Webinários - Série 1 - DomingosVeg 1-14

[14] O teu alimento é o teu medicamento

O médico Carlos Carvalho foi convidado do webinar de 30 de julho de 2021. Fala sobre a importância da alimentação para uma boa saúde, com dicas práticas para fazer dos alimentos os nossos medicamentos. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[13] Alimentos de verão, distúrbios alimentares

A nutricionista Tânia Lopes foi convidada do webinar de 25 de junho de 2021. Fala sobre alimentos de verão e disturbios alimentares. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[12] Vegetarianismo na Infância

A dietista Cláudia Maranhoto foi convidada do webinar de 28 de maio de 2021. Anteriormente ao Domingo, agora à sexta-feira 21h30m, o Centro Vegetariano promove webinários mensais. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[11] Liberdade para escolher, o vegetarianismo na juventude

Neste webinar dedicado aos jovens, Francisca Assunção diz como é ser jovem e vegetariano. Francisca foi convidada do #DomingosVeg de 25 de abril de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[10] Cozinha Portuguesa Vegetariana: inspirações para a Páscoa

Maria José Aragão foi convidada do #DomingosVeg de 28 de março de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Maria José Aragão fala um pouco de cozinha tradicional portuguesa, com sugestões para a Páscoa.

[9] Um cheirinho a permacultura

Duarte Nuno, designer de permacultura, foi convidado do #DomingosVeg de 28 de fevereiro de 2021. Duarte Nuno fala principalmente de permacultura urbana, como aproveitar pequenos espaços, hortas e jardins. Há aqui material de apoio. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[8] Opção Vegetariana nas Cantinas Públicas

Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, foi convidado do #DomingosVeg de 31 de janeiro de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Cátia e Jéssica, numa colaboração de Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Nuno Alvim fala da Lei n.º 11/2017, que regulamenta a oferta de opção vegetariana nas cantinas públicas.

[7] Por um melhor 2021, começando pela alimentação

Rafaela Honório, nutricionista, foi a convidada do #DomingosVeg de 27 de dezembro 2020. Este webinar, desafia-nos a repensar a dieta e escolhas alimentares, e mostra como podemos elaborar refeições nutricionalmente equilibradas e saudáveis. A nossa convidada especial, nutricionista com especialização em nutrição desportiva, vai faz uma introdução ao mundo da nutrição: o que devemos comer? Que macronutrientes necessitamos e quais as suas fontes? O que deve ter o pequeno-almoço? Numa abordagem muito prática, olha para conceitos fundamentais de nutrição e percebe de que forma o vegetarianismo pode ser inserido na dieta alimentar de qualquer pessoa. No fundo, os nossos desejos para 2021 são simples: corpos mais saudáveis, um planeta mais equilibrado, e pessoas mais felizes.

[6] Desporto e alimentação saudável

Ilda Pereira, atleta e coach, foi a convidada do #DomingosVeg de 29 de novembro 2020. Vídeo com interpretação em direto para língua gestual Portuguesa, por Andreia Esteves e Bruno Almeida, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Do cross-country à bicicleta de estrada, Ilda Pereira já pedalou, competiu (e acumulou muitas idas ao pódio) nos vários continentes do mundo. Neste #DomingoVeg dedicado ao vegetarianismo e à alta competição, conhecemos pontos-chave de uma alimentação que promove e potencia a regeneração do atleta. Falamos de algumas das inspirações da Ilda, do seu percurso de coacher, de literacia alimentar e até de filosofia.

[5] A vida ao serviço dos animais

Vasco Reis foi o convidado do #DomingosVeg de 25 de outubro 2020. Médico veterinário aposentado, fala da sua longa experiência no trato de animais.

[4] Porque estamos a preferir uma alimentação vegetal

Palestra de Rui Pedro Fonseca, em 27 de setembro de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 4º encontro. Rui Pedro Fonseca é autor de várias publicações, a sua mais conhecida obra é o livro "A Vaca que não ri" (Livros Horizonte, 2018). O Rui Pedro debate a forma como vemos os animais, como lidamos com eles e como podemos melhorar o bem estar - o deles e o nosso.

[3] Cozinha 100% vegetariana rápida, acessível e nutritiva

Conversa com a autora e jornalista Gabriela Oliveira, em 28 de junho de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 3º encontro. Dicas para uma alimentação saudável, prática e económica.

[2] Internacionalismo e Adaptação num Mundo em Mudança

Conversa com Alex Fernandes, em 31 de maio de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 2º encontro. Como podemos colaborar e adaptar-nos para ultrapassar a crise e construir um mundo melhor.

[1] Vegetarianismo nestes tempos de crise

Palestra de Elisa Nair Ferreira, em 26 de abril de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 1º encontro. Como o Vegetarianismo pode dar um contributo importante para ultrapassar a crise e construir um mundo melhor.



printer   E-mail