Categoria: Alimentação > Alimentos > Adoçantes, Molhos, Suplementos, etc.
Sobre adoçantes naturais e sintéticos.

Artigos (8)



Maçãs Maçãs

Vinagre de Maçã ou Sidra

O vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica, não-pasteurizado, de cor acastanhada e, frequentemente, com depósito ou resíduos resultantes da fermentação acética natural de maçãs frescas de cor verde ou vermelha amadurecidas pela natureza, com acidez ideal entre 5 e 7, é o verdadeiro vinagre de sidra saudável que se deve preferir aos vinagres químicos artificiais de muito baixo custo e praticamente sem benefícios para a saúde.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Caroline Bergerot Caroline Bergerot

Sobre o Chocolate

Caroline Bergerot é nutricionista clínica, autora de 23 livros sobre vegetarianismo e Directora de Saúde Nutricional da OSCIP Oca Brasil, onde desenvolve o Programa de Assistência Nutricional e Alimentar.
A nutricionista partilhou com o Centro Vegetariano a sua opinião sobre o consumo de chocolate.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Molho de soja

O molho de soja, também conhecido por shoyu (existe uma outra variedade que é o tamari), é o resultado da fermentação do feijão de soja, trigo e sal moído. Há séculos que é usado na cozinha japonesa e chinesa como condimento, conservante e emoliente.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Aditivos e alimentos

O porquê dos aditivos no nosso prato?

Com a crescente proliferação da indústria agro-alimentar, a perspectiva da maximização do lucro com o menor custo de produção associado levou à busca por alternativas de transformação, conservação e alteração química dos alimentos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Que garantias para uso de adoçantes?

Muitas polémicas já se geraram em torno de adoçantes artificiais ou químicos. No entanto, mais um adoçante, desta vez, de origem natural, mas trabalhado em ambiente laboratorial, poderá surgir daqui a dois anos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adoçantes sintéticos

Os adoçantes sintéticos são utilizados para substituir a sacarose e devem consumir-se moderadamente. O seu abuso compreende riscos que não devem ser subestimados.
O inconveniente mais frequente é a sua propriedade de falsear o gosto dos alimentos. Satisfazem artificialmente o gosto inapto para o açúcar, produzindo a falsa impressão de poder abusar dos alimentos que o contêm. Estes alimentos, porém, têm igualmente um excesso de calorias sob outras formas, e assim muitas pessoas acabam por ter problemas de obesidade precisamente por causa do abuso de alimentos deste tipo.
O açúcar encontra-se escondido em muitos alimentos e para que não se consuma em demasia é necessário ler atentamente os rótulos dos produtos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adoçantes Naturais

Os adoçantes naturais são alternativas mais saudáveis de substituir o açúcar refinado e os adoçantes sintéticos na alimentação.
São obtidos principalmente a partir da cana-de-açúcar, de plantas, de frutas e de cereais e os menos comuns encontram-se à venda em lojas de produtos naturais.
As opções são variadas e podem alternar-se consoante os alimentos aos quais se adicionam. A maioria destas alternativas permitem preparar sobremesas e bebidas caseiras mais saudáveis evitando as desvantagens dos adoçantes sintéticos, presentes na maioria dos produtos indústria alimentar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Açúcar

O açúcar é um hidrato de carbono simples, solúvel em água, de estrutura cristalina. Podemos encontrar o açúcar em diversas formas: os dissacáridos - entre os quais figuram a sacarose (açúcar refinado), a lactose (açúcar do leite), e maltose - e os monossacáridos, como a glucose e a frutose. Mas o açúcar de uso mais comum é a sacarose, um dos aditivos utilizados com maior frequência na alimentação.


Ler printer     E-mail   Facebook F