Tipos de vegetarianos

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de vegetais, com ou sem laticínios e ovos.
O vegetariano exclui o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango.

Embora se tenham popularizado algumas definições mais abrangentes, como semi-vegetariano, pixo-vegetariano ou flexitariano, que incluem dietas com consumo esporádico de peixe ou marisco, tais conceitos são uma aproximação e não um tipo de vegetarianismo.

Ovo-lacto-vegetariano

Come laticínios e ovos, além dos produtos de origem vegetal. Correntemente usa-se "vegetariano" como sinónimo de ovo-lacto-vegetariano.

Lacto-vegetariano

Exclui os ovos da sua dieta, por vezes por motivos de saúde, visto que o ovo contém um elevado nível de colesterol. No entanto, não sente necessidade de abrir mão dos laticínios por vários motivos - entre eles a dificuldade em excluir todos os produtos que contenham leite ou derivados.

Ovo-vegetariano

Inclui na sua alimentação os ovos, mas exclui o leite e os seus derivados.

Muitos dos que retiram o leite da sua alimentação fazem-no por preocupações ambientais, compaixão pelos animais ou por motivos de saúde (intolerância à lactose, por exemplo).

Vegetariano

Em sentido lato, é sinónimo de "ovo-lacto-vegetariano", e é esta a utilização mais comum da palavra. Em sentido estrito, refere-se a "vegetarianos puros", os que excluem da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (ovos, laticínios, mel, gelatina, etc.).

As primeiras referências à dieta vegetariana datam da Grécia antiga, tendo persistido até ao século XIX como "dieta Pitagórica". No século XIX, no Reino Unido, ter-se-á começado a usar a palavra "vegetariano", em vez de "Pitagórico", para designar uma dieta puramente vegetal. A palavra rapidamente se disseminou e adquiriu o atual significado de dieta vegetal, incluindo excecionalmente laticíios e ovos.

Vegano

Termo proposto em meados do século XX, para designar a alimentação puramente vegetal e reforçar a componente ética. De acordo com a definição original, proposta por Donald Watson em 1944, o vegano exlui na medida do possível e do prático qualquer produto de origem animal. O vegano, também referido pelo termo inglês vegan, exlui tudo o que possa causar exploração animal.

Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de roupas ou outros produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina), os produtos testados em animais e os espectáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.).
O veganismo vai, pois, além da alimentação (os que excluem todos os produtos derivados de animal só da alimentação são, por vezes, designados de vegetarianos puros) e pode ser definido como uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim.

Frugívoro

Os frugívoros (também designados como frutívoros) alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, abóbora e amendoim, entre outros.
Têm uma alimentação muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evitam assim todas as raízes, como sejam: cenoura, batata, cebola. Os rebentos são também evitados, como os de soja e alfafa.
O frugivorismo, assim como o veganismo, é geralmente encarado como uma forma de vida. Além da recusa em contribuir para a exploração e morte animal, também se recusam a participar da morte das plantas.
Quem adota esta forma de vida geralmente fá-lo por razões espirituais, de compaixão por todos os seres vivos.

Crudívoro

Alimenta-se única e exclusivamente de alimentos crus.
Defende que o homem é o único animal que cozinha os alimentos a temperaturas elevadas, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).  Normalmente aceita alimentos cozinhados a temperaturas inferiores a 40 ºC. Pode não ser vegetariano puro.

Referências

https://etymology.net/vegetarian/

https://ivu.org/history/societies/vegsoc-origins.html

https://www.vegansociety.com/about-us/history



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-70-Tipos-de-vegetarianos.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2023-05-03

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Iniciação...



Comentários



Alimentação a base de aves e peixes

Olá, gostaria de saber se existe um nome específico para pessoas que só consomem tipos de aves e peixes (incluindo alguns frutos do mar)?
Minha história: Desde pequena não gosto da carne vermelha (boi principalmente), mas minha família falava que eu precisava comer para ingerir os nutrientes, com o tempo acabei parando de vez por conta própria, e quanto a carne de Porco, tenho intolerância e também não gosto.
Já fazem 6 anos ou mais sem o consumo de carne bovina e mais de 15 anos sem o consumo de Porco.
(Por: Larissa Roberta Voltan)

[Por: @ 2021-08-09, 00:52 | Responder | Imprimir ]


Mudança

Oii, eu tenho 13 anos e quero me tornar ovolactovegetariana, sempre tive muito amor pelos animais e sempre quis parar de comer carne mais nunca tomei uma iniciativa, ontem eu vi e li algumas coisas que me deixaram muita triste fui dormir tarde e com a consciência pesada ver o sofrimento dos animais é de partir o coração hoje acordei totalmente disposta a mudar, desde criança eu sempre fui muito chata para comida não gosto de peixe e de alguns tipos de carne (mais ainda consumo algumas) por isso eu como muito frango e ovo a minha mãe tbm não gosta muito de carne então aqui na minha casa é frango basicamente todos os dias quero começar aos poucos largando de vez todos os tipos de carne e dps o frango porém não pelo quê substituir o frango
(Por: Ester)

