Categoria: Saúde > Saúde da Mulher
Artigos especialmente para o sexo feminino.

Artigos (6)



Nutrição e problemas menstruais

Problemas na função menstrual podem ser difíceis de suportar ou até mesmo limitativos. Cerca de 10 por cento de mulheres adolescentes ou jovens adultas sofre de dores menstruais fortes. Na maior parte das vezes, as causas não são identificadas.
Nalguns casos, podem ser sintoma de outros problemas, a nível do sistema reprodutor da mulher.
Factores nutricionais parecem desempenhar um importante papel no que se relaciona com as dores menstruais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O sofrimento do remédio da menopausa

Por mais irreal que possa parecer, um dos medicamentos mais prescritos para aliviar os sintomas da menopausa é feito a partir da urina de éguas grávidas. Esse remédio é o Premarin, um substituto de estrogénio que é consumido por milhões de mulheres em todo o mundo. A droga é rotineiramente prescrita para mulheres que se submeteram a histerectomias ou que sentem os sintomas da menopausa, e também para mulheres no pós-menopausa, para a prevenção de osteoporose e de doenças cardíacas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Leite de soja reduz risco de cancro da mama

O leite de soja e o tofu reduzem os riscos de cancro da mama, devido às hormonas que contêm, segundo um estudo realizado recentemente pelos Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos, Instituto de Investigação do Cancro do Reino Unido e pela Universidade Nacional de Singapura.
As mulheres que consomem mais soja apresentam menos disposição para terem tecidos mamários "densos", predispostos ao cancro da mama.
Observou-se que a taxa de cancros da mama na China e Japão, países onde se consome tradicionalmente mais soja, é inferior à registada nos países ocidentais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Síndroma Pré-Menstrual

A síndroma pré-menstrual (SPM) é um estado caracterizado por um conjunto específico de sintomas que afecta muitas mulheres, sensivelmente uma semana antes do aparecimento da menstruação. Entre os principais sintomas salientam-se variações de humor, irritabilidade, ansiedade e mesmo estados depressivos. São também comuns sinais de fadiga e falta de energia.
Apresentam-se abaixo algumas hipóteses interessantes para ajudar a aliviar estes sintomas que atormentam as mulheres.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Quando o Ambiente é a saúde da Mulher

Apesar da vida moderna revelar uma mulher preparada para todas as situações, e aparecerem anúncios que fazem crer que as alterações menstruais são apenas algo que passa com a absorção de determinados medicamentos, a realidade é bem diferente.
Para muitas mulheres o seu ciclo menstrual é confuso e doloroso, tornando-as irritáveis e agressivas, e, infelizmente, para algumas pessoas algo ignorantes, tal situação torna-se motivo de chacota e alvo de piadas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Soja e a mulher

Actualmente temos presenciado um aumento significativo de várias doenças na mulher, as quais há algumas décadas nem ouvíamos falar. No tempo de nossas avós, parece que elas não sofriam com os incômodos sintomas da menopausa, cancro de mama era algo esporádico e mulheres com problemas cardiovasculares era raríssimo. Mas o que está acontecendo para que a mulher moderna e muito mais ativa seja atingida por essas doenças?



Ler printer     E-mail   Facebook F