Portugal: 30 000 Vegetarianos

Estudo da AC Nielsen, para o Centro Vegetariano

Este artigo reporta os resultados de 2007. Aqui estão disponíveis os resultados de 2017.

Pela primeira vez em Portugal, o Centro Vegetariano promoveu um estudo com representatividade estatística para determinar o número de Vegetarianos em Portugal.

As principais conclusões que se poderão inferir do estudo:


O estudo foi realizado pela empresa AC Nielsen, líder mundial em estudos de mercado, durante o mês de setembro de 2007. Consistiu na realização de 2000 entrevistas, a indivíduos entre os 15 e 65 anos residentes em Portugal Continental, que constituem uma amostra que será representativa da população Portuguesa.


Foi perguntado aos respondentes com que frequência consomem:


As alternativas de resposta eram “Nunca”, “Ocasionalmente” e “Frequentemente”. Para as conclusões acima apresentadas consideraram-se apenas os indivíduos que afirmaram nunca consumir os produtos em causa. Desta forma, conseguem-se resultados coerentes com a definição mais amplamente aceite de que o vegetariano é aquele que nunca consome carne nem peixe, bem como produtos derivados dos mesmos.
Neste estudo não foram feitas quaisquer alusões aos motivos que levariam ao seguimento da dieta em causa.

Outros dados interessantes:


Estes resultados têm um erro máximo associado de 2,2 % para um intervalo de confiança de 95%.

Ao que sabemos, é a primeira vez que é feito um estudo deste género com uma amostra representativa de toda a população. Agora sabemos que em Portugal já são 30 000 os vegetarianos. E tu, já és?


O Centro Vegetariano agradece:
1. À empresa Efeito Verde - Lda, cujo apoio tornou possível a realização deste estudo.
2. À empresa Nielsen, a atenção dispensada na realização deste trabalho.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-451-Portugal-quantos-Vegetarianos-30-mil.html

Inserido em: 2007-10-30 Última actualização: 2017-12-28

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegetariana
Notícias > Notícias 2007
Observatório



Comentários



A moderação de Confúcio

Quando se fala em alimentação é preciso atender a vários factores, como o estilo de vida, a existencia ou não de filhos a profissão e os esforços associados e também a natureza evolutiva desta entre outros. Há também outro aspecto muito importante que é não embarcar em fundamentalismos e verificar a saúde do organismo todos os dias, e não só com análises...
Existem efectivamente, em termos evolutivos e históricos grupos populacionais que não consomem nenhum produto de origem animal, como por exemplo alguns monges e determinadas regiões do globo. Mas em termos de alimentação para a vida do dia a dia, para ter filhos e quando existem esforços acrescidos é necessário haver uma escolha ponderada dos alimentos a consumir e das formas de preparação dos alimentos e não tão só se são se origem vegetal ou animal.
É só mais uma achega para a discusão.
As plantas quando sujeitas a condições de stress produzem fitoquímicos para "matar" aqueles que os comem....
Àcerca da atureza evolutiva da alimentação este site é muito interessante:
[link removido por deixar de funcionar]

Obrigada pela atenção e acima de tudo
Haja Saúde

Sara Pereira


[Por: @ 2010-02-07, 14:02 | Responder | Imprimir ]

Re: A moderação de Confúcio

Desculpe lá Sara mas isso é uma valente treta o que está a dizer. Eu sou desportista, consumo mais energia que você e o meu corpo precisa de mais que o seu para se manter. Quando vou jogar futebol corro tanto como os outros todos que comem carne. Ainda hoje fui ao ginásio.Além disso estudo. A nível cognitivo também não senti mudanças nenhumas.tenho 20 anos. Não invente desculpas para mentir a si própria e pensar que o que faz é correcto. Incorrecto é mais de metade da produção mundial de cereais ir para a pecuária com pessoas a morrer de fome. Incorrecto é produzir 1kg de carne com 15000 litros de água POTÁVEL e 1kg de soja com 500!
Ignorância é felicidade
(Por: Pedro Melo)

[Por: @ 2011-01-22, 07:56 | Responder | Imprimir ]

Re: A moderação de Confúcio

Os vegetarianos/vegans conseguem ser tão saudáveis e obter tanto rendimento em qualquer área como uma pessoa que come carne. O importante é ter uma alimentação variada e equilibrada em todos os nutrientes essenciais.
A carne para além de ter excesso de gordura saturada, que provoca doenças coronárias entre outras, possui excesso de proteínas, que provoca sobrecarga renal.

