Categoria: Defesa Animal > Exploração animal

Artigos (37)



A engrenagem

Instituto Nina Rosa, Brasil, 2012, 17 min.

Faz reciclagem? Utiliza alternativas aos sacos de plástico? Parabéns, está num bom caminho para salvar o ambiente, mas será o suficiente?

O Instituto Nina Rosa lançou um filme que elucida sobre o impacto ambiental das suas escolhas enquanto consumidor. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pelo planeta Terra, é necessário despertar consciências e evitar o consumo de produtos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Agropecuária, um fardo para natureza e saúde humana

Não existe outra criatura à face da Terra que utilize, em seu favor, os fenómenos naturais de forma tão eficiente como o Homem. Desde os primórdios dos tempos, que o ser humano tenta desenvolver técnicas cada vez mais eficazes com o objetivo de facilitar a sua vida quotidiana. Começando pela descoberta do fogo ou a invenção da roda, passando pela invenção da imprensa e da máquina a vapor (Revolução Industrial) o homem desde cedo tenta superar-se buscando e rebuscando ferramentas que o auxiliem na conquista do seu bem-estar. Ainda que inicialmente essa busca seja movida pelo objetivo primário de melhorar e facilitar a vida da humanidade, esta não deixa de ser, em última instância, uma busca por domínio, por poder, sobre o seu semelhante e sobre o mundo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Peixes sofrem?

Os peixes pertencem ao reino animal e, dentro deste, são vertebrados. São seres aquáticos poiquilotérmicos (de sangue frio), que possuem corpo fusiforme, membros em forma de barbatana suportados por estruturas ósseas ou cartilaginosas, e guelras ou brânquias, com que respiram o oxigénio dissolvido na água.
Os primeiros peixes surgiram há cerca de 500 milhões de anos e eram semelhantes às lampreias actuais. Posteriormente, há aproximadamente 400 milhões de anos, surgiram os peixes com esqueleto cartilaginoso. Mais recentemente, há perto de 250 milhões de anos, surgiram os primeiros peixes com esqueleto ósseo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Páscoa: época de paz para com o borrego

Usualmente na época pascal os portugueses consomem borrego (carneiro jovem). Este artigo apresenta algumas razões para preferires uma Páscoa mais pacífica para com este animal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Polvo Polvo

A inteligência do polvo

Em várias regiões de Portugal é costume consumir polvo (cozido) na época natalícia. Deixamos‑te aqui diversas razões para preferires refeições vegetarianas e apreciares o polvo apenas no seu habitat natural e bem vivo!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dia Mundial dos Animais de Criação Intensiva

O dia 2 de Outubro, data de nascimento de um vegetariano muito famoso, Mahatma Gandhi, é um dia dedicado à exposição, lamentação e recordação do sofrimento e morte de cerca de 50 biliões de vacas, porcos, perus, galinhas e outros animais nos matadouros e quintas de produção animal em todo o mundo. Esta iniciativa foi lançada em 1983 pela FARM, uma organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, EUA.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Caça Desportiva

A caça, actividade considerada essencial para a sobrevivência do Homem há milhares de anos atrás, não passa hoje em dia de uma forma de recreio que é ética e ambientalmente discutível. Crê-se que esta actividade tem contribuído para a extinção de muitas espécies animais em todo o mundo e para o enriquecimento de muitas empresas e associações de caça desportiva.



Ler printer     E-mail   Facebook F



De Onde Vêm Os Ovos?

Até há cerca de 50 anos atrás, as galinhas eram criadas ao ar livre, punham os seus ovos em ninhos e conseguiam executar as actividades que lhe são características como procurar comida e apanhar sol.
Actualmente, a realidade é completamente diferente. As galinhas tornaram-se num produto resultante de um processo industrial e nas vítimas da ganância e da "fome falsa" do Homem.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Do mar ao prato: o sofrimento das lagostas

As lagostas são um crustáceo que pode viver mais de um século e têm uma vida social complexa. O seu sistema nervoso sofisticado torna-as sensíveis à dor: está disperso por todo o corpo e não apenas centralizado no cérebro. Tal significa que sofrem até que o seu sistema nervoso seja completamente destruído. Separar a sua espinal medula e o cérebro em dois faz com que sintam a mesma dor em cada uma das partes ainda vivas!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Relatório ADI-ANIMAL Basta de sofrimento nos circos

A Associação ANIMAL ( http://www.animal.org.pt ) e a ADI (Animal Defenders International – http://ad-international.org ) em Junho e Agosto deste ano levaram a cabo uma exaustiva investigação sobre as condições dos animais nos circos portugueses, cujos resultados apresentaram, em conferência de imprensa, no dia 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Bacalhau em vias de extinção

