Kefiraride: Um importante derivado do Kefir

Ao coar o kefir, verifica-se a formação de um líquido amarelado que fica, acima ou abaixo do kefir, e que muitos chamam de "soro". Na realidade este líquido é o Kefiraride, muito rico em kefiran - gel solúvel polissacarídeo presente nos grãos de kefir, composto por dois monossacarídeos, a glucose e a galactose, em proporções idênticas; é sintetizado pelas espécies de lactobacilos homofermentativos, incluindo Lb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri – e que por isso, possui um papel importante na promoção da saúde.

“Jejum” dos Grãos de Kefir Real
Uma outra forma de se obter kefiran é “jejuar” os grãos. Deixam-se os grãos por 24 horas em água, sem cloro. Esta água, depois de separada dos grãos, também se torna num meio rico em kefiran, e pode ser adicionado ao seu kefiraride obtido da fermentação dos grãos de kefir de leite. Seguem alguns exemplos de utilização:

- Cozinhar macarrão
Usa o Kefiraride para cozinhar macarrão. Podes usar directamente ou adicioná-lo à água. Tem atenção porque quando a água /Kefiraride ferver, começa a espumar, à semelhança do que acontece com o leite.

- "Kefir Vera" queimadura de sol - loção calmante e curativa
Bate no liquidificador 1 parte kefiraride com 1 parte do gel da folha de Aloé Vera (babosa) - remove a pele exterior da folha fresca; o restante é um gel de Aloé Vera. Para cada 100 ml da mistura de Aloé com Kefiraride, adiciona 1 colher de sopa de azeite extra-virgem, e mistura novamente por 30 segundos. Coa com um pano ou um coador (mistura bem antes de usar).
Modo de Aplicação: No primeiro dia, aplicar 3 a 4 camadas de loção de "Kefir-Vera" sobre a pele afectada pela queimadura solar, deixando essa camada secar. Depois, é só aplicar uma vez ao dia. Depois de mais ou menos uma semana, a pele deverá estar sarada.

- Loção de barbear
Num liquidificador, mistura 1 parte de kefiraride com 1 parte de gel da folha de Aloé Vera (babosa) - remove a pele exterior da folha fresca. Coa com um pano ou coador.
Modo de Aplicação: Passa no rosto e barbeia-te. Retira o que sobrar da pele usando uma toalha molhada ou seca. O uso contínuo da loção de kefiraride, depois do barbear, pode melhorar a pele (ou pernas e braços nas senhoras), e agir como um hidratante natural, reduzindo as erupções cutâneas consequentes.

- Lavar o rosto
Adiciona Kefiraride à água morna e usa para lavar o rosto. O Kefiraride actua ajudando a fechar os poros como um adstringente natural.

- Lavagem natural de cabelo e anticaspa
Usa o Kefiraride para lavar o teu cabelo, deixando-o sedoso, forte e saudável! Usa o Kefiraride puro e morno e massaja durante, mais ou menos, 1 minuto. Repete o processo e enxagúa com a água limpa. Para um tratamento anti-caspa, antes de enxaguar, deixa agir por mais ou menos 10 minutos.

- Máscara para o rosto
Mistura o Kefiraride com qualquer