Categoria: Alimentação > Alimentos > Frutos
Artigos sobre fruta em geral.

Artigos (20)



A Tâmara A Tâmara

A Tâmara

A tâmara é um fruto da árvore tamareira da qual se desconhece a verdadeira origem: há quem afirme que provêm dos oásis dos desertos do norte de África e há quem afirme serem oriundas do sudoeste asiático. Atualmente é principalmente produzida na Tunísia, Egito, Irão, Arábia Saudita e países do norte de África.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Batidos de fruta e legumes Batidos de fruta e legumes

Batidos de legumes e frutas: explosão crua de energia e sabores

Os batidos de frutas e legumes são das formas mais fáceis, práticas e saborosas de aumentar o consumo de hortofrutícolas e outros alimentos saudáveis no nosso quotidiano. Podem até dispensar sopas e frutas nas suas formas mais convencionais, uma vez que já incluem os ingredientes de ambas na sua melhor apresentação: crua e líquida.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Limão Limão

Usos Medicinais do Limão

Um fruto muito comum em Portugal, o limão é um verdadeiro medicamento caseiro. É rico em vitamina C, flavonóides, vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibra; equilibra a química do organismo, pois sendo ácido com um pH de 3.5, contém um composto de bicarbonato de potássio alcalinizante, o qual interage com os ácidos metabólicos do organismo, contribuindo assim para um estado alcalino dos fluídos do organismo, ideal para evitar várias doenças.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Pinha mansa com pinhões Pinha mansa com pinhões

Pinhões, sementes nutritivas da época fria

Os pinhões mais comuns em Portugal no Outono e Inverno são sementes de pinheiro manso (Pinus Pinea) que se formam dentro de uma pinha, que se vai abrindo e libertando os pinhões dentro de uma casca dura conforme amadurece. Em passeios pelo campo encontram se facilmente pinhas já caídas da árvore que se podem transportar para casa e deixar abrir ou mesmo colocar bem perto de uma lareira ou no forno durante algum tempo para extrair os pinhões, praticamente sem custos, ao contrário dos comercializados já descascados que rondam cerca de 40 e 60 euros por quilograma.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Chá de laranja e toranja Chá de laranja e toranja

A Toranja

A Toranja é um fruto muito rico em Vitamina C e em glúcidos redutores (açúcares directamente assimiláveis). Possui propriedades semelhantes às de todos os citrinos (laranjas, tangerinas, limões), embora seja mais sumarento e menos ácido que o limão e, tal como estes, é um fruto das estações frias, Outono / Inverno. A sua produção em Portugal é reduzida, encontrando-se alguma apenas na região do Algarve, sendo a grande maioria proveniente de importação o que faz com que se encontre à venda durante quase todo o ano.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dióspiro Dióspiro

Dióspiro, fruto outonal

Dióspiro ou caqui – diopyros - (apelidado de fruto dos deuses e fogo divino) é um fruto centenário originário da China, tendo-se expandido mais tarde para a Coreia e Japão. É amplamente cultivado em climas moderados, existindo cerca de 800 variedades, mas podem ser divididos em duas grandes categorias: os adstringentes (só podem comer-se totalmente maduros, doutra forma os taninos presentes no fruto fazem com que “trave na boca”) e os não-adstringentes (estes podem ser comidos tal como maçãs quando estão estaladiços).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Marmelo, fruto de Outono


O marmelo (cydonia oblonga) advém do Sudoeste Asiático de clima moderado e é conhecido há cerca de 4 mil anos. Os gregos consagravam estas “maçãs de ouro” à deusa Afrodite e na Croácia são símbolos de fertilidade e vida.
Em Portugal é colhido no Outono, geralmente transformado em marmelada, visto que a maioria das variedades é amarga e dura demais para consumo cru. Também se consome assado, grelhado, estufado, como complemento a recheio de tarte de maçã e em pudim.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cultivar Bagas Goji em casa

Apresentamos algumas dicas simples para semeares as bagas gojis no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas goji são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Hortofrutícolas: os superalimentos do século XXI

O baixo consumo de hortícolas e frutos está entre os 10 principais factores de risco para a mortalidade global – causando, cerca de 31% da doença isquémica cardíaca e 11% dos enfartes.
Calcula-se que cerca de 2,7 milhões de vidas podem ser potencialmente salvas todos os anos se se aumentasse o consumo de hortofrutícolas - ex. entre 20-30% dos cancros do tracto gastrointestinal superior podiam ser prevenidos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre os Mirtilos

Com um delicioso sabor semi-doce e uma atractiva cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. São uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidos, molhos, saladas e doçarias. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Atractivos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.

Ler printer     E-mail   Facebook F



goji berries goji berries

Goji Berries - as bagas anti-envelhecimento

As bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.



Ler printer     E-mail   Facebook F



As Castanhas

Os castanheiros são nativos das regiões de temperatura amena do hemisfério norte do globo terrestre. Duram até aos 500 anos, e apenas dão fruto regularmente e em grande quantidade quando atingem os 20 anos. Estas árvores dão-se bem em terrenos ácidos, como os formados por granito e xisto, e não se desenvolvem bem em solo alcalino. As castanhas estão contidas num ouriço espinhoso, com cerca de 5 a 11 cm de diâmetro, que contém entre uma a sete castanhas.
As castanhas têm uma relevância inquestionável na gastronomia Europeia, particularmente, nos países do sul, (onde se inclui Portugal, claro); na Ásia, e também na zona este da América do Norte.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredos dos frutos (P - U)

Verdadeiros dons da natureza, os frutos são alimentos extraordinariamente saudáveis e indispensáveis na nossa alimentação diária.
Descobre o segredo de frutos tropicais, citrinos, pomos, drupas, frutos secos, entre muitos outros.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredos dos frutos (M - N)

Ainda hoje, os frutos continuam a encantar pelas suas formas peculiares, aromas e sabores inigualáveis. São alimentos de eleição de uma alimentação equilibrada e natural. Rematam, como nenhuma outra sobremesa, o final das refeições. E enquanto ingredientes da mais variada pastelaria, doçaria ou gelataria, os frutos dão, também, um toque muito especial, perfumando as mais diversas receitas. Alguns resultam, ainda, em magníficas entradas e outros, até acompanham alguns pratos principais, conferindo-lhes um agradável sabor agridoce.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredos dos frutos (G- L)

A sua existência vem da mais remota antiguidade. Ao longo da história, as diversas civilizações não dispensaram os frutos nos seus festins. Também a Bíblia descreve os deliciosos frutos suspensos nas árvores do Jardim do Paraíso. E ainda hoje, os frutos mais variados são alimentos indispensáveis em qualquer alimentação saudável e equilibrada.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredos dos frutos (C - F)

Os frutos exercem uma grande influência sobre o nosso organismo e são especialmente ricos em vitaminas e minerais. Contêm princípios activos extraídos da polpa, da casca e até mesmo do caroço que constituem uma fonte de bem-estar. Na continuação desta série de artigos, seguem segredos de mais alguns frutos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Segredos dos frutos (A - B)

Especialmente aos frugívoros é importante conhecer as propriedades dos frutos, para mais facilmente os combinar de forma a constituir uma alimentação equilibrada.
São apetitosos, uma fonte de bem-estar e um poço de curiosidades. Descobre connosco os segredos que escondem os mais variados frutos, numa série de artigos que te vamos propor.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Nozes protegem coração

Comer uma pequena dose de nozes duas ou mais vezes por semana pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais, concluíram os autores de um novo estudo, divulgado por investigadores do Brigham and Women Hospital, da cidade norte-americana de Boston.
Outros estudos também indicam que a inclusão de nozes na dieta tem um efeito redutor do colesterol sanguíneo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Fruta mantém pulmões saudáveis

Segundo os resultados de uma investigação britânica, as frutas ricas em vitamina C e magnésio podem afastar as doenças pulmonares.
Os investigadores confirmaram que os voluntários que consumiam, pelo menos, duas frutas por dia apresentavam menos problemas respiratórios.
Pela primeira vez, o estudo também sugeriu que as pessoas que ingerem altas doses de vitamina C demonstram um menor declínio das funções pulmonares a longo do tempo.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Frugivorismo - dieta pura

O frugivorismo é uma dieta à base de frutas cruas ou cozidas. É uma alimentação que não implica a morte da planta.
Esta dieta é uma das mais altas expressões do vegetarianismo, pois é um sistema de alimentação que não oferece contradições em nenhum dos aspectos que normalmente se têm em conta numa alimentação mais saudável, como sejam: ético, moral, religioso, ecológico, medicinal e nutricional.

Ler printer     E-mail   Facebook F