Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Maranhoto

Artigos de autoria da dietista Cláudia Maranhoto.

Artigos (12)



Batata-doce Batata-doce

Batata-Doce - Um Superalimento

A batata-doce é uma raiz e não um tubérculo, como se poderá supor. Existem centenas de variedades, o que faz variar a sua coloração (desde o amarelo, laranja, até roxo) e também o seu conteúdo nutricional.

É na Ásia, essencialmente na China, que acontece a maior produção de batata-doce. Em Portugal também existe produção, concentrada mais ao sul, na costa vicentina e no Algarve. A batata-doce de Aljezur é muito afamada pelo seu sabor especial, com certificação comunitária de Indicação Geográfica Protegida (IGP).



Ler printer     E-mail   Facebook F



barriga de grávida barriga de grávida

Grávidas vegetarianas – que cuidados?

O desejo de qualquer mãe é gerar um bebé saudável, lindo e inteligente. A gravidez é uma etapa fundamental no desenvolvimento do bebé, e uma alimentação adequada vai influenciar de forma muito positiva a saúde da criança durante todo o seu crescimento, bem como a sua vida adulta. Não existe fase mais importante para que a sua saúde seja a melhor possível, do que o momento em que gera uma nova vida. O que come durante a gravidez terá um profundo efeito no seu filho, por isso, faça as melhores escolhas que conseguir. Mesmo que sinta que faz uma alimentação equilibrada antes de engravidar, não pode considerar seguro não rever o seu plano alimentar e garantir que serve todas as exigências desta nova fase e durante os próximos nove meses.



Ler printer     E-mail   Facebook F



feijões de soja feijões de soja

A controvérsia da soja – bom ou mau alimento?

A soja ganhou status de alimento funcional pela presença de fitoquímicos, sendo-lhe atribuídas diversas funções benéficas à saúde. Este processo iniciou-se há cerca de 20 anos, com a divulgação de diversos estudos que referiam a soja como um aliado da mulher contra os sintomas incómodos da menopausa. Mas os benefícios associados ao consumo de soja não ficaram por aí, diversas autoridades médicas, governos, indústrias promoveram a soja como alimento saudável capaz de ter efeito protetor contra o cancro, na regulação da hipertensão, na saúde óssea da mulher, redução do colesterol, entre outros benefícios. 



Ler printer     E-mail   Facebook F



Bebé a comer esparguete integral e tofu Bebé a comer esparguete integral e tofu

A Criança Vegetariana

Todas as crianças iniciam a sua vida como vegetarianas, uma vez que a carne só será introduzida após os 6 meses, sendo a sua alimentação feita exclusivamente de leite materno ou fórmulas adaptadas (quando a amamentação não é possível), até cerca dos 4 a 6 meses.

No entanto quando se inicia a diversificação alimentar, muitos pais, que desejam que os seus filhos mantenham, à sua semelhança, uma alimentação vegetariana ou vegana, começam a sentir as dificuldades. Por um lado, a pressão social, por parte da família, amigos, e até da própria classe médica, que pode não apoiar a escolha. Por outro lado, e muito mais importante, a adequação nutricional nesta fase da vida traz dúvidas aos pais, que entendem a responsabilidade de garantir um crescimento e desenvolvimento adequados ao seu bebé.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Agropecuária, um fardo para natureza e saúde humana

Não existe outra criatura à face da Terra que utilize, em seu favor, os fenómenos naturais de forma tão eficiente como o Homem. Desde os primórdios dos tempos, que o ser humano tenta desenvolver técnicas cada vez mais eficazes com o objetivo de facilitar a sua vida quotidiana. Começando pela descoberta do fogo ou a invenção da roda, passando pela invenção da imprensa e da máquina a vapor (Revolução Industrial) o homem desde cedo tenta superar-se buscando e rebuscando ferramentas que o auxiliem na conquista do seu bem-estar. Ainda que inicialmente essa busca seja movida pelo objetivo primário de melhorar e facilitar a vida da humanidade, esta não deixa de ser, em última instância, uma busca por domínio, por poder, sobre o seu semelhante e sobre o mundo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A importância do Iodo

