Grupo de pessoas Grupo de pessoas

As classes mais elevadas consomem menos produtos animais

É nas classes sociais mais elevadas (AB) que se encontram as menores frequências de consumo de carne, peixe e ovos. Esta é ainda outra conclusão do estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui), e que permitiu tirar várias conclusões sobre os hábitos alimentares dos Portugueses.

No âmbito do estudo foi perguntado aos respondentes com que frequência consumiam carne, peixe, leite e ovos.

Das quatro classes sociais consideradas pela Nielsen, verifica-se que é na classe mais elevada que se encontram as menores percentagens de pessoas que afirmam consumir produtos de origem animal com frequência. Por exemplo, no que toca a consumir carne ou derivados frequentemente, são menos de 70 % nesta classe, ao passo que nas outras classes a percentagem é sempre superior a 75 %. No que toca ao peixe, ovos, laticínios e derivados, o cenário é parecido, com uma diferença sempre superior a 10 % da classe AB para as restantes.

 

Amostra e metodologia

O estudo da Nielsen para o Centro Vegetariano utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas 2000 entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2.2 para um grau de confiança de 95%. As entrevistas foram efectuadas em setembro de 2017.


Agradecimentos

Este estudo foi apenas possível graças ao apoio de:

Colaboradores e sócios do Centro Vegetariano

Nielsen Portugal

logotipo Efeito Verde

logotipo Midzu

Best Choice Lodging

Ana Leite

Ana Martins

Ana Mendes

Cristina Rodrigues

Dora Algarvio

Liliana Costa

Maria Fernandes

Mateus Mendes

Pedro Leite

Tânia Santos

 

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-625-Classes-elevadas-consomem-menos-animais.html

Inserido em: 2018-09-18 Última actualização: 2018-09-18

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Observatório
Notícias
Alimentação > Alimentação Vegetariana