[Por: @ 2021-04-20, 14:43 | Responder | Imprimir ]


sou ovolacteavegetariana

oi! tenho 10anos quase 11 e á pouco tempo tornei me ovo-lactea-vegetariana. ainda não sei bem, mas até agora não como carne e peixe mas como de tudo o resto, estaria num nível mais á frente se fosse mais velha mas preciso de carne e peixe para o crescimento mas como não posso, ficou com ovos, leite, iogurte, mel e etc. mas eu acho que a vida dos animais e de toda a terra é mais importante do que a minha, então, espero que daqui a uns anos possa dar um passo mais á frente e ser até vegan!!! porque eu adoro animais e tenho um coelho que ia para comer se não o levasse, e que por o ter, deixei de comer coelho!!! e adotei um gatimho abandonado para ter amor e por isso que sou ovolacteavegetariana para que pelo menos ajude o planeta e toda a vida nele. bjssss
(Por: clara)

[Por: @ 2020-07-10, 00:27 | Responder | Imprimir ]

Re: sou ovolacteavegetariana

Oi, eu diria para você evitar o leite pois ele facilmente engorda então evite tomar leite, você esta em fase de crescimento então precisa de alimentos tipo:
LEGUMES(ajuda muito em fase de crescimento pois diminui a ansiedade,depressão,nervosismo e até mesmo ajuda no crescimento) ;
OVO(o ovo ajuda muito no emagrecimento e principalmente na saude mais evite come-lo todos os dias);


Bom esses são os principais, mais só para complementar.

Caso você vá menstruar ou ja menstruou irei te passar um tipo de "suco" para ajudar a proteger o organismo e levar embora a dor.

Açafrão;Nos primeiros meses da menstruação tome todos os dias logo de manhã. Mais depois de 6 meses,talvez, diminua para apenas os dois primeiros dias.

Açafrão em pó: 1 colher pequena.
Gengibre em pó: 1/2 (meia) colher.
agua: dois dedos de agua.
e limão para diminuir o gosto horrivel desse negocio.
( com o tempo ele perde o gosto, acostume seu paladar)


evite tomar remédios pois isso destrói seu organismo e as consequências vem daqui alguns anos.

o "suquinho" é horrivel eu admito, mais você ira agradecer daqui alguns anos.



_-Milly
(Por: MARCIA DOS SANTOS DUARTE)

[Por: @ 2020-08-10, 13:51 | Responder | Imprimir ]



Mudança

Oi tenho 15 anos ,Sou ovolactovegetariana e pretendo virar vegana mas nao sei por onde começar ainda sinto muito desejo de comer frango e peixe ,por mais que ja tenha muda os habitos a 7 meses ,queria saber como evitar o desejo de comer frango ou peixe ?
(Por: Emi)

[Por: @ 2015-08-03, 20:58 | Responder | Imprimir ]

Re: Mudança

Resposta em baixo.



> Oi tenho 15 anos ,Sou ovolactovegetariana e pretendo
virar vegana mas nao
> sei por onde começar ainda sinto muito desejo de comer frango e peixe ,por
> mais que ja tenha muda os habitos a 7 meses ,queria saber como evitar o
> desejo de comer frango ou peixe ?
> (Por: Emi)


Oi Emi, eu te entendo kkk não sou ovolactovegetariana mais entendo, eu te indico Ora-pro-nóbis nem gosto tem o que ajuda muito.
Também indico você a comer mais saladas.



O mais importante nisso tudo,é,colocar na sua cabeça a sua vontade ( vontade de parar), caso você seja fraca para ver videos de bichinhos morrendo, aconselho você a assistir videos explicativos de como comer frango e peixe faz mal, pois seu cerebro ira ter um certo "nojo automatico".

(Por: MARCIA DOS SANTOS DUARTE)

[Por: @ 2020-08-10, 14:02 | Responder | Imprimir ]



Mudança

Oii, tenho 15 anos e desde pequena tenho um afeto imenso pelos animais. Sempre assisti videos onde mostram como os animais são tratados, e não preciso nem falar do absurdo. Mas a questão é que estou querendo me tornar uma real ambientalista, é o que eu mais quero para a minha vida, para o meu ser, e nada melhor do que começar pela alimentação. Amo carne, peixe, frutos do mar, ou qualquer alimento derivado deles (menos ovo). Mas eu os amo mais, e não quero continuar com essa alimentação. Quero me tornar vegetariana, e ir em diante, me tornar vergana. Mas não sei como! Não sei por quais alimentos devo substituir, não sei onde comprá-los. Sei que é uma mudança difícil, mas isso é só o começo, quero seguir meus ideais, minhas aspirações, minhas vontade, e fazer o certo! Agradeço e espero uma ajuda..
Beijos.

[Por: eduardamelo @ 2012-11-07, 22:38 | Responder | Imprimir ]

Re: Mudança

Oi,eu também não sabia como "começar" a ser vegetariana,pois eu também era muito apaixonada por todos esses alimentos!Entao eu comecei aos poucos,a um ano atrás parei de comer carne vermelha(boi e algumas partes do frango),agora eu parei de comer frango.Eu tô retirando esses alimentos da minha vida aos poucos,pois a minha mudança alimentar não afeta apenas a mim,como a minha família tb(eles não comem mais tanta carne como antes)!E eu busquei na internet e descobri muitas receitas bem simples,como o hambúrguer de aveia, q é muito bom,e q são preparados com ingredientes q normalmente nós temos em casa!!A e eu tenho apenas 16 anos então eu sei como tais se sentindo!!
(Por: Bianca Lima)

[Por: @ 2015-06-07, 19:57 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<