O Iodo é um mineral essencial para o homem e outros animais. Ele é imprescindível para o correto funcionamento da glândula tiróide, que por sua vez sintetiza as hormonas tiroideias tiroxina (T3) e triiodotironina (T4).
Estas hormonas têm diversas funções no nosso organismo e determinam variados mecanismos metabólicos. Elas atuam no crescimento físico e neurológico, no metabolismo basal e assim na manutenção da temperatura corporal, controlam todos os passos metabólicos da oxidação celular, interferindo no metabolismo dos lípidos, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de alguns minerais, com reflexos na reprodutividade. São em suma muito importantes para o funcionamento de diversos órgãos como o coração, o fígado, rins, ovários.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A questão dos ómegas!

Muito se tem especulado sobre os ómegas 3 e 6, e sobre a sua importância na saúde humana. Por consequência essa especulação envolve de forma mais ou menos polémica os vegetarianos.
Existem diversas afirmações que fazem crer que os vegetarianos não conseguem ingerir as quantidades necessárias destes compostos, uma vez que só consumindo peixe, supostamente as poderiam obter, comprometendo gravemente a sua saúde, especialmente a saúde cardíaca e mental.
Mas vamos perceber que não existe motivo para alarme, mais uma vez, este é um tema que requer conhecimento e responsabilidade na escolha alimentar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Faça da sua vida uma paleta cheia de cor

Acredito que a natureza é perfeita no seu todo, e apesar de não lhe mostrarmos da melhor forma o nosso agradecimento por tudo o que nos proporciona, ela continua a oferecer-nos os seus bens, que nem sempre sabemos aproveitar como deveríamos.
Para além dos muitos materiais que aproveitamos para construir casas, brinquedos, roupa, etc, ela coloca ao nosso dispor todo um conjunto de substâncias que têm a função de nos constituir, de promover e manter a nossa saúde, através dos alimentos. São os nutrientes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cianocobalamina – Vitamina B12

“É essencial que todos os vegetarianos tomem um suplemento, usem alimentos enriquecidos ou consumam lacticínios ou ovos para atingir a ingestão recomendada de vitamina B12”.
Esta é a posição de Associação Americana de Dietistas (ADA), e significa que, para que uma alimentação vegetariana possa ter os benefícios para a saúde já descritos e reconhecidos, a mesma deve ter em conta as necessidades nutricionais do ser humano e garantir que essas necessidades são supridas através de uma alimentação sem consumo de alimentos de origem animal. Ora isto requer conhecimento, sensatez e responsabilidade por parte dos vegetarianos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Outono

Aí está o Outono, época de recolher! Recolhem-se os cereais, as uvas, as castanhas…. É também a época em que nos apetece recolher, dias mais pequenos, mais frios, sabe bem o aconchego. E como em qualquer estação do ano, a boa mesa não falta. Nenhum sabor característico vai faltar nesta mesa de Outono.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Primavera

A Primavera é a estação do renascimento, renascem as folhas, as flores, o sol, as borboletas, os pássaros e nós mesmos nos sentimos a renascer. É o iniciar de um novo ciclo. E que bem que sabe!
E se assim é na natureza, é assim em todos os aspectos do nosso quotidiano, no qual se inclui a alimentação.
A mesa também fica mais colorida, e mais leve, que é como nos começamos a sentir.
Este menu, impõe-se ser um menu saboroso, nutricionalmente equilibrado e adequado à estação do ano. As escolhas foram efectuadas tendo em conta as frutas e legumes da época, tornando-se assim, mais fácil, acessível, mais rico nutricionalmente e mais económico.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Zinco – o metal essencial

Quando falamos de alimentação vegetariana, invariavelmente falamos da importância do zinco e da severidade das suas carências. Pelo facto das fontes melhor absorvíveis de zinco pertencerem ao grupo dos alimentos de origem animal, os vegetarianos devem dar-lhe, e à sua complexidade, a importância devida.
O zinco é um dos minerais mais importantes no desenvolvimento do corpo. Não se conhecem locais de armazenamento do zinco no organismo e desta forma é necessário que seja suprido regularmente na dieta alimentar.



Ler printer     E-mail   Facebook F