Categoria: Notícias
Notícias seleccionadas, interessantes para veganos e vegetarianos.

Artigos (12)



Legumes diversos Legumes diversos

Odivelas declarada cidade Veg-Friendly

Em julho de 2019, a Assembleia Municipal de Odivelas, declarou Odivelas como Cidade Veg-Friendly..
A proposta apresentada pelo PAN teve votos favoráveis de todas as bancadas, à exceção da do CDS/PP que votou contra.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Grupo de pessoas Grupo de pessoas

As classes mais elevadas consomem menos produtos animais

É nas classes sociais mais elevadas (AB) que se encontram as menores frequências de consumo de carne, peixe e ovos. Esta é ainda outra conclusão do estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui), e que permitiu tirar várias conclusões sobre os hábitos alimentares dos Portugueses.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Mulher num campo de flores Mulher num campo de flores

As mulheres do sul conhecem mais vegetarianos!

Foram mais as mulheres, das classes sociais mais elevadas, e no sul do país, que responderam afirmativamente à pergunta “Conhece pelo menos uma pessoa que siga uma alimentação exclusivamente vegetal?”.

A pergunta foi feita no mais recente estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Feliz ano de 2018! Feliz ano de 2018!

Feliz ano de 2018!

Chega o fim do ano de 2017, impõem-se as habituais retrospetivas de um virar de página.

O ano cessante ficará marcado pela realização daquele que foi o segundo grande estudo sobre os hábitos alimentares dos Portugueses, cuja principal conclusão é que o número de vegetarianos quadruplicou nos últimos 10 anos em Portugal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Aniversário Centro Vegetariano Aniversário Centro Vegetariano

Centro Vegetariano comemora 16 anos de atividade

Foi em 20 de outubro de 2001 que o Centro Vegetariano enviou o seu primeiro boletim eletrónico, então a apenas 30 pessoas. A associação decidiu usar o dia 20 de outubro como a data oficial de aniversário.

Celebra-se hoje, portanto, mais de dezasseis anos de atividade de um projeto cujo trabalho nos orgulha e cujo reconhecimento nos motiva a continuar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cartaz Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva Cartaz Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva

Mais de 4 em cada 10 portugueses considera alimentação vegetariana nutritiva

O mais recente estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017 pela AC Nielsen (ver aqui: https://www.centrovegetariano.org/Article-620-Numero-vegetarianos-quadruplica-10-anos-Portugal.html os principais resultados), permitiu também analisar a percepção dos Portugueses acerca do vegetarianismo.

Quando questionados acerca do valor nutricional de uma alimentação com base vegetal, 42 % dos Portugueses concorda que fornece todos os nutrientes essenciais à saúde. Dos inquiridos, 39 % indicou ainda conhecer pelo menos uma pessoa que segue uma alimentação exclusivamente vegetal



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cartaz quantos vegetarianos Cartaz quantos vegetarianos

120 000 vegetarianos - Número quadruplica em 10 anos

Estudo da Nielsen, para o Centro Vegetariano

Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano realizou o primeiro estudo a uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos em Portugal, com a AC Nielsen.

Passados dez anos, em setembro 2017, repetimos o estudo e as conclusões mostram uma evolução muito surpreendente.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Semana Vegetariana Semana Vegetariana

10ª Semana Vegetariana

Este ano de 2017, assinalamos já a 10ª Edição da Semana Vegetariana, de 1 a 7 de Outubro.
Durante 7 dias, o vegetarianismo está em foco enquanto prática de estilo de vida saudável, ético e ecológico. Inúmeros eventos, um pouco por todo o país,estão agendados com o principal propósito de elucidar um maior número de pessoas para esta causa.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Verdes querem impedir a venda de loiça descartável plástica

Em Portugal, como noutros países, a utilização de copos, talheres ou pratos descartáveis e feitos de plástico é muito comum em festas e eventos (públicos e privados) e encontram-se à venda de uma forma massiva.

Os copos descartáveis de plástico também são uma constante em máquinas automáticas de fornecimento de água, cafés e outras bebidas quentes presentes em locais de atendimento ao público, escritórios e noutros espaços, como em estabelecimentos de diversão noturna/bares onde não é raro servirem-se bebidas em copos descartáveis de plástico.

Há, portanto, uma utilização muito generalizada desta «loiça» que se caracteriza por usar e deitar fora, contribuindo para aumentos muito significativos de resíduos e para níveis de poluição que não são de menosprezar.

Nesse sentido, os Verdes entregaram um Projeto de Lei na Assembleia da República, em que propõem que se impeça a colocação no mercado de utensílios de refeição descartáveis em plástico convencional (à base de petróleo).

(Informação recebida d'Os Verdes)



Ler printer     E-mail   Facebook F



Adeus a Francisco Varatojo

Pioneiro na introdução da macrobiótica em Portugal, Francisco Varatojo teve um papel fundamental na divulgação de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

A sua partida, prematura e inesperada a 7 de julho de 2017, deixa um enorme vazio e vai ser com certeza sentida com pesar por todos os que reconhecem o seu inestimável contributo para a consciencialização da relação direta entre ecologia, alimentação e bem-estar.

Na certeza de que o legado e o exemplo de Francisco Varatojo irão permanecer, o Centro Vegetariano endereça à família e amigos sentidas condolências, e ao Instituto Macrobiótico Português também os votos de que possa continuar o trabalho há mais de 30 anos começado, com a mesma força de sempre.

  Centro Vegetariano, 8 de julho de 2017



Ler printer     E-mail   Facebook F



bolo de aniversário bolo de aniversário

15º Aniversário do Centro Vegetariano

Há 15 anos a promover o vegetarianismo!

No dia 20 de Outubro de 2016, o Centro Vegetariano - Associação Ambiental para a Promoção do Vegetarianismo comemora 15 anos.
O principal trabalho da associação tem sido na internet e para a internet, contando hoje com 6 páginas online (página principal, receitas, literatura, classificados, fórum, galeria) e mais uma loja online que já tem mais de 800 referências de produtos vegetarianos e cujos lucros têm sido aplicados nas despesas de funcionamento do projeto e na oferta de esterilizações e ração vegetariana a associações de proteção animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



4 de outubro - Resposta dos partidos sobre Alimentação, Ecologia e Direitos dos Animais

Aproximando-se as eleições de dia 4 de outubro, o Centro Vegetariano enviou no dia 27 de setembro, três perguntas, por e-mail, a todos os partidos concorrentes.

Responderam até hoje, data de fecho do período de campanha, o Bloco de Esquerda, confirmando a receção da mensagem e o Partido Comunista Português, com as respostas publicadas abaixo

Abaixo publica-se a mensagem do Centro Vegetariano, e as respostas recebidas.



Ler printer     E-mail   Facebook F