O sofrimento do remédio da menopausa

Por mais irreal que possa parecer, um dos medicamentos mais prescritos para aliviar os sintomas da menopausa é feito a partir da urina de éguas grávidas. Esse remédio é o Premarin, um substituto de estrogénio que é consumido por milhões de mulheres em todo o mundo. A droga é rotineiramente prescrita para mulheres que se submeteram a histerectomias ou que sentem os sintomas da menopausa, e também para mulheres no pós-menopausa, para a prevenção de osteoporose e de doenças cardíacas.

Com a estimativa de 8 milhões de mulheres tomando regularmente a droga, e 43 milhões de mulheres entrando na menopausa, a indústria de urina de éguas grávidas (UEG) prospera. Enquanto produz grandes lucros para a Wyeth-Ayerst, fabricante do Premarin com base no Canadá, também produz sofrimento para milhares de éguas e potros.
Wyeth-Ayerst diz que o ?ingrediente secreto?, urina de éguas grávidas (PMU- ?pregnant mares urine?), coloca o medicamento à parte das outras drogas equivalentes existentes no mercado.

Para produzir Premarin as éguas são engravidadas e presas em minúsculas celas de estábulos que medem 1,68 m x 2,43 m. Durante seis meses, enquanto produzem altos índices de estrogénio, as éguas não podem dar mais que um ou dois passos em nenhuma direcção, virar-se ou mesmo deitar-se confortavelmente.
São forçadas a usar 24 horas por dia um saco de borracha colector de urina que lhes irrita a pele e causa feridas. Também lhes é negado acesso livre à água, para que a urina colectada contenha índices concentrados de estrogénio. Isso pode provocar problemas renais e de fígado, além de causar ferimentos porque elas ficam desesperadas quando a água é distribuída, uma vez que sentem sede constantemente.
Após o nascimento é permitido que as éguas pastem apenas alguns meses com seus potrinhos, período em que elas são re-engravidadas, separadas de seus bebés e recolocadas na linha de produção.
Os potrinhos das éguas são meramente um "sub-produto" da produção das fazendas de UEG. Alguns são mortos imediatamente ao nascerem, outros mantidos para substituírem as éguas exaustas e para expandir a produção; a maioria é vendida quando estão com aproximadamente 4 meses de idade, enviados para engorda e abatidos.
Em 1993 estima-se que 75.000 éguas em 485 fazendas espalhadas pelo Canadá e Dakota do Norte foram confinadas para colecta de urina, dando à luz 90.000 potrinhos. O número pode triplicar nos próximos anos, se as mulheres continuarem a usar o medicamento.

Além de contribuir para o sofrimento de milhares de animais, este medicamento pode ter efeitos colaterais para a saúde: a possibilidade de desenvolver cancro do útero, coágulos sanguíneos, náuseas, vómitos e seios doloridos. Dois estudos envolvendo milhares de mulheres mostram que a reposição de hormonas sintéticas aumenta o risco de ataque do coração nas mulheres que estão na pós menopausa. Uma vez que o estrogénio sintético já pode ser fabricado a baixo custo, colectar UEG é um método cruel e antiquado. O Premarin é a única droga para tratamento da menopausa que ainda é fabricada com estrogénio animal, enquanto outros estrogénios, como o Estradiol (sistema transdérmico e comprimidos), Estropipase e Estrone são mais eficazes.

Pode pedir-se aos médicos que prescrevam estrogénios sintéticos. Além disso, a osteoporose e as doenças do coração podem ser evitadas com uma dieta pobre em gordura e de baixas calorias, e formas eficazes de estrogénio de origem vegetal podem ser encontradas em alimentos como o tofu, bagas em geral e frutas cítricas. Fala também com o veterinário dos teus animais, pois costumam prescrever estrogénio sintético para cães.

Referências:

http://www.geocities.com/RainForest/Vines/5011/premarin.html
http://www.equus.org/premarin.htm
http://www.premarin.org (abaixo-assinado)
http://www.ahp.com/wyeth_intl_locs.htm (Laboratório Wyeth-Ayerst, responsável pelo Premarin)


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-203-O-sofrimento-do-rem-dio-da-menopausa.html

Inserido em: 2003-06-21 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Saúde > Saúde da Mulher



Comentários



horror

horror quanta maldade tem o ser humano nunca tomarei
(Por: CLAUDIA)

[Por: @ 2015-10-30, 10:33 | Responder | Imprimir ]


Premarin

Nunca vou tomar, E que DEUS salve esses animais.
(Por: Alexandra)

[Por: @ 2011-12-12, 13:37 | Responder | Imprimir ]


orror!!!!

nunca imaginaria tal crueldade com os animais !!! estava peswuizando um remedio mais este esta fora da minha lista e vou falar para minhas amigas q estão na idade da menopausa!!!!!
(Por: vera e patricia )

[Por: @ 2009-09-13, 22:52 | Responder | Imprimir ]