Alimentos: substâncias animais e alternativas

São várias as substâncias de origem animal usadas nos alimentos, principalmente em bolos, biscoitos, gelados, conservas e vinhos. Geralmente são usadas como corantes, adoçantes, aromatizantes ou conservantes.
Em relação às suas alternativas sintéticas ou vegetais têm ainda a desvantagem de poderem provocar reacções alérgicas.

Albúmen, Albumina (Albumen. Albumin.)
De ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Usada em bolos, biscoitos, doces, salsichas vegetarianas, etc. As claras de ovos podem também ser utilizadas para clarear vinhos.

Ácido Esteárico (Stearic Acid.)
Gordura de vacas e ovelhas e também de cães e gatos sacrificados. Na maioria das vezes refere-se a uma substância gordurosa retirada do estômago de porcos. Pode provocar irritações. Usado em gomas de mascar e aromatizantes. Possui diversos derivados, como os estearatos.
Alternativas: o ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como a noz de coco.

Ácido Láctico (Lactic Acid.)
Usado em soro de leite, cerveja, conservas e outros alimentos produzidos através da fermentação. Usado como conservante.
Alternativas: fontes vegetais, sintético.


Almíscar, Almiscareiro (óleo de) (Musk (Oil))
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, do castor, do rato silvestre e de outros animais. Os gatos selvagens são capturados, mantidos em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzirem o odor. Os castores são apanhados em armadilhas e os cervos são caçados com tiros. Usado como aromatizante.
Alternativas: plantas com odor almiscarado.

Carmim, Cochonilha e Ácido Carmínico (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.) E120
Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do insecto cochonilha. Usado em biscoitos de sabor a morango, gelados de frutas vermelhas, etc. Pode causar reacção alérgica.
Alternativas: suco de beterraba ou simplesmente nada, pois um corante não acrescenta benefício algum aos alimentos.

Caseína, Sódio Caseinado (Casein. Caseinate. Sodium Caseinate.)
Proteína do leite. Pode ser encontrada em algumas marcas de tofu, entre outros alimentos.
Alternativas: proteína de soja, leite vegetal.

Gelatina, Gel (Gelatin. Gel.)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de animais fervidos com água. Usado como espessante em gelatinas de frutas e pudins. Também usada em doces, bolos e gelados. Pode ser utilizada para ajudar no clareamento de vinhos.
Alternativas: carragena, álgas (algina, agar-agar, kelp), pecticina de frutas, dextrina, goma de algodão, gel de sílica.

Geleia Real, Mel, Pólem, Própolis
A produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no Inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Para inseminar artificialmente as abelhas rainhas é tirado esperma do zangão esmagando-lhe a cabeça. A decapitação gera um impulso eléctrico tão forte que o animal ejacula.

Glicerina, Glicerol
Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal.
Alternativas: glicerina vegetal e sintética.

Lactose.
Açúcar do leite dos mamíferos.
Alternativas: açúcar de plantas.


Referências:
http://www.peta.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-162-Alimentos--subst-ncias-animais-e-alternativas.html

Inserido em: 2002-11-24 Última actualização: 2005-11-20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Omnívora > Despensa Tradicional
Defesa Animal > Exploração animal



Comentários



sunquick

Descobri que há um aromatizante que não é artificial no entanto diz ser derivado de leite nos sumos sunquick então deixaria de ser vegano... Alguém me pode disser que aromatizante de origem animal do leite é este? Tambem gostaria saber sobre pectina, goma de celulose e ácido aglínico.
(Por: Marua)

[Por: @ 2015-03-02, 14:53 | Responder | Imprimir ]


Espirito

Sou vegetariano já há 4 anos.

Sinceramente nao dou valor ao rótulo vegan, ovo lacteo, etc.

Para mim o que é importante é não maltratar os animais.

Estava para tomar geleia real, mas vi o artigo.
Nao se tornem extremistas nem fanáticos, mas sim zeladores da vossa consciência em relação aos animais.

Parabens pelo site, muito bom.