[Por: silamelo83 @ 2011-02-02, 00:59 | Responder | Imprimir ]




0.3% e pouco mas a que se deve?

Parabens ao Centro Vegetariano pela sondagem.
Com apenas 0.3%, Portugal sera certamente o pais da Europa ocidental com a menor percentagem de vegetarianos.
Significa que ha muito a fazer da parte de todos nos.
A que se deve um numero tao baixo. Penso que em boa parte a mitos i crenças embora muitos destes possam ser usados apenas como desculpas para justificar perante si i os outros o abuso de animais que continua a acontecer. Por vezes trata-se mesmo de mentir a si mesmo para nao ter de encarar a realidade.

Acabei de ver num debate sobre vegetarianismo, onde estavam centenas de assistentes, um dos intervenientes argumentar que as plantas tambem sofrem i q por isso o vegetarianismo por motivos eticos nao faz sentido.
E um argumento falacioso q ja ouvi muitas vezes.
Temo q muita gente possa deixar de (pensar em) ser vegetariana por causa disso.

A verdade e q se as plantas sofressem, ao comer-se carne esta-se tambem a matar muito mais plantas indirectamente.
Mas o que e certo e q as plantas nao sentem dor, pois a dor surgiu evolutivamente com um proposito muito claro: fazer o ser vivo evitar o perigo i reagir perante ele. Se as plantas nao podem evitar o perigo nem reagir perante ele, nunca poderao ter desenvolvido evolutivamente a sensaçao de dor pois isso nao lhes traria vantagem competitiva.
Apelo a todos que nao deixem passar crenças ou mitos como este.

Era importante fazer-se tambem uma sondagem sobre crenças i mitos relacionados de alguma forma com vegetarianismo para se saber quanto eles poderam ter influencia que explique o tao baixo numero de vegetarianos.

[Por: andycor @ 2009-08-03, 01:10 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

A sua observação sobre a utilidade da dor é pertinente. Mas não se deixe levar pela sua lógica e mantenha um espírito mais cientifico e mais aberto. As plantas têm consciência, observam o meio ambiente, interpretam a informação que recebem, sentem tudo o que nós sentimos e muito mais. Simplesmente reagem de forma diferente, com estratégias diferentes. Os animais são seres animados e reagem com espasmos musculares e com violência, as plantas também são animadas embora se movam de forma mais lenta, mas reajem ao meio-ambiente de forma diferente, com outras tácticas. E ninguém poderá dizer que elas se têm saído mal. As plantas seguiram um caminho evolutivo diferente, o que é diferente de pensar que evoluiram menos do que os animais. Nós temos dificuldade em olhar para elas e perceber como funcionam porque não funcionamos com os mesmos padrões mentais e acabamos por tirar conclusões intuitivas disparatadas. Em vez de continuarmos a alimentar mitos e a fazer afirmações na base do "Eu acho que...porque é aquilo que eu vejo.", devemos aprender o que os cientistas nos podem dizer sobre as plantas, o que é muito e muito rigoroso. Há muitos livros e estudos sobre essa matéria. Só continua na ignorância quem quiser. Concordo com o que disse, vamos acabar com os mitos e conhecer a verdade. Eu tenho uma alimentação vegetariana mas tenho a consciência de para defender a minha individualidade biológica tenho que me alimentar de outras individualidades biológicas, não há alternativa. Nós, como mamíferos, identificamo-nos mais com os outros mamíferos e isso faz-nos entender melhor o seu sofrimento e sermos mais solidários com eles. É só isso, e está tudo certo. Podemos tentar esconder a realidade mas não vai adiantar nada. A nossa "vida" alimenta-se de outras "vidas". Talvez um dia saibamos como viver sem a presença da morte. Quando eu souber como é que isso se faz digo qualquer coisa.