Originário das águas frias dos mares que circundam o Pólo Norte, o bacalhau é um alimento milenar. Registos mostram a existência de fábricas para o seu processamento na Islândia e na Noruega desde o século IX.
O mercador holandês Yapes Ypess foi o primeiro a fundar uma indústria de transformação na Noruega, por isso, é considerado o pai da comercialização do peixe industrializado. A partir de então, a procura do peixe passou a crescer, o que proporcionou o aumento do número de barcos pesqueiros e de indústrias pela costa norueguesa, transformando a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação do bacalhau.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adopta, não Compres

Os animais de raça são lindos e adoramos mostrá-los aos nossos amigos. Merecem-nos elogios, que ouvimos como se nos estivessem a elogiar a nós, e dão-nos um certo prestígio.
A sua vida é fácil e doce... mas a sua origem pode não ter sido assim tão doce.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Animais de Luxo

Muitas vezes vemos os maravilhosos gatos persa ou os caniches, perfumados e limpíssimos, completamente mimados, nas exposições e concursos de animais de companhia e pensamos que são uns animais privilegiados que têm um tratamento equiparado ao que é dado aos seres humanos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vivissecção, dissecação e testes em animais

O que é a vivissecção?


Vivisecção define-se como o acto ou a prática de fazer experiências em animais vivos, geralmente sem recorrer a qualquer tipo de anestesia. O termo vivissecção é usado para englobar as várias categorias científicas e procedimentos médicos feitos em animais, incluindo: testes de medicamentos e outros produtos químicos, pesquisa biomédica, ou a criação e morte de animais direccionadas para retirar e usar partes, tais como válvulas cardíacas ou órgãos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A comercialização e manufactura de goma-laca

O que é a goma-laca?

A goma-laca é um produto manufacturado a partir de uma resina natural, produzida por insectos microscópicos que se denominam em latim de Laccifer Lacca, e são vulgarmente chamados de cochonilhas. As cochonilhas são espécies de insectos que, apesar de microscópicas, podem atingir os dois centímetros e meio. Para produzir um quilo de goma-laca (para satisfazer as mais diversas necessidades humanas e os seus múltiplos usos) são necessários cerca de 300 mil insectos deste tipo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A comunidade das abelhas e a produção de mel

Um problema ético ou um ponto de vista utilitário?

Se, por um lado, alguns se interrogam sobre se a comunidade sofre assim tantos maus-tratos com a criação em cativeiro pelos apicultores, outros há que defendem que se a produção de mel não fosse coordenada pelo homem este produto, proveniente da espécie animal, mas exclusivamente natural, nem sequer chegaria às lojas e hipermercados.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cetáceos em redes de pesca

De acordo com um estudo feito à escala mundial para a associação WWF (World Wildlife Fund), mais de 300 mil baleias, golfinhos e botos morrem todos os anos nas redes de pesca. A maioria dos animais presos nestas armadilhas submarinas morrem por afogamento, porque não conseguem vir à superfície respirar.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Café ameaça animais

Os grãos de café utilizados na vulgar bica estão a ameaçar diversas de espécies animais, que correm já perigo de extinção. Segundo um estudo da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, citado pela BBC online, há vastas áreas de floresta a ser abatidas indiscriminadamente na Indonésia para dar lugar a plantações de café, acabando com o habitat de várias espécies.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O sofrimento do remédio da menopausa

Por mais irreal que possa parecer, um dos medicamentos mais prescritos para aliviar os sintomas da menopausa é feito a partir da urina de éguas grávidas. Esse remédio é o Premarin, um substituto de estrogénio que é consumido por milhões de mulheres em todo o mundo. A droga é rotineiramente prescrita para mulheres que se submeteram a histerectomias ou que sentem os sintomas da menopausa, e também para mulheres no pós-menopausa, para a prevenção de osteoporose e de doenças cardíacas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Tubarões à Beira da Extinção

Os tubarões habitam o mar há 400 milhões de anos, mas, em apenas duas décadas, os homens reduziram as populações em 75%.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Criação intensiva de perus

Todos os anos, mais de 260 milhões de perus são abatidos na União Europeia. 5 milhões dos quais em Portugal, sendo a época natalícia a de maior procura da carne destes animais.
São vários os problemas associados à criação intensiva destes animais e que, obviamente, têm consequências na qualidade da carne e na saúde de quem a consome.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Caviar: ouro negro

O caviar, apesar de vendido a preço de ouro, é um produto bastante consumido no Ocidente, sobretudo durante épocas festivas.
Embora a população de esturjões tenha diminuído drasticamente no delta do Volga (Rússia), o comércio de caviar mantém o seu ritmo devido à crescente procura do produto. As mafias apoderam-se deste negócio milionário, que promove grandes matanças e é executado por pescadores furtivos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Criação intensiva de frangos

Todos os anos, mais de 4000 milhões de frangos são criados na União Europeia. 209 milhões são criados em Portugal, país da União Europeia em que se consome mais carne de frango. No entanto, não há regras específicas que protejam estas aves.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Comércio de espécies selvagens

