Categoria: Alimentação > Alimentação Vegetariana

Artigos (37)



Buda Buda

O Vegetarianismo nas Religiões de Origem Indiana

Há uma ligação inquestionável entre o vegetarianismo e a cultura indiana. O conceito de não-violência (ahimsa, em sânscrito) foi um dos grandes motores por detrás da difusão do vegetarianismo pela religião, cultura, e culinária indiana.

O imperador Ashoka (século III AEC), depois de se converter ao budismo, foi um dos principais líderes políticos na Índia a promover o vegetarianismo e alguma legislação relacionada com os direitos dos animais. Não é claro, no entanto, se o próprio Buda (seja enquanto figura histórica ou lendária) terá sido estritamente vegetariano. Esta questão é debatida entre as diferentes tradições budistas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Grupo de pessoas Grupo de pessoas

As classes mais elevadas consomem menos produtos animais

É nas classes sociais mais elevadas (AB) que se encontram as menores frequências de consumo de carne, peixe e ovos. Esta é ainda outra conclusão do estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui), e que permitiu tirar várias conclusões sobre os hábitos alimentares dos Portugueses.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Mulher num campo de flores Mulher num campo de flores

As mulheres do sul conhecem mais vegetarianos!

Foram mais as mulheres, das classes sociais mais elevadas, e no sul do país, que responderam afirmativamente à pergunta “Conhece pelo menos uma pessoa que siga uma alimentação exclusivamente vegetal?”.

A pergunta foi feita no mais recente estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cartaz Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva Cartaz Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva

Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva

O mais recente estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017 pela AC Nielsen (ver aqui: https://www.centrovegetariano.org/Article-620-Numero-vegetarianos-quadruplica-10-anos-Portugal.html os principais resultados), permitiu também analisar a percepção dos Portugueses acerca do vegetarianismo.

Quando questionados acerca do valor nutricional de uma alimentação com base vegetal, 42 % dos Portugueses concorda que fornece todos os nutrientes essenciais à saúde. Dos inquiridos, 39 % indicou ainda conhecer pelo menos uma pessoa que segue uma alimentação exclusivamente vegetal



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cartaz quantos vegetarianos Cartaz quantos vegetarianos

120 000 vegetarianos - Número quadruplica em 10 anos

Estudo da Nielsen, para o Centro Vegetariano

Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano realizou o primeiro estudo a uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos em Portugal, com a AC Nielsen.

Passados dez anos, em setembro 2017, repetimos o estudo e as conclusões mostram uma evolução muito surpreendente.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cozinheiro Cozinheiro

Opção vegetariana nas cantinas públicas – Importância da Formação dos profissionais

No passado dia 17 de abril, foi publicada em Diário da República a Lei nº11/2017, que ‘Estabelece a obrigatoriedade de existência de opção vegetariana nas ementas das cantinas e refeitórios públicos’.  1

O projeto desta Lei (111/XIII/1ª) salienta, através da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva, que, em 2014, 200 mil portugueses e portuguesas seguiam uma dieta vegetariana. Em 2007, o Centro Vegetariano lançava os dados estatísticos de um estudo, informando que à data, em Portugal, existiam cerca de 30 mil vegetarianos e vegetarianas. Claramente, em 7 anos, o número de pessoas que opta por esta dieta alimentar, aumentou exponencialmente, assim como proporcionalmente o número de espaços de restauração, todos os anos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Prato de sopa Prato de sopa

Sopa para vegetarianos

Todos sabemos que a sopa é um alimento importante na nossa alimentação. Contem elevado teor de vitaminas, minerais, fibra, água e, é muitas vezes, a única forma de muitas pessoas ingerirem alimentos do reino vegetal.

Normalmente, a sopa é vista como um complemento ao prato principal, mas é perfeitamente possível transformar a sopa numa refeição principal, ou quase!