[Por: gnanaatman @ 2009-08-03, 16:22 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia organica morta) tambem.
A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os ler.

[Por: andycor @ 2009-09-22, 10:54 | Responder | Imprimir ]

procura

Se tem mesmo interesse em saber qualquer coisa pode procurar na Amazon e encontrará montanhas de livros que podem retirar qualquer pessoa da ignorância. O conhecimento está disponivel a todos. Para começar sugiro-lhe um livro chamado "The secret life of plants" que pode surpreendê-lo fortemente. Não sei se existe em português.


andycor escreveu:
> Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as
> plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
> Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia
> organica morta) tambem.
> A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja
> equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
> Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os
> ler.

[Por: gnanaatman @ 2009-09-22, 16:50 | Responder | Imprimir ]

Re: procura

Olá!
Tanto quando sei essa teoria de as plantas sentirem dor foi refutada por cientistas de Universidades conceituadas. Uma coisa é ter sensores de luz, água, etc., outra é sentir dor na maneira como a entendemos.
De qualquer forma, ainda que as plantas sintam dor, ser vegetariano continua a ser uma boa opção, na medida em que é mais ecológico.
Beijinhos.
(Por: Liliana Costa)

[Por: @ 2010-03-20, 19:55 | Responder | Imprimir ]




Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Veja, eu tenho um pé de goiaba em casa, quando deixo de apanhar as goiabas, a árvore simplesmente as joga no chão. Nunca vi ninguém arrancar uma árvore, ,pela raíz para comê-la, mas sim seus frutos e folhas que elas generosamente nos oferecem.
(Por: fatima)

[Por: @ 2010-09-18, 16:24 | Responder | Imprimir ]



Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Os resultados dos estudos dependem sempre da forma como são feitos. Neste estudo o CV pretendeu saber com algum rigor o nº de pessoas 100% vegetarianas, isto é que não comem carne nem peixe. E de facto o resultado foi 0.3%.
Mas noutros países muitos estudos são feitos simplesmente questionando "é vegetariano?" e aí os resultados são um pouco superiores, pois muitas pessoas consideram-se vegetarianas mesmo comendo peixe ou esporadicamente comendo uma refeição omnívora.
Muito provavelmente se tivesse sido questionado apenas "é vegetariano?" os números seriam superiores, até porque 2% disse não comer carne, e há quem se considere vegetariano apenas por não comer carne, por ex.

[Por: cris @ 2009-08-06, 20:01 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Desengane-se quem julga que esse numero tende a crescer exponencialmente ou mesmo aritmeticamente so por si.
Decadas de enorme esforso de promossao do vegetarianismo em Inglaterra para chegar aos 3% de (ovolacto)vegetarianos reais. Nao e para desanimar, esse esforso continua a aumentar.
Se e certo que uma boa parte dos que se tornaram vegetarianos nas ultimas decadas tanto em Inglaterra como em Portugal deixaram de o ser, com mais informassao muitos poderao voltar a fazer a escolha acertada.
E preciso estarmos conscientes que so com muito empenho esse numero ira crescer, o que e optimo pois nao nos vai faltar que fazer algo em que acreditamos.
Os futuros vegetarianos agradecerao.

[Por: andycor @ 2009-09-22, 10:23 | Responder | Imprimir ]



Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?


> Acabei de ver num debate sobre vegetarianismo, onde estavam centenas de
> assistentes, um dos intervenientes argumentar que as plantas tambem sofrem


- Olá quem disse isso não sabe nada e tenta manipular tudo, Deus disse para nos alimentarmos de tudo que nasce da terra, logo as plantas (legumes) foram criadas por Deus para nos alimentar.