Trazer animais de espécies protegidas ou recordações fabricadas a partir delas pode ser ilegal. Comprar responsavelmente, desde Junho de 1997, é obrigatório perante a legislação comunitária.
Existem actualmente mais de 800 espécies de animais e plantas, cujo comércio internacional é proibido. Para mais de 20 000 espécies é controlado pela nova legislação europeia que regulamenta a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Roupas: substâncias animais e alternativas

Existem várias substâncias extraídas de animais (caxemira, angora, couro, camurça, peles, lã, penugem e seda) que são usadas em roupas e calçados.
No entanto existem muitas alternativas: nylon, algodão, flanela, fibras sintéticas, poliester, seda sintética, cânhamo e bambu.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Medicamentos: substâncias animais e alternativas

As substâncias abaixo são usadas essencialmente pela indústria farmacêutica em remédios, suplementos e vitaminas. Existem alternativas já no mercado.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cosméticos: substâncias animais e alternativas

A lista abaixo, elaborada pela PETA, enumera produtos que são extraídos dos mais variados animais. Estas substâncias são usadas em cosméticos, apesar de existirem muitas alternativas sintéticas ou de origem vegetal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos: substâncias animais e alternativas

São várias as substâncias de origem animal usadas nos alimentos, principalmente em bolos, biscoitos, gelados, conservas e vinhos. Geralmente são usadas como corantes, adoçantes, aromatizantes ou conservantes.
Em relação às suas alternativas sintéticas ou vegetais têm ainda a desvantagem de poderem provocar reacções alérgicas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção de carne de porco

É sabido que a carne de porco não só é má para a saúde como é cada vez de pior qualidade. Um motivo para a perda de qualidade é sem dúvida o método de produção.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção de carne bovina

Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários. As imagens abaixo foram retiradas de vídeos feitos pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), e são uma amostra das situações vividas pelos bovinos.
Mesmo que este tipo de tratamentos fosse eticamente desculpável, a qualidade da carne produzida continuaria a ter de ser posta em causa.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cochonilha e Carmim

Um vegano deve estar atento aos rótulos que indicam os ingredientes Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.) ou E-120.
Cochonilha é um pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do insecto cochonilha. Carmim é um corante obtido a partir de milhares de lesmas mortas.
Estes ingredientes são utilizados em produtos alimentares, principalmente sobremesas com sabor a frutos, roupas e produtos de cosmética.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.
O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Ingredientes Derivados de Animais

Para os veganos, ou simplesmente para aqueles que pretendem evitar o uso de produtos que contenham ingredientes de origem animal, existem listas de ingredientes derivados de animais que estão presentes em produtos alimentares ou de higiene e limpeza.
É preciso ter em consideração que um produto que não tenha sido testado em animais não é sinónimo de isenção de ingredientes de origem animal, e vice-versa. Ou seja, para saber se um produto é vegano, é necessário saber se a marca testa em animais e também se o produto contém algum ingrediente de origem animal.
A lista de seguida está em inglês porque a maioria dos produtos que se encontram no mercado português apresentam a lista dos ingredientes nessa língua.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cães para consumo humano

Algumas raças de cães europeus estão a ser exportadas para a China, onde são criados para fins alimentares. Acredita-se que a carne de um cão, quando morto em extremo sofrimento causado por longos períodos de tortura, seja um poderoso afrodisíaco.
Actualmente a carne de cão é abundante e o seu consumo tem aumentado à medida que as pessoas têm mais poder de compra, pois esta é uma das mais caras do país.
Na China, dez milhões de cães são abatidos por ano para consumo humano.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A Produção de seda

A descoberta do produto seda da espécie bicho-da-seda Bombyx mori ocorreu por volta de 2700 A.C. e, de acordo com a tradição chinesa, a invenção da primeira seda em meadas deve-se à noiva do imperador Huang Ti, uma jovem de 14 anos de nome Hsi Ling Shi. A cultura de seda espalhou-se então por toda a China tornando o produto numa comodidade bastante valorizada, sobretudo, posteriormente, por outros países.
Em 139 A.C., a maior rota de comércio mundial foi aberta desde a China Oriental ao Mediterrâneo, vindo posteriormente a ser designada de rota da seda e, por volta de 300 D.C. o segredo da produção de seda tinha já atingido a Índia e o Japão.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Avanços Médicos Sem Utilizar Animais

As declarações de que as experiências com animais têm contribuído para os avanços nas ciências da vida são exageradas. Porque a investigação animal é uma metodologia obsoleta e tem produzido muitos resultados falsos e enganosos entre os verdadeiramente importantes.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Patê de fígado de ganso (foie gras)

O "foie gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, ou seja, uma doença do fígado. Como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas, os fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal.



Ler printer     E-mail   Facebook F