Isto torna-se especialmente interessante para vegetarianos que tenham pouco tempo para confecionar refeições.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Couves Couves

Como poupar dinheiro sem perder qualidade nutricional

Apesar dos tempos de crise que correm, a culinária vegetariana é tão rica e versátil que torna perfeitamente possível continuarmos a preparar refeições saborosas e económicas, sem perda de qualquer valor nutricional.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A engrenagem

Instituto Nina Rosa, Brasil, 2012, 17 min.

Faz reciclagem? Utiliza alternativas aos sacos de plástico? Parabéns, está num bom caminho para salvar o ambiente, mas será o suficiente?

O Instituto Nina Rosa lançou um filme que elucida sobre o impacto ambiental das suas escolhas enquanto consumidor. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pelo planeta Terra, é necessário despertar consciências e evitar o consumo de produtos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Um futuro sustentável depende das nossas escolhas alimentares

A actividade pecuária orientada para uma dieta baseada na carne está a destruir o nosso planeta ameaçando a nossa civilização e sua prosperidade.
Desistir ou cortar no consumo de carne é a coisa mais importante que um indivíduo pode fazer para proteger o ambiente e as futuras gerações de um desastre. Essa é a razão pela qual a Semana Vegetariana deste ano vai focar-se principalmente nas razões ecológicas para se ser vegetariano ou vegano.
Este artigo considera por isso que uma grande mudança social à base de uma dieta vegetal (vegetariana ou vegana) é essencial para evitar crises climáticas, ambientais, alimentares, energéticas e uma crise de água.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Faça da sua vida uma paleta cheia de cor

Acredito que a natureza é perfeita no seu todo, e apesar de não lhe mostrarmos da melhor forma o nosso agradecimento por tudo o que nos proporciona, ela continua a oferecer-nos os seus bens, que nem sempre sabemos aproveitar como deveríamos.
Para além dos muitos materiais que aproveitamos para construir casas, brinquedos, roupa, etc, ela coloca ao nosso dispor todo um conjunto de substâncias que têm a função de nos constituir, de promover e manter a nossa saúde, através dos alimentos. São os nutrientes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Outono

Aí está o Outono, época de recolher! Recolhem-se os cereais, as uvas, as castanhas…. É também a época em que nos apetece recolher, dias mais pequenos, mais frios, sabe bem o aconchego. E como em qualquer estação do ano, a boa mesa não falta. Nenhum sabor característico vai faltar nesta mesa de Outono.



Ler printer     E-mail   Facebook F



fruta fruta

Vegetariano e orgulhoso

A vanguardista comunidade vegetariana conta já com centenas de milhões de membros por todo o Mundo, da Áustria ao Irão, de Israel ao Nepal e da Nova Zelândia à Zâmbia.
Embora os motivos pela compaixão, saúde e estilos de vidas mais holísticos possam variar consideravelmente, todos os vegetarianos partilham algo em comum: proteger os humanos, animais e natureza de qualquer dano.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Primavera

A Primavera é a estação do renascimento, renascem as folhas, as flores, o sol, as borboletas, os pássaros e nós mesmos nos sentimos a renascer. É o iniciar de um novo ciclo. E que bem que sabe!
E se assim é na natureza, é assim em todos os aspectos do nosso quotidiano, no qual se inclui a alimentação.
A mesa também fica mais colorida, e mais leve, que é como nos começamos a sentir.
Este menu, impõe-se ser um menu saboroso, nutricionalmente equilibrado e adequado à estação do ano. As escolhas foram efectuadas tendo em conta as frutas e legumes da época, tornando-se assim, mais fácil, acessível, mais rico nutricionalmente e mais económico.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O vegetarianismo no ambiente

O impacto da produção da carne no ambiente é colossal face à produção de vegetais. Em 1997 quando nos EUA, existiam pouco mais de 265 milhões de pessoas (1), no relatório (2) publicado nesse ano pela Universidade de Cornell, afirmava que os EUA podiam alimentar 800 milhões de pessoas com o grão que era dado ao gado. No mesmo relatório afirma-se também que são necessários oito vezes mais combustíveis fósseis para produzir proteína animal do que proteína vegetal e que a primeira é apenas 1,4 vezes mais nutritiva do que a segunda.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ser ou Não Ser (vegetariano), eis a questão!

