Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Sandra Almeida
Artigos com a participação de Sandra Almeida.

Artigos (8)



Filipendula ulmaria (Meadowsweet) – aspirina natural

A Ulmária é uma planta perene com caule erecto, encimado por flores branco-creme, e apresentando folhas alternas, grosseiramente dentadas, munidas de estipulas palmadas. Produz frutos, que são vesículas monospérmicas.
A espécie, relativamente vulgar em estado espontâneo, cresce ao longo dos cursos de água, junto das fontes e nos sítios húmidos, sendo usada como planta medicinal desde a Antiguidade.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Saúde Sexual: a Natureza pode ajudar

De uma coisa todos temos a certeza: a possibilidade de aumentar a potência sexual é algo irresistível!
Grandes fórmulas mágicas, ervas secretas, pílulas milagrosas, tudo o que se lança no mercado é gostosamente consumido, em busca da super existência do ser sexual.
Claro que muitas vezes o que funciona é o estímulo cerebral, a certeza de que “com aquilo” não vai haver problemas.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Quando o Ambiente é a saúde da Mulher

Apesar da vida moderna revelar uma mulher preparada para todas as situações, e aparecerem anúncios que fazem crer que as alterações menstruais são apenas algo que passa com a absorção de determinados medicamentos, a realidade é bem diferente.
Para muitas mulheres o seu ciclo menstrual é confuso e doloroso, tornando-as irritáveis e agressivas, e, infelizmente, para algumas pessoas algo ignorantes, tal situação torna-se motivo de chacota e alvo de piadas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Espirulina - O alimento mágico da Natureza

Há 3,6 biliões de anos que existe no nosso planeta uma alga, de cor azul-esverdeada, cujo nome, espirulina, advém do formato em espiral ao ser observada ao microscópio. A sua composição contém todos os aminoácidos essenciais, sendo rica em clorofila, beta-caroteno, e em GLA (ácidos gordos essenciais), os quais estimulam o crescimento dos seres vivos, mantendo a pele e o cabelo em óptimas condições.
Mas o seu interesse provém, essencialmente, da sua actuação como anti-inflamatório!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Remédios Florais de Bach

A Natureza é perita em demonstrar a sua supremacia nos tratamentos de doenças variadas, inclusive aquelas que nos surgem devido à intensificação dos modos de vida actuais.
Entre os finais do século 19 e princípios do século 20, o Dr. Edward Bach (1886-1936), um médico homeopata inglês, diplomado em saúde pública, acreditou no poder da mente sobre a manutenção de uma saúde perfeita, e mesmo na sua época de estudante de Medicina, era uma pessoa extremamente interessada nos próprios pacientes, e não apenas nas suas doenças.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos Chineses

Quem é cliente habitual dos restaurantes chineses, tem verificado a sua rápida expansão, e todos tivemos a experiência de ver, em filmes e séries estrangeiras, o hábito de consumo desta alimentação em casa, no escritório, ou noutros locais. Temos, agora, a oportunidade de comprovar o potencial deste negócio, o qual prolifera vertiginosamente como a comida italiana.
Mas se é fácil descobrirmos o que compõe a pizza ou os cannelones, a composição de um prato chinês torna-se uma tarefa detectivesca.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Agnocasto: para além da castidade

História do Agnus castus

Esta árvore é uma das mais antigas na aplicação das fito-medicinas.
Tal como o historiador grego Plínio, o Velho, Hipócrates, Teofrast e Dioscorides, todos eles fizeram referência às suas propriedades, como supressor da líbido, como auxiliar no nascimento de crianças e no tratamento de maleitas femininas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A Ervanária e o Sistema Nervoso

Em nenhum outro sistema do nosso organismo existe a ligação entre aspecto físico e aspecto psicológico que existe no sistema nervoso!
A medicina ortodoxa tende a reduzir os problemas psicológicos a um nível bioquímico, assumindo que medicamentos “apropriados” resolverão o problema, ou então “escondê-lo-ão” o suficiente, para que possamos retomar a nossa “vida normal”!

Ler printer     E-mail   Facebook F