custo de produção, e aos elevados subsídios governamentais para o produzir. A sua utilização na indústria alimentar é muito variada e frequente, surgindo na maioria dos produtos sobre diferentes designações, pois as substâncias que se descrevem de seguida são isoladas do milho:



Ler printer     E-mail   Facebook F



O vegetarianismo no ambiente

O impacto da produção da carne no ambiente é colossal face à produção de vegetais. Em 1997 quando nos EUA, existiam pouco mais de 265 milhões de pessoas (1), no relatório (2) publicado nesse ano pela Universidade de Cornell, afirmava que os EUA podiam alimentar 800 milhões de pessoas com o grão que era dado ao gado. No mesmo relatório afirma-se também que são necessários oito vezes mais combustíveis fósseis para produzir proteína animal do que proteína vegetal e que a primeira é apenas 1,4 vezes mais nutritiva do que a segunda.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vídeos sobre vegetarianismo

As imagens, são uma das ferramentas mais poderosas de passar mensagens pois uma imagem vale mais que mil palavras. Muitos filmes, sobre as diferentes facetas do vegetarianismo, estão disponíveis em muitos sítios na Internet. Alguns provocam repugnância, outros chocam e ainda existem os filmes mais suaves, que explicam de uma forma mais educativa a realidade da alimentação. Dos 2 aos 90 minutos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ética move vegetarianos

Resultados de Inquérito sobre Hábitos Alimentares

Durante os meses de Fevereiro e Março de 2009 foi feito um inquérito on-line no site do Centro Vegetariano (CV) que pretendeu saber mais sobre o público português interessado na alimentação vegetariana.

Sobre os hábitos alimentares das pessoas que responderam ao inquérito é de salientar que cerca de 38% nunca consome carne e peixe, 27% fazem-no de forma ocasional e os restantes 35% fazem-no sempre ou com frequência.



Ler printer     E-mail   Facebook F