O título deste artigo é uma adaptação da celebérrima frase de William Shakespeare, na peça “Hamlet”, com um “reajuste”. E, para os amantes dos clássicos, podem perfeitamente recordar-se que esta frase fantástica é proferida pelo príncipe, mais ou menos a 2/3 da peça, em posição de reflexão brincando com um crânio humano (muito nórdico, muito dinamarquês, muito gótico). Pessoalmente, sempre que vejo a cena parece-me um horror, mas devo ser apenas eu que sinto isso ou que tenho coragem de o afirmar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ética move vegetarianos

Resultados de Inquérito sobre Hábitos Alimentares

Durante os meses de Fevereiro e Março de 2009 foi feito um inquérito on-line no site do Centro Vegetariano (CV) que pretendeu saber mais sobre o público português interessado na alimentação vegetariana.

Sobre os hábitos alimentares das pessoas que responderam ao inquérito é de salientar que cerca de 38% nunca consome carne e peixe, 27% fazem-no de forma ocasional e os restantes 35% fazem-no sempre ou com frequência.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Responsabilidade Social versus Vegetarianismo, Oportunidades e Riscos

Um tema que me tem preocupado, com o actual cenário de crise internacional, prende-se com as nossas opções de vida e qual o sentido que imprimimos às mesmas. Assim sendo, a minha reflexão para este artigo prende-se com a opção vegetariana e qual a sua relação no conceito de Responsabilidade Social, que riscos e que oportunidades. Qual o impacto do vegetarianismo no mundo socioeconómico e será esta a melhor opção?



Ler printer     E-mail   Facebook F



queijo queijo

Queijo: nem sempre vegetariano

O queijo é um dos derivados do leite mais consumidos. Pode ser feito a partir de leite de várias origens, incluindo de cabras, ovelhas e búfalas, sendo o leite de vaca a origem mais comum [1]. Alguns dos seus componentes mais conhecidos são a lactose (um açúcar) e as caseínas (proteínas). O fabrico de queijo pode seguir um de três processos: a precipitação por ácido e aquecimento, a precipitação só por aquecimento ou a coagulação.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Food for Life em Portugal

Uma das iniciativas do Movimento Hare Krishna, o programa "Food for Life" (Alimentos para a Vida) promove a distribuição gratuita de comida lacto-vegetariana entre as populações que vivem abaixo do limiar de pobreza.
O programa "Food for Life" foi criado pelo mestre espiritual Srila Prabhupada em Mayapur (Bengala Ocidental), em 1972, depois de ter visto as crianças disputando comida com os cães, nas ruas da aldeia.
A partir daí o movimento Hare Krishna passou a declarar que “Ninguém deve passar fome num raio de 10km de algum dos templos” e o programa Food for Life espalhou-se pelo Mundo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Casais Vegetarianos... ou não

A revista francesa Végétariens Magazine inquiriu vários casais de vegetarianos e de vegetarianos/omnívoros e revelou que se para uns é fundamental a sua cara metade não comer derivados de animais, porque o contrário é sinónimo de permanente discussão de princípios éticos e outros e de não compreensão mútua que leva à não coexistência total; para outros que não partilham o regime alimentar, coexistir pacificamente respeitando e percebendo as opções do outro, não só é possível como é um desafio ao amor.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O Vegetarianismo em algumas Religiões

Enquanto sistemas organizados de pensamento filosófico, espiritual, ético e moral que ditam a conduta dos seres humanos no plano terreno sob o escrutínio de entidades criadoras superiores, as maiores religiões do Mundo, com toda a sua diversidade, parecem partilhar entre si alguns traços comuns. A grande maioria defende princípios como a compaixão, a bondade, a abnegação, o respeito pelos outros, e também a reverência pela Vida enquanto valor absoluto (em todas as suas formas), e pela integridade da Natureza e do planeta Terra como lar e património herdado do(s) deus(es) criador(es). Só estes têm o poder de decidir sobre o respectivo destino. A prática religiosa deve fazer parte dos mínimos gestos do dia-a-dia e a alimentação não pode ser excepção.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Portugal: 30 000 Vegetarianos

Estudo da AC Nielsen, para o Centro Vegetariano

Este artigo reporta os resultados de 2007. Aqui estão disponíveis os resultados de 2017.

