A engrenagem

Instituto Nina Rosa, Brasil, 2012, 17 min.

Faz reciclagem? Utiliza alternativas aos sacos de plástico? Parabéns, está num bom caminho para salvar o ambiente, mas será o suficiente?

O Instituto Nina Rosa lançou um filme que elucida sobre o impacto ambiental das suas escolhas enquanto consumidor. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pelo planeta Terra, é necessário despertar consciências e evitar o consumo de produtos animais.

Ao longo de 17 minutos será confrontado com informação chocante, que não chega diariamente até aos consumidores… Sabia que a produção de animais para o consumo humano gera 18% dos gases com efeito de estufa – mais do que todos os automóveis do Planeta? Ou que para produzir 1 ovo são utilizados 200 litros de água? E que por ano são mortos mais de 70 mil milhões de animais?

A indústria de produção animal é aqui ilustrada como uma engrenagem, “uma máquina movida a degradação ambiental, doenças, exploração animal, dor e muita, muita ganância”.

 

O Real Custo

Se o custo ambiental de produzir um bife fosse incorporado, o seu preço seria inviável. Vejamos:

1. A água que é utilizada: apesar de mais de mil milhões de pessoas não terem acesso a água potável, para um bife de 200 gr são investidos em média, 3000 litros de água.

2. As florestas que são destruídas para cultivar o alimento dos animais e o seu desperdício: pois a quantidade de cereais para produzir 225g de carne daria para alimentar 40 pessoas.

3. A energia consumida e as emissões de gases ao longo da cadeia de distribuição, até chegar ao seu supermercado.

4. A poluição gerada com a indústria, que contamina os solos, os lençóis freáticos, os rios e consequentemente os mares, afetando a biodiversidade marinha.

Se considerarmos o peixe, para pescar 1kg de camarão, são desperdiçados 20kg de outros animais marinhos, que são arrastados nas redes.

Existe mais mil milhões de pessoas passando fome no planeta mas não porque não existe alimento. Mais de metade da produção de grãos é consumida pelos animais em forma de ração. Em vez plantar grãos para alimentar animais que vão virar comida para os poucos que podem pagar por ela, porque não alimentar diretamente as pessoas?

 

Estratégias de venda

Quanto menos você percebe, mais consome”

Há todo um caminho que ignoramos, porque a informação que nos é vendida não corresponde à realidade. É por isso que os matadouros são fechados a sete chaves, que a publicidade incentiva ao consumo de produtos animais para uma ‘’boa saúde’’, e que passam imagens apelativas, de animais que vivem felizes no campo. O facto é que as coisas processam-se de maneira bastante cruel: as indústrias são autênticas linhas de montagem, sem condições nem espaço – imagine, 22 galinhas por metro quadrado! Os animais consomem hormonas de crescimento para de desenvolverem rapidamente, mas depois têm de ser ministradas vacinas e antibióticos para combater os malefícios de um crescimento corporal tão acelerado, e todos esses químicos passam para quem consome essa carne. Sem falar das consequências associadas de um consumo exagerado de carne, como obesidade, doenças cardiovasculares ou colesterol.

Por fim, esta engrenagem só é mantida porque existe procura. São os consumidores que têm o poder de a fazer parar. Atualmente existem alternativas para modificarmos o nosso padrão alimentar e também informação suficiente para elevar a consciência comum e assumir as nossas responsabilidades como seres humanos.

E você? Vai continuar a alimentar esta engrenagem?

 

O que é o Instituto Nina Rosa?

O Instituto Nina Rosa (INR) é uma organização sem fins lucrativos que opera desde 2000, no Brasil. Desde então tem procurado promover a valorização da vida animal por meio da educação em valores pois o INR, acredita que a educação e o exemplo têm o poder de transformar e incentivar a responsabilidade pela natureza, reino animal e a própria humanidade. Siga-os no facebook.

Veja o filme A Engrenagem aqui



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-593-A-engrenagem.html

Inserido em: 2013-01-05 Última actualização: 2013-01-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Meio Ambiente > Ambiente e intervenção
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Pessoas > Artigos por Autor > Daniel Souza
Pessoas > Artigos por Autor > Bárbara Pais