[Por: 0 @ 2010-07-17, 01:24 | Responder | Imprimir ]



Pelos animais

Sou vegetariana há mais de 4 anos e nunca tive um problema de saúde! Quando comia carne tinha vários problemas, mas agora vivo numa paz incrível, muito saudável e acima de tudo, de bem com a vida. Não como cadavéres de animais que sentem e sofrem como nós. Sou muito mais feliz!
(Por: Adriana)

[Por: @ 2009-04-23, 21:04 | Responder | Imprimir ]

Re: Pelos animais

Sou vegetariana a 5 meses e me sinto muito melhor assim. Optei por esta dieta e estilo de vida, também amor aos animais. Como me mudei a pouco para Lisboa ainda enfrento um pouco de dificuldades em achar os mesmos alimentos que fazia uso em meu país. Costumava comer diariamente shitake, tofu e proteína de soja. Peço a gentiliza de me indicarem mercados ou casas que possuam estes alimentos.
Obrigada!

Sou vegetariana há mais de 4 anos e nunca tive um problema de saúde! Quando
> comia carne tinha vários problemas, mas agora vivo numa paz incrível, muito
> saudável e acima de tudo, de bem com a vida. Não como cadavéres de animais
> que sentem e sofrem como nós. Sou muito mais feliz!
> (Por: Adriana)

(Por: Katia)

[Por: @ 2009-05-25, 22:53 | Responder | Imprimir ]

Re: Pelos animais

Tofu até em hipermercados já encontra. Os outros produtos também encontra em algumas lojas de produtos naturais e ervanárias.
(Por: )

[Por: @ 2009-05-28, 12:48 | Responder | Imprimir ]




SOU VEGETARIANA também!

Sou Vegetariana também e há cerca de 15 anos, tenho 58 anos.
Fui durante algum tempo ovo-lacto-vegetariana mas ultimamente regeito o leite e ovos só como raramente. Ser vegetariano não é o mesmo que ser "não veg", os padrões nutricionais são diversos, as energias recebidas por efeito de um corpo mais "limpo" são mais subtis. Os nutricionistas tendem a comparar o que não é comparável. Com análises regulares e check up's verificamos que a saúde está OK. Só devemos comer o que nos sabe bem e apetece e não estarmos obcecados com a saúde. alimentos variados, Paz e tranquilidade são bem melhor do que bifes e batatas fritas 365 dias por ano! Temos mais energia e força muscular e o nosso cérebro está mais lucido e "com ideias claras". As toxinas que existem nas carnes provocadas pelo medo dos animais ao serem mortos não entram no nosso organismo nem os pesticidas e antibioticos e alimentos/rações horriveis que dão aos pobres animais. Já viram que os animais de carga, os mais fortes só(...) comem ervas e vegetais? Elefantes, bois, vacas, etc e que os carnívoros são ferozes e só dormem e comem? ( Leões etc?) O equilíbrio é tudo em tudo. Em tudo deve haver moderação e atenção mas sou realmente adepta do vegetarianismo e posso afirmar com alegria que não como nenhum animal morto há 15 anos e estou bem e em paz. Não fui influenciada por ninguém, simplesmente senti esta necessidade de estar de bem com a Natureza. Creio sinceramente que todos temos o nosso lugar na Terra e que os animais têm tanto direito de viver livres como nós, são é de um qualidade de Vida diferente. Mas choram, amam, têm amor pelas suas crias ( e não...instincto...). As plantas estão prezas à Terra e são os nossos alimentos oferecidos pela Mãe Terra.
Não sou fanática e respeito o que cada um decide para si. Ser vegetariano é uma decisão pessoal, não é de modas ou convencimentos. Quando se É realmente por opção ética nunca mais se pode voltar a trás porque simplesmente todos os seres vivos passam a ser realmente nossos irmãos embora estando numa qualidade de vida diferente e numa evolução paralela. saudações a todos!
(Por: Graça Rodrigues)

[Por: @ 2008-07-15, 17:41 | Responder | Imprimir ]

Re: SOU VEGETARIANA também!


Muitos parabéns pelo seu testemunho claro, esclarecido e maduro.

