Categoria: Meio Ambiente > Ambiente e intervenção
Linhas gerais que nos levam a ter melhor qualidade de vida.

Artigos (27)



Pessoa a ver paisagem Pessoa a ver paisagem

Veganismo - e voltar à natureza

Momento de reflexão para o início de um novo ano

Em geral é aceite que os primeiros humanóides eram principalmente recoletores, que sobreviveram com uma dieta baseada em plantas. Em seguida, evoluíram a arte da caça e começaram a comer quantidades cada vez maiores de carne. Embora esta não seja uma teoria consensual, é talvez indiscutível que os nossos antepassados viveram muito mais próximos da natureza do que os humanos modernos. E isso deve ser verdadeiro para possivelmente todas as civilizações da história humana conhecida. Respeitavam as paisagens naturais, os ciclos naturais do sol e da lua, as correntes e os ciclos da água e a vida em geral.



Ler printer     E-mail   Facebook F



capa do livro Amoreiras - Permacultura para uma aldeia capa do livro Amoreiras - Permacultura para uma aldeia

Uma introdução à Permacultura

O conceito "permacultura", exposto pela primeira vez em livro em 1978 na Austrália por Bill Mollison e Dave Holmgren (1) (um professor na universidade e o outro estudante de design ambiental), uniu os termos "permanente" e "agricultura". Designava um novo sistema interdisciplinar de planeamento/design ético, ecológico e funcional, para a escala humana e local, que ambos começaram a formular e a implementar no terreno, em meados dos anos 70.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A engrenagem

Instituto Nina Rosa, Brasil, 2012, 17 min.

Faz reciclagem? Utiliza alternativas aos sacos de plástico? Parabéns, está num bom caminho para salvar o ambiente, mas será o suficiente?

O Instituto Nina Rosa lançou um filme que elucida sobre o impacto ambiental das suas escolhas enquanto consumidor. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pelo planeta Terra, é necessário despertar consciências e evitar o consumo de produtos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Freegan Freegan

Freeganismo

Agosto de 2000 em Londres, e nas traseiras de um supermercado, já a noite ia alta, aproximamo-nos dos 4 contentores de lixo. Ao abrir as tampas, o que lá vimos ainda não esqueci.
Não foi lixo que encontrámos mas sim a mesma mercadoria que se vende lá dentro, neste caso a mercadoria que nesse dia não se vendeu e por vários motivos teve que ir para o lixo.
Foi há 10 anos que percebi o que era o freeganismo e as razões para o praticar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O vegetarianismo no ambiente

O impacto da produção da carne no ambiente é colossal face à produção de vegetais. Em 1997 quando nos EUA, existiam pouco mais de 265 milhões de pessoas (1), no relatório (2) publicado nesse ano pela Universidade de Cornell, afirmava que os EUA podiam alimentar 800 milhões de pessoas com o grão que era dado ao gado. No mesmo relatório afirma-se também que são necessários oito vezes mais combustíveis fósseis para produzir proteína animal do que proteína vegetal e que a primeira é apenas 1,4 vezes mais nutritiva do que a segunda.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ser saudável em tempo de crise

É possível ser ecológico, fazer uma alimentação saudável e ainda poupar dinheiro.
Reduzir, reciclar, reutilizar é a melhor máxima a seguir no que toca a proteger o ambiente. Isto aplica-se a tudo, desde o teu local trabalho, à tua higiene, ao jardim e até à cozinha.
Numa época em que tanto se fala de crise nas famílias portuguesas, nada melhor do que ter em conta algumas dicas para não só poupar o ambiente, mas também para poupar na carteira. E o melhor de tudo é que ainda conseguirás uma alimentação mais saudável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Pensos Natracare Pensos Natracare

Pensos higiénicos: alternativas ecológicas

Actualmente, uma mulher utiliza em média 10.000 a 15.000 tampões ou pensos durante a sua vida. Estima-se que, em cada ano, 45.000 milhões de pensos (e as suas embalagens) vão para o lixo, indo parar às lixeiras e aos esgotos, e demorando anos a desaparecerem. Os pensos são normalmente fabricados com raiom e algodão não biológico que é branqueado com cloro. A produção de raiom (seda artificial derivada da celulose) causa poluição. A produção convencional de algodão usa ainda fertilizantes, herbicidas, pesticidas e outros poluentes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Nozes de saponária, detergente ecológico e económico

As nozes de saponária (sapindus mukorossis) são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal. A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja acção é semelhante à do sabão. Estas nozes são uma alternativa eficaz a detergentes, sabões e sabonetes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Caça Desportiva

A caça, actividade considerada essencial para a sobrevivência do Homem há milhares de anos atrás, não passa hoje em dia de uma forma de recreio que é ética e ambientalmente discutível. Crê-se que esta actividade tem contribuído para a extinção de muitas espécies animais em todo o mundo e para o enriquecimento de muitas empresas e associações de caça desportiva.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Fraldas ecológicas e veganas

Só nos EUA deitam-se para o lixo 18 biliões de fraldas descartáveis por ano. Uma vez usadas, cerca de 90 a 95% delas entram no ciclo de lixo caseiro e vão parar a aterros, criando de imediato um problema de saúde pública. Detritos contendo vírus de fezes humanas (incluindo vacinas vivas usadas na imunização de rotina em crianças) podem infiltrar-se na terra e poluir as reservas de água no subsolo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O perigo da recuperação dos aterros de resíduos domésticos

Ao contrário do que muitos ambientalistas pensam, a disposição dos resíduos domésticos em aterros sanitários ou em lixeiras não é a melhor forma de acabar com o lixo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes

Os países desenvolvidos incluem, na lista de resíduos nocivos ao meio-ambiente, as lâmpadas fluorescentes usadas; pois elas contêm substâncias químicas que afectam o ser humano, tais como o mercúrio metálico, metal pesado que, uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos no sistema nervoso. Uma vez descartadas terão efeito sensível sobre os locais onde são dispostas, contaminando o solo e os cursos de água e chegando mesmo à cadeia alimentar.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Pilhas usadas

As pilhas comuns e as alcalinas não são contaminantes, porque não contém mercúrio (Hg). Podem ser misturadas ao lixo doméstico. Por não conterem mercúrio, não contaminarão a água. Os lixiviados destas pilhas estão muito abaixo dos limites regulamentares. O mercado total anual está em 200 milhões de unidades.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A árvore de Natal

A época do Natal aproxima-se, com uma duração prevista de 3 semanas.
Os preparativos são iniciados com os anúncios da TV e a remodelação das montras das casas comerciais com exposições variadas próprias da época.
Damos conta que há um frenesim no ar que nos rodeia, provocando um desejo grande de felicidade.
A tradição repete-se todos os anos, com o enfeite de uma árvore colocada no canto da casa mais apropriado e sempre o mesmo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Pneus usados

Como é sabido, os pneus usados espalhados dentro e fora das lixeiras constituem um perigo ambiental sob vários aspectos. Sendo, no entanto, classificados na Lista Europeia de Resíduos como resíduo não perigoso (16.01.03), não podemos deixar de constatar que um pneu abandonado constitui uma bomba, pronta a deflagrar, se for incendiado. Também sabemos que os pneus abandonados funcionam como abrigo de ratos, cobras e outros animais e depois das chuvas como potenciais viveiros de mosquitos. Passando revista a vários apontamentos sobre pneus, julguei pertinente fazer uma listagem dos mais interessantes, de modo a abranger um vasto leque de conhecimentos da problemática dos pneus usados.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Redução, Reutilização e Reciclagem

Quando se trata um problema de controlo de resíduos é necessário que essa abordagem siga uma hierarquia:

Ler printer     E-mail   Facebook F



Café ameaça animais

Os grãos de café utilizados na vulgar bica estão a ameaçar diversas de espécies animais, que correm já perigo de extinção. Segundo um estudo da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, citado pela BBC online, há vastas áreas de floresta a ser abatidas indiscriminadamente na Indonésia para dar lugar a plantações de café, acabando com o habitat de várias espécies.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sabão caseiro

Os sabões são dos agentes de limpeza mais comuns e eficazes que se conhecem. O seu processo de produção remonta ao século VIII, época em que era produzido apenas em Itália e na Península Ibérica.
O sabão resulta da reacção de uma gordura com uma base forte, por exemplo o hidróxido de sódio. A esta reacção dá-se o nome de saponização.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Comércio de espécies selvagens

Trazer animais de espécies protegidas ou recordações fabricadas a partir delas pode ser ilegal. Comprar responsavelmente, desde Junho de 1997, é obrigatório perante a legislação comunitária.
Existem actualmente mais de 800 espécies de animais e plantas, cujo comércio internacional é proibido. Para mais de 20 000 espécies é controlado pela nova legislação europeia que regulamenta a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.
O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Civilização e Ecologia

A humanidade é constituída, actualmente, por uma população de mais de 6 biliões de indivíduos. E continua a crescer em ritmo acelerado.
Com isso cresce também o impacto negativo sobre o ambiente, já que matamos seres de outras espécies para diversos fins, destruímos ecossistemas naturais e eliminamos os nossos excrementos e lixo nos mares, nos rios ou no solo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Economizando eletricidade

A electricidade desempenha nos dias de hoje um papel preponderante: os computadores são elétricos, a iluminação, os electrodomésticos, para nomear apenas alguns dos seus dependentes.
Embora do ponto de vista do consumidor seja uma energia limpa, a sua produção pode ser poluente e é cara. Na sequência deste artigo deixamos algumas dicas que podem ser úteis ao ambiente e à carteira.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Receitas de limpeza

É possível uma limpeza esmerada e fácil utilizando meios simples e acessíveis. Basta apenas possuir o conhecimento.
Seguem algumas receitas:



Ler printer     E-mail   Facebook F



Produtos de limpeza alternativos

Existem muitos produtos fáceis de encontrar e económicos, que servem perfeitamente para uma limpeza satisfatória e não são ecologicamente agressivos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Repelindo visitantes indesejados

Em geral não é difícil afastar insectos e parasitas de forma eficaz e não agressiva. Basta apenas utilizar produtos que nós gostamos mas eles não.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Produtos de limpeza e poluição

Somos constantemente bombardeados com publicidade e informação que nos faz acreditar que a nossa higiene passa exclusivamente por produtos de última geração. Mas as consequências ambientais (poluição criadas pelos constituintes químicos, testes em animais, etc.) e de saúde (inalação e contacto com a pele de constituintes químicos, etc.) são constantemente ignoradas.
A verdade é que existem alternativas minimalistas e ecológicas de limpeza e repelentes para animais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Economizando água

A água é um elemento basal da vida tal como a conhecemos. E não é, contudo, um recurso inesgotável. Um dos problemas que o homem da actualidade enfrenta deve-se à possibilidade de seu esgotamento - principalmente na forma potável.
As guerras actuais são despoletadas essencialmente pela gula de petróleo. Num futuro não muito longínquo podem vir a ser despoletadas pela disputa de recursos hídricos.



Ler printer     E-mail   Facebook F