Abraço!
(Por: Helder)

[Por: @ 2014-01-19, 16:33 | Responder | Imprimir ]


Eu me tornei vegetariana em Abril e 2012 e 3 meses depois virei vegana. Estou sempre passando por dificuldades, mas nunca desisto. Porque eu comia gelatina e não sabia que eram usados ossos e outras coisas de animais, então parei de consumir. Não sabia também que tinham algumas coisas animais em refrigerantes, parei de consumir. Recentemente eu vim saber que nas maioria das balas, pirulitos e chicletes era a mesma coisa da gelatina. E hoje eu descobri que algumas ervilhas tem conservantes, que eu lia nos ingredientes e não falava nada sobre, só dizia que tinha e não do que eram feitos. Me sinto muito triste, você teria uma dica para me ajudar a escolher bem meus alimentos e não cometer esse tipo de erro novamente? Tenho dúvida em alguns pães integrais e no clube social integral não tem escrito nos ingredientes nada animal, mas é assim mesmo? E macarrão integral posso comer? e os salgadinhos como "ruffles" Veganos podem comer os de cebola e salsa? Obrigada ><
(Por: Kétsia)

[Por: @ 2013-01-12, 16:31 | Responder | Imprimir ]

Existem de facto muitos ingredientes de origem animal. No entanto, também existem muitas alternativas. Já existem marcas de gelatina vegetal, muitos sumos e refrigerantes não têm nada de origem animal, os conservantes das ervilhas normalmente não são de origem animal. Pode ver mais em http://www.centrovegetariano.org/Article-275-Aditivos%2Be%2Balimentos.html sobre os aditivos de origem animal.
A maioria dos pães são veganos, mas alguns podem ter ovos, leite, banha de porco ou outros ingredientes de origem animal. Só mesmo perguntando a cada fornecedor ou marca.

[Por: cris @ 2013-01-14, 17:03 | Responder | Imprimir ]



Oi!

Obrigado pelas respostas! :)

Só uma coisita, como eu sei se a salsicha é verdadeiramente vegana, há alguma indicação no rótulo?

Tenho outra dúvida: vi na net dizerem que chiclete tem gelatina e humidificante (?), que vêm dos animais, mas eu estive a ver o rótulo de uma pastilha (Bubblicious) e ela não tem isto, nem mesmo gelatina! Será que é vegana?
(Por: Inês Lopes)

[Por: @ 2011-03-17, 10:35 | Responder | Imprimir ]

Re: Oi!

Algumas marcas podem indicar "apto para veganos", mas de resto é aprender a conhecer quais os ingredientes de origem animal ou aqueles que por vezes o são. Por exemplo se na lista de ingredientes indicar "albumina" ou "lactose" já sabemos que não é vegano. O ideal é escolher marcas que nos dão garantias.
Muitos ingredientes podem também ter designações começadas por E seguida de um nº e alguns são de origem animal (por ex, E441 é gelatina animal). Podes ver detalhes em http://www.centrovegetariano.org/Article-275-Aditivos%2Be%2Balimentos.html

[Por: cris @ 2011-03-18, 20:29 | Responder | Imprimir ]



Dúvida

Boa Tarde. Gostaria de tirar umas dúvidas. Se nas salsichas vegetarianas, usam produtos de origem animal, então como eu sou vegetariana não posso comer salsichas vegetarianas?? Pelo que eu percebi, não podemos ir a um supermercado normal e comprar produtos, que nós pensamos serem veganos, pois podem conter produtos animais... Ou seja, não existe um vegano perfeito, isso é quase impossível... :(
(Por: Inês Lopes)

[Por: @ 2011-03-14, 22:14 | Responder | Imprimir ]

Re: Dúvida

Vegetariano e vegan são duas coisas diferentes. A palavra "vegetariano" tem sido bastante adulterada e neste momento um produto vegetariano pode incluir vários subprodutos de origem animal, como ovos, leite ou derivados, suco gástrico chamado de coalho para queijos e outras coisas bizarras. Um produto vegan não tem qualquer sibstância de origem animal. É a velha história de sempre - temos que ler sempre os ingredientes do princípio ao fim.

[Por: gnanaatman @ 2011-03-14, 23:46 | Responder | Imprimir ]


Re: Dúvida

A maioria das salsichas são vegetarianas, mas não são veganas. Muitas contêm albumina de ovo.
Há também uma ou duas marcas que têm cochonila, um corante de origem animal. Nesse caso, muitos vegetarianos também não as consomem.
De resto, é preciso estar atento aos rótulos e ler os ingredientes. É uma questão de prática para conhecer os ingredientes que possam ser de origem animal e de escolher as marcas que já sabemos que são veganas.

[Por: cris @ 2011-03-14, 23:45 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<