Couves Couves

Como poupar dinheiro sem perder qualidade nutricional

Apesar dos tempos de crise que correm, a culinária vegetariana é tão rica e versátil que torna perfeitamente possível continuarmos a preparar refeições saborosas e económicas, sem perda de qualquer valor nutricional.

Para planear refeições devemos ter em conta o gosto, o tempo disponível e o orçamento. No entanto, com os preços dos alimentos cada vez mais caros, se tivermos em conta outros fatores, podemos otimizar os resultados, pelo que devemos ter em conta o seguinte:

Além do aspeto económico e do ambiente, a nossa saúde também é muito importante….

Resumidamente, pois existe já muita informação sobre o assunto, não nos devemos esquecer de garantir o aporte diario de macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lípidos) e de vitaminas e minerais. Para tal, lembremo-nos do seguinte:

No que diz respeito ao aporte de hidratos de carbono, não existe preocupação, pois de um modo geral, os alimentos contêm uma boa parte deste macronutriente. Em relação às proteínas, devemos consumir um pouco de leguminosas e um cereal diariamente, que devemos juntar a uns vegetais de modo a garantir os aminoácidos essenciais. Minerais e vitaminas (à exceção da B12) encontram-se distribuídos pelas frutas e vegetais.

O quadro seguinte apresenta de modo resumido e a título de exemplo, alguns alimentos ricos em determinados nutrientes, aos quais se podem juntar outros, podendo combinar com os vários alimentos disponíveis em função do preço, e de acordo com as possibilidades económicas de cada pessoa.

Alguns são mais caros do que outros, mas não quer dizer que sejam mais ricos nutricionalmente apesar do preço mais elevado.

grafico_artigo_centro

E, para que tudo corra “sobre rodas”, não esquecer de ingerir diariamente:

E lembre-se sempre que, além de ser a bebida mais barata, o nosso corpo é constituído por uma grande percentagem de água. Sempre que possível, beba água!

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-602-Como-poupar-dinheiro-sem-perder-qualidade-nutricional.html

Inserido em: 2013-12-20 Última actualização: 2013-12-21

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Conceição Mora (nutricionista)
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas