Categoria: Meio Ambiente > Produção e exploração de energia
Fontes de energia, tipos de energia e energias alternativas.

Artigos (4)



A descoberta dos Infra-vermelhos

No ano de 1880, William Herchel fez uma importante descoberta. Estava interessado em saber a quantidade de calor que passava através de diferentes filtros corados que ele usava para o Sol e verificou que parecia que os filtros de cores diferentes deixavam passar níveis diferentes de calor.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Energias Renováveis

Energias não renováveis: a fonte do problema

Desde a revolução industrial que, em virtude de um considerável aumento do crescimento urbano e populacional, bem como da preocupação com a maximização da produção, o consumo das fontes de energia não renováveis (1), carvão, minerais, petróleo e gás natural, tem subido de forma alarmante, contribuindo para a escassez destes recursos no futuro.
As acções provenientes desta visão antropocêntrica têm gerado a deterioração dos ecossistemas, de tal forma grave que as preocupações se começaram a orientar no sentido da obtenção de novas formas de energia definidas como "alternativas".

Ler printer     E-mail   Facebook F



Energia derivada dos resíduos

 

I) Energia derivada dos resíduos


Os resíduos domésticos têm quase metade do potencial energético do carvão.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Economizando eletricidade

A electricidade desempenha nos dias de hoje um papel preponderante: os computadores são elétricos, a iluminação, os electrodomésticos, para nomear apenas alguns dos seus dependentes.
Embora do ponto de vista do consumidor seja uma energia limpa, a sua produção pode ser poluente e é cara. Na sequência deste artigo deixamos algumas dicas que podem ser úteis ao ambiente e à carteira.



Ler printer     E-mail   Facebook F