> Sou Vegetariana também e há cerca de 15 anos, tenho 58 anos.
> Fui durante algum tempo ovo-lacto-vegetariana mas ultimamente regeito o
> leite e ovos só como raramente. Ser vegetariano não é o mesmo que ser "não
> veg", os padrões nutricionais são diversos, as energias recebidas por
> efeito de um corpo mais "limpo" são mais subtis. Os nutricionistas tendem
> a comparar o que não é comparável. Com análises regulares e check up's
> verificamos que a saúde está OK. Só devemos comer o que nos sabe bem e
> apetece e não estarmos obcecados com a saúde. alimentos variados, Paz e
> tranquilidade são bem melhor do que bifes e batatas fritas 365 dias por
> ano! Temos mais energia e força muscular e o nosso cérebro está mais
> lucido e "com ideias claras". As toxinas que existem nas carnes provocadas
> pelo medo dos animais ao serem mortos não entram no nosso organismo nem os
> pesticidas e antibioticos e alimentos/rações horriveis que dão aos pobres
> animais. Já viram que os animais de carga, os mais fortes só(...) comem
> ervas e vegetais? Elefantes, bois, vacas, etc e que os carnívoros são
> ferozes e só dormem e comem? ( Leões etc?) O equilíbrio é tudo em tudo. Em
> tudo deve haver moderação e atenção mas sou realmente adepta do
> vegetarianismo e posso afirmar com alegria que não como nenhum animal
> morto há 15 anos e estou bem e em paz. Não fui influenciada por ninguém,
> simplesmente senti esta necessidade de estar de bem com a Natureza. Creio
> sinceramente que todos temos o nosso lugar na Terra e que os animais têm
> tanto direito de viver livres como nós, são é de um qualidade de Vida
> diferente. Mas choram, amam, têm amor pelas suas crias ( e
> não...instincto...). As plantas estão prezas à Terra e são os nossos
> alimentos oferecidos pela Mãe Terra.
> Não sou fanática e respeito o que cada um decide para si. Ser vegetariano
> é uma decisão pessoal, não é de modas ou convencimentos. Quando se É
> realmente por opção ética nunca mais se pode voltar a trás porque
> simplesmente todos os seres vivos passam a ser realmente nossos irmãos
> embora estando numa qualidade de vida diferente e numa evolução paralela.
> saudações a todos!
> (Por: Graça Rodrigues)

(Por: Cláudia Maranhoto)

[Por: @ 2008-11-11, 14:01 | Responder | Imprimir ]


Re: SOU VEGETARIANA também!

Sou também vegetariana, apenas há 5 anos, mas partilho a mesma perspectiva que aqui, tão bem, escreveu.
Cumprimentos e um bem haja!
(Por: Cláudia Martins)

[Por: @ 2009-07-12, 14:15 | Responder | Imprimir ]

Re: SOU VEGETARIANA também!

> Sou também vegetariana, apenas há 5 anos, mas partilho a mesma perspectiva
> que aqui, tão bem, escreveu.
> Cumprimentos e um bem haja!
> (Por: Cláudia Martins)
olá claudia, é bom estares a modificar teus habitos alimentares, vais sentir k isso é benefico cada vez mais....

[Por: 0 @ 2009-09-29, 17:30 | Responder | Imprimir ]



Re: SOU VEGETARIANA também!

Sou vegetariana à cerca de 2 anos. Desde que tomei a decisão de me tornar vegetariana que o meu corpo se tornou mais forte e saudável, a carne deixava-me doente.
Desde que deixei a carne tive sempre um grande obstáculo, o meu pai. Para ele não há nada que substitua a carne e o peixe e, embora tenha ido a nutricionista e feito análises ele continua a não acreditar de que ser vegetariana não me torna menos saudável. Como é que posso explicar a ele e a todas as pessoas que gozam comigo pela minha opção que ser vegetariana não me torna diferente deles, que simplesmente fiz uma escolha que me deixou saudável?

[Por: PatriciaCeia @ 2012-07-02, 21:23 | Responder | Imprimir ]

Re: SOU VEGETARIANA também!

