Categoria: Saúde > Saúde da Mulher > Gravidez e Maternidade
Artigos sobre alimentação na gravidez, amamentação e relacionados.
Sub-categorias:
Gravidez e Maternidade

Artigos (12)



barriga de grávida barriga de grávida

Grávidas vegetarianas – que cuidados?

O desejo de qualquer mãe é gerar um bebé saudável, lindo e inteligente. A gravidez é uma etapa fundamental no desenvolvimento do bebé, e uma alimentação adequada vai influenciar de forma muito positiva a saúde da criança durante todo o seu crescimento, bem como a sua vida adulta. Não existe fase mais importante para que a sua saúde seja a melhor possível, do que o momento em que gera uma nova vida. O que come durante a gravidez terá um profundo efeito no seu filho, por isso, faça as melhores escolhas que conseguir. Mesmo que sinta que faz uma alimentação equilibrada antes de engravidar, não pode considerar seguro não rever o seu plano alimentar e garantir que serve todas as exigências desta nova fase e durante os próximos nove meses.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Isabel Matos, mãe vegetariana

Isabel Matos é vegetariana e mãe de Alexandre Laia, de 5 anos (nasceu em Julho de 2003), e de mais duas adolescentes. É também adepta do parto natural (humanizado), da amamentação prolongada, da ecologia e do ensino doméstico, temas que destaca no seu blog A Escola é Bela http://escolabela.wordpress.com
O Centro Vegetariano entrevistou-a a propósito da sua experiência como mãe vegetariana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Francisco Matos, menino vegetariano Francisco Matos, menino vegetariano

Entrevista a Dalva Silva, mãe vegetariana

Dalva Silva é vegetariana e mãe de Francisco Silva Y de Matos, um menino de 6 anos (em Março 2008). Dalva era ovo-lacto-vegetariana quando engravidou e adoptou esse tipo de alimentação também para o seu filho.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Amamentação do bebé vegetariano - conselhos práticos

A amamentação materna é fundamental para a saúde do bebé – como criança que é, e como adulto que será - além de que é igualmente saudável para a própria mãe, já que previne o cancro da mama e ajuda a mãe a recuperar o seu peso ideal, entre outros benefícios.

Ler printer     E-mail   Facebook F



André Dinis, criança vegetariana. André Dinis, criança vegetariana.

Entrevista a Sónia Cruz, mãe vegetariana

Sónia Cruz é vegetariana e mãe de André Dinis, um menino com 1 ano e 11 meses de idade (em Junho de 2007). Sónia era ovo-lacto-vegetariano quando engravidou e adoptou esse tipo de alimentação também para o seu filho.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Veganismo na gravidez e nos primeiros anos de vida

Grávidas, lactantes, bebés e crianças são particularmente sensíveis a perigos alimentares, pelo que é muito aconselhável evitar as gorduras, drogas, hormonas e pesticidas contidos na carne e lacticínios e passar a usufruir dos benefícios de uma dieta vegetariana. Segundo a Associação Americana de Dietética, as dietas veganas bem planeadas são adequadas a todos os ciclos de vida, incluindo a gravidez e a amamentação, satisfazendo as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes e promovendo o crescimento normal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Lara, menina vegana. Lara, menina vegana.

Entrevista a Irene Franco, mãe de uma criança vegana

Irene Franco é vegana e mãe de Lara Franco Neves, uma menina com 2 anos e 10 meses de idade (em Dezembro de 2005). Irene era ovo-lacto-vegetariano quando engravidou de Lara e manteve esse regime durante os primeiros meses de vida da filha. Ao descobrir a origem dos ovos e do leite tornou-se vegana, juntamente com o seu marido, e adoptou o mesmo regime alimentar para a sua filha.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A Dieta durante a Gravidez

Durante a gravidez todas as necessidades nutricionais aumentam. Por exemplo, precisa-se de mais cálcio, mais proteínas e mais ácido fólico. Mas as necessidades calóricas aumentam modestamente. De facto, precisa-se de preencher todas as necessidades nutricionais acrescidas em apenas 300 calorias extra.
Por esse motivo todas as mulheres grávidas precisam de escolher inteligentemente as suas refeições . É importante ingerir alimentos que sejam nutritivos, mas não ricos em gorduras, açúcar ou calorias em excesso.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Leite materno & Leite em pó

O Leite Materno é o melhor
Idealmente o primeiro alimento para bebés veganos deve ser o leite materno. Se necessitares informação e apoio sobre amamentação podes contactar La Leche League ( http://www.lalecheleague.org ).
Muitos benefícios são transmitidos ao bebé através da amamentação, incluindo o fortalecimento do sistema imunitário, protecção contra infecções e redução no risco de alergias. Além disso o leite materno existe especificamente para alimentar bebés e provavelmente contém substâncias fundamentais ao crescimento dos recém-nascidos, que nem sequer se pensa serem essenciais e que não estão incluídas nos leites comerciais em pó.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação de bebés veganos

A não ser que vivas num ambiente que apoia o veganismo, as dúvidas sobre como alimentar um bebé com uma dieta vegana podem apoderar-se de ti. A alimentação é um assunto delicado, pois as pessoas querem o melhor para as suas crianças; querem dar-lhes os melhores alimentos. Não é invulgar algumas pessoas, que acreditam que uma dieta vegana é o melhor para si, terem dúvidas sobre se esse tipo de alimentação é o melhor para os seus filhos.
Os médicos ainda levantam muitas questões sobre a eficácia desta dieta e, na maioria dos casos, são contra a sua utilização. Não te deixes dissuadir, pois desde que sigas algumas linhas mestras irás dar ao teu filho uma alimentação perfeitamente saudável. O caminho a seguir será mais suave e agradável se a tua família, amigos e médicos, sentirem que tens bons conhecimentos sobre nutrição e virem o teu filho saudável.
O que se segue é uma visão cronológica de como satisfazer as necessidades nutritivas do teu bebé com uma dieta vegana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação da grávida vegetariana

Durante a gravidez a necessidade de nutrientes aumenta consideravelmente. A grávida vegetariana deve seguir orientações específicas e ter especial atenção ao ferro, cálcio, zinco, ácido fólico e à vitamina B12.
Devem consumir-se produtos variados de cada um dos grupos alimentares, de forma a proporcionar um melhor equilíbrio dos nutrientes. Beber bastante água durante o dia e não saltar refeições, de modo a ter um fornecimento constante de energia, vitaminas e minerais, pode ser um bom princípio. A grávida deve também evitar bebidas alcoólicas durante a gestação, bem como manter um consumo de cafeína abaixo de 300 a 400 mg por dia (3 a 4 chávenas).


Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação vegana e gravidez

Em certas alturas da vida as necessidades de vários nutrientes são maiores, como é o caso de gravidez. Os riscos que corre a saúde da grávida vegetariana e a do bebé são semelhantes, ou menores, aos que ocorrem com uma alimentação que inclua carne.
Durante a gravidez a alimentação vegetariana proporciona algumas vantagens, como, por exemplo, um menor risco de hipertensão e de obesidade. Estas doenças são prevenidas com um elevado consumo de grãos integrais, fruta e legumes e com um baixo consumo de gorduras, nomeadamente saturadas.



Ler printer     E-mail   Facebook F