

120 000 vegetarianos - Número quadruplica em 10 anos
Estudo da Nielsen, para o Centro Vegetariano
Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano realizou o primeiro estudo a uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos em Portugal, com a AC Nielsen.
Passados dez anos, em setembro 2017, repetimos o estudo e as conclusões mostram uma evolução muito surpreendente.
-
O número de vegetarianos quadruplicou em 10 anos, com 1.2 % dos portugueses a não consumirem carne nem peixe atualmente. Em 2007 apenas 0.3 % da população portuguesa se encontrava nesta categoria.
-
95 % dos Portugueses mantêm o consumo de carne, peixe, laticínios e ovos na sua alimentação.
-
Os resultados também sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter reduzido, ainda que ligeiramente, na última década (de 79 % para 77 % e de 76 % para 70 % respetivamente), o que indica uma tendência de consumo mais ocasional.
-
0.6 % da população segue alimentação vegana (não consome carne, peixe, ovos ou laticínios). Este número representa o dobro do número de vegetarianos aquando do estudo de 2007, o que sugere uma tendência notória da população portuguesa para dietas com base vegetal.
-
Para todas as categorias de consumo (i.e. carne, peixe, ovos e laticínios) as mulheres (comparativamente com os homens) e os jovens entre os 25-34 anos de idade (comparativamente com outras faixas etárias) são os que têm maior percentagem de não consumo. Isto é, mulheres e jovens entre os 25-34 anos responderam mais vezes “nunca” quando inquiridos acerca da frequência do consumo de carne, peixe, ovos e laticínios.
Amostra e metodologia
O estudo utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas 2000 entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2.2 % para um grau de confiança de 95 %. As entrevistas foram efetuadas em setembro de 2017.
Questões relativas a dieta alimentar
À semelhança do estudo de 2007, os participantes foram inquiridos relativamente à frequência com que consomem:
-
Carne ou produtos derivados (Fiambre, Hambúrgueres, Mortadela, Chouriços, Patês,…);
-
Peixe ou produtos derivados (Filetes, Marisco, Patês,…);
-
Leite ou outros laticínios como queijo, manteiga, iogurtes ou outros;
-
Ovos ou produtos com ovos como bolos, doçaria, etc.
Para cada uma das categorias acima, as alternativas de resposta eram: “nunca”, “ocasionalmente” e “frequentemente”. Considera-se que seguem alimentação vegetariana os que responderam “nunca” às duas primeiras perguntas e alimentação vegana os que responderam “nunca” as quatro.
Os resultados do estudo de 2007 podem ser lidos aqui
Agradecimentos
Este estudo foi apenas possível graças ao apoio de:
Colaboradores e sócios do Centro Vegetariano
Best Choice Lodging
Ana Leite
Ana Martins
Ana Mendes
Cristina Rodrigues
Dora Algarvio
Liliana Costa
Maria Fernandes
Mateus Mendes
Pedro Leite
Tânia Santos
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-620-Numero-vegetarianos-quadruplica-10-anos-Portugal.html
Inserido em: 2017-10-01 Última actualização: 2020-11-12
Comentar
Observatório
Notícias
Alimentação > Alimentação Vegetariana
OS ERROS DO CARNIVORISMO
! - LOUVAMOS IMENSO TODOS/AS AQUELES/AS QUE SE ESFORÇAM PELO BEM DA HUMANIDADE E PELA MELHORIA DA INESTIMÁVEL SAÚDE HUMANA QUE, PARA NÓS, É DIGNA DO MAIS SANTO E VENERANDO RESPEITO.
[Por: @ 2019-03-10, 00:06 | Responder | Imprimir ]A maioria das pessoas está meio destruída por aquilo que come de errado, poluído, adulterado, desnaturalizado. E, tal como o combustível dum carro é a base da saúde do motor, o alimento é a base fulcral da nossa saúde física e até psicológica.
Já há quase 50 anos que não comemos carne. E muito pouca comemos. Foi das melhores opções que tomámos na vida: nem carnes nem peixes nem laticínios nem nada que derive do reino animal. Nunca enfraquecemos por isso (os elefantes, que são puramente herbívoros, também não), sempre tivemos saúde de ferro e nunca estivemos doentes, “nem sabemos” o que é um hospital. Só continua a comer carne quem vive na ignorância sobre a verdadeira saúde, que não é carnivorista: débil, enfermiça, artificial, acidosa, periclitante, perigosa.
QUEM QUISER TER SAÚDE, EQUILÍBRIO E HARMONIA, NO CORPO E NA ALMA,
LEIA ESTES TÓPICOS NESTE SITE DE PURO OURO DE REAL SABEDORIA:
— VER EM: AQUARIUS IDADE DE OURO...
B: Comer Carne: Grave Erro-02
18: A Vida Natural, Pura e Sadia
H: Fumar é um Crime /Horror-08
Paz Profunda para todos os corações!...
Prof. Astrophyl (J.F.S.), um Sábio de Portugal.
(Por: JOÃO FORTUNATO DA SILVA )