Olá,

compreendo perfeitamente o que estás a sentir. A maior parte das pesoas não percebem nada de nutrição e não aceitam ideias diferentes das enraizadas na sociendade. Para isso o melhor é:
1- quando te apercebes que não tem abertura para te ouvir, é não falar mais no assunto. Não vale a pena gastares o teu latim com pessoas que têm a mente fechada.
2- quando a pessoa tem abertura para te ouvir explicar-lhe os teus motivos e, assim, a pessoa vai tentar compreender e aprender mais sobre vegetarianismo.
3- quando se trata de família como o teu pai, tens que estar bem informada para teres as tuas ideia bem organizadas e teres argumento para o deixar calado. Assim ele vai se aperceber que tens mais conhecimento do que ele.Podes começar por lhe perguntar o que ele acha que a carne tem que a alimentação vegetariana não tem. Provavelmente vai-te falar na proteina. Tens aqui um artigo sobre isso:
http://www.centrovegetariano.org/Article-326-%2BComo%2Bsubstituir%2Ba%2Bcarne%253F.html
Basta saberes na ponta da língua o nome de dois ou três aminoácidos, fica logo calado. Também poderá falar no ferro. Tens aqui informação sobre isso:
http://www.centrovegetariano.org/Article-83-Ferro%2Bnas%2Bdietas%2Bvegetarianas.html

Podes também perguntar-lhe o que é que o peixe tem que a alimentação vegetariana não tem. Provavelmente vai-te falar do omega 3. tens aqui informação:
http://www.mudaomundo.org/nutricao/omega-3

Também te podes apoiar no que aprendeste com o teu nutricionista.

Em relação a outras questões tens aqui um link que te pode ajudar:
http://www.mudaomundo.org/faq

Procur muita informação e assim vais aprendendo e definindo melhor as tuas escolhas. Aqui no centro vegetariano também tens muita informação. Se estiveres bem informda as pessoas à tua volta vão perceber que a tua escolha foi consciente e e sabes o que estás a fazer.

Boa sorte e não desistas nesta fase inicial que é a mais complicada, daqui a um tempo vais ter pessoas da tua família a pedirem-te conselhos sobre nutrição, que é o que já está a acontecer comigo. Mas no início passei pelo mesmo que tu. Força e coragem!

Patrícia

[Por: PatriciaMartinho @ 2012-07-08, 13:50 | Responder | Imprimir ]


SOU VEGETARIANA também!

Patrícia,
Quando tomei esta decisão há 35 anos atrás, minha família achou que eu iria morrer. Davam-me tanta vitamina de frutas e outros alimentos, que cheguei a ganhar alguns quilos.
No início muita gente dizia que algumas substancias só eram encontradas nas carnes e que eu adoeceria com certeza.
Com o tempo descobri que substancias como a vitamina B12 são encontradas em outras fontes(babosa) e assim, tenho vivido com saúde e até pratiquei alguns esportes sem nunca desmaiar ou passar mal.
Com o tempo todos que me convidavam para refeições dentro de minhas \"limitações\"e vivo sem proplemas. Boa sorte neste caminho.
Roger

Patricia Ceia escreveu:
> Sou vegetariana à cerca de 2 anos. Desde que tomei a decisão de me tornar
> vegetariana que o meu corpo se tornou mais forte e saudável, a carne
> deixava-me doente.
> Desde que deixei a carne tive sempre um grande obstáculo, o meu pai. Para
> ele não há nada que substitua a carne e o peixe e, embora tenha ido a
> nutricionista e feito análises ele continua a não acreditar de que ser
> vegetariana não me torna menos saudável. Como é que posso explicar a ele e
> a todas as pessoas que gozam comigo pela minha opção que ser vegetariana
> não me torna diferente deles, que simplesmente fiz uma escolha que me
> deixou saudável?
>

(Por: Roger)

[Por: @ 2012-07-08, 15:58 | Responder | Imprimir ]




Sou vegetariana com orgulho

Sou vegatariana , faz 5 anos , e sou com muito orgulho.
E pretendo ensinar os meus filhos tambem.
(Por: Hanna Kokol)

[Por: @ 2008-01-07, 12:50 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<