Categoria: Alimentação > Alimentos > Fungos e outros

Artigos (9)



Rejuvelac Rejuvelac

Rejuvelac: probiótico económico e simples

O rejuvelac é uma bebida probiótica resultante da fermentação de grãos de cereais integrais de agricultura biológica germinados ou não, principalmente do trigo, centeio, cevada, aveia, arroz ou kamut, mas também de pseudocereais como quinoa e amaranto. É extremamente simples de confeccionar e acessível no custo. Tem efeitos favoráveis sobre todo o sistema digestivo, uma vez que fornece ao organismo compostos saudáveis para a flora intestinal, nomeadamente bactérias benéficas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Preparação do Kombucha

O Kombucha é uma bebida extremamente vitalizante, feita a partir de um fungo, chá verde ou preto, e açúcar. Viajou desde o Oriente até ao mundo ocidental, onde as suas propriedades benéficas têm sido cada vez mais apreciadas e reconhecidas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



kombucha kombucha

Kombucha: um bálsamo do Oriente

A bebida de Kombucha é preparada desde eras remotas e, é passada de família em família, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ela possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração - se não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido desde a sua descoberta, no reino da China há mais de 2000 anos, até hoje.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefiraride: Um importante derivado do Kefir

Ao coar o kefir, verifica-se a formação de um líquido amarelado que fica, acima ou abaixo do kefir, e que muitos chamam de "soro". Na realidade este líquido é o Kefiraride, muito rico em kefiran - gel solúvel polissacarídeo presente nos grãos de kefir, composto por dois monossacarídeos, a glucose e a galactose, em proporções idênticas; é sintetizado pelas espécies de lactobacilos homofermentativos, incluindo Lb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri – e que por isso, possui um papel importante na promoção da saúde.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A preparação do kefir

O kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefir: o elixir da vida

O Kefir (“Kephir” ou “Kefyr” - pronuncia-se “kef ir”) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como "grãos de kefir".
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como “bom sentimento” ou “sentir-se bem”. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya.
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos no combate ao cancro

Os cogumelos têm capacidades medicinais surpreendentes no combate a problemas de saúde como o colesterol ou o desenvolvimento de um tumor, de acordo com um estudo apresentado no III Congresso Micológico Transmontano, em Mogadouro (Bragança) em Novembro de 2001.
Mais recentemente, uma equipa de cientistas britânicos anunciou também que certas espécies de cogumelos exóticos podem conter substâncias químicas que ajudariam no desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos

Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Por serem desprovidos de clorofila não têm capacidade de produzir substância orgânica, pelo que não subsistem autonomamente. Nutrem-se a partir de outros seres vivos, organismos mortos ou matéria orgânica em decomposição.
Estes fungos desempenham um papel importante numa dieta variada, isoladamente ou como ingredientes para molhos e condimentos.
Por serem pobres em calorias mas ricos em proteínas, sais minerais e oligoelementos, são indicados em muitas dietas hipocalóricas, prescritas em situações de obesidade ou diabetes não-insulino-dependente. É ainda um alimento pobre em sódio, o que o torna adequado a dietas com restrição salina. Nomeadamente em dietas para hipertensos ou doentes hepáticos crónicos. No entanto, pelo facto de libertem escórias de ácido úrico, são contra-indicados para pessoas que sofrem de hiperuricémia, gota e cálculos urinários.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos Chineses

Quem é cliente habitual dos restaurantes chineses, tem verificado a sua rápida expansão, e todos tivemos a experiência de ver, em filmes e séries estrangeiras, o hábito de consumo desta alimentação em casa, no escritório, ou noutros locais. Temos, agora, a oportunidade de comprovar o potencial deste negócio, o qual prolifera vertiginosamente como a comida italiana.
Mas se é fácil descobrirmos o que compõe a pizza ou os cannelones, a composição de um prato chinês torna-se uma tarefa detectivesca.


Ler printer     E-mail   Facebook F