Pela primeira vez em Portugal, o Centro Vegetariano promoveu um estudo com representatividade estatística para determinar o número de Vegetarianos em Portugal.

As principais conclusões que se poderão inferir do estudo:



Ler printer     E-mail   Facebook F



Guia de sobrevivência para vegetarianos – o dilema do centro comercial e do hipermercado

Apesar de o vegetarianismo já existir há muito tempo entre nós, ainda hoje, por vezes, se verifica alguma dificuldade em encontrar produtos e refeições fora dos locais especializados neste tipo de alimentação. Por vezes a deslocação a estes locais torna-se inviável, seja por condicionantes de tempo, condicionantes económicas, ou simplesmente porque um grupo de amigos decidiu comer num local pouco amigo dos vegetarianos.
Por todos estes motivos, este pequeno guia tem como objectivo fornecer as ferramentas que dêem ao vegetariano a possibilidade de se desenvencilhar facilmente em alguns locais, bem como evitar que alguns aspirantes a este regime alimentar pensem que é complicado seguir este tipo de alimentação por não ser fácil arranjar refeições e produtos adequados no dia-a-dia.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Grãos de soja Grãos de soja

Opinião de uma nutricionista sobre a soja

Por ser um alimento em grande expansão, o Centro Vegetariano foi saber o que pensa a nutricionista Caroline Bergerot sobre a soja e derivados. Eis a sua opinião.

1. A soja é um alimento completo?
Nenhum alimento pode ser considerado completo. Existem alimentos ricos em determinados nutrientes que, junto a outros, fazem uma refeição, ou dieta, ser considerada completa, ou equilibrada nutricionalmente.
A soja é uma leguminosa comprovadamente rica, como tantos outros vegetais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



legumes legumes

Como consumir mais legumes e fruta?

Em finais de 2006, dados do relatório da Balança Alimentar Portuguesa (BAP) revelaram que o consumo de frutas e legumes em Portugal era insuficiente. Certamente muitos de nós conhecem colegas, amigos ou familiares que fazem parte deste vasto grupo de portugueses e aos quais gostaríamos de propor diversas sugestões pela saúde deles e pela nossa, visto que há em Portugal um crescente número de cidadãos cujos problemas de saúde, muitas vezes provocados por uma alimentação deficiente mas facilmente controlável atempadamente desde a infância e juventude, provocam não o célere fim do sofrimento, mas uma dependência incapacitante e com pouca dignidade, sendo inúmeros os casos de acamados e similares, na maioria das vezes bastante duradouros e acompanhados por dificuldades económicas impeditivas de tratamentos médico-sociais adequados.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Churrasco Churrasco

Churrasco Vegetariano

Nos meses mais quentes do ano em que as temperaturas convidam ao convívio fora de portas e ao ar livre, são frequentes os churrascos nos quais se consome carne e peixe. No entanto, esta não é razão para um vegetariano ou vegano recusar um convite ou organizar ele próprio um churrasco vegetariano ou com opções vegetarianas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O Código DaVeggie

O Professor de Simbologia George Fielding sentiu que as suas dores nas costas pioravam. Estava cansado, sedento e faminto, e sentiu que mal podia respirar. O ar nas catacumbas da pequena igreja Romana era pesado da idade e a humidade que florescia do chão parecia roubar todo o oxigénio. George tinha-se agachado por algum tempo. Levantou-se atentamente, com cuidado para não bater com a cabeça nas pedras irregulares do tecto. Verificou o galo na sua cabeça. Sim, ainda lá estava!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Estudo brasileiro sobre vegetarianismo e doenças cardiovasculares

Um estudo brasileiro realizado, entre Junho de 2000 e Fevereiro 2002, pelo cardiologista Júlio César Acosta Navarro e intitulado “Electrocardiograma, Pressão Arterial, Perfil Lipídico e Parâmetros Laboratoriais entre Indivíduos Adventistas Vegetarianos, Semi-Vegetarianos e Omnívoros de São Paulo” permitiu determinar a relação entre a dieta vegetariana e as doenças cardiovasculares.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como substituir a carne?

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.
O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianismo ao longo da História

Na Pré-História
O vegetarianismo surgiu há cerca de 5 milhões de anos atrás. O nosso antepassado mais antigo, o Australopithecus Anamensis, alimentava-se de frutas, folhas e sementes, vivendo em perfeita harmonia com os animais mais pequenos, que poderia facilmente apanhar para se alimentar. Mas a índole destes hominídeos era pacífica e assim continuou até ao Australopithecus Boesei (existiu há cerca de 2,4 - 1 milhão de anos).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Natal vegetariano: como sobreviver

A cada ano que passa, sempre que a época natalícia se aproxima grande parte dos vegetarianos e veganos começa a entrar em pânico. Só quando nos tornamos veganos ou vegetarianos nos apercebemos que quase todos os alimentos presentes na ceia de Natal são derivados de animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Saber comprar

Ao comprar alimentos nas grandes superfícies, também é conveniente pôr em prática os bons hábitos alimentares. Basta, para isso, evitar os produtos mais apetecíveis, tais como os doces e outras comidas mais calóricas. O conselho dos especialistas na área da Nutrição aponta soluções para resistir às tentações que o marketing dos supermercados lança aos nossos olhos. Assim, é uma boa ideia evitar a secção de padaria/pastelaria para não perder o controlo sobre aquilo que se compra, bem como apostar mais nas comidas frescas e não embaladas, tais como o pão, a fruta, os legumes e os vegetais, embora seja admissível a compra de congelados para fazer uma sopa, em vez de comprar uma do tipo instantâneo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dietas comparadas

A questão da necessidade de os homens matarem animais para se alimentarem da sua carne tem sido muito discutida. Um dos argumentos a favor do vegetarianismo baseia-se no estudo comparativo da anatomia e fisiologia dos animais carnívoros, herbívoros e frugívoros. A comparação demonstra que a dieta mais adequada ao homem seria a dieta frugívora e herbívora.
Eis algumas diferenças e semelhanças.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Tipos de vegetarianos

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de vegetais, com ou sem laticínios e ovos.
O vegetariano exclui o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango.

Embora se tenham popularizado algumas definições mais abrangentes, como semi-vegetariano, pixo-vegetariano ou flexitariano, que incluem dietas com consumo esporádico de peixe ou marisco, tais conceitos são uma aproximação e não um tipo de vegetarianismo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Como entrar no vegetarianismo / veganismo

A mudança de alimentação, por muito benéfica que seja, não convém ser radical. Deve ser progressiva, de modo que a adaptação do corpo seja gradual. É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Dieta vegetariana é mais saudável

Muitas são as pessoas que actualmente estão a mudar para uma dieta vegetariana. Quer porque sentem necessidade de baixar os níveis de colesterol, porque gostavam de encontrar o peso ideal ou simplesmente se peocupam com os animais.
Mas até que ponto é esta mudança segura? Sem carne, ou mesmo lacticínios, na sua dieta, será que lhes faltam alguns nutrientes importantes? Provavelmente não, dizem os nutricionistas. Desde que tenham o cuidado de ingerir uma variedade de comidas podem ser geralmente mais saudáveis do que os que seguem dietas tradicionais no ocidente.

Ler printer     E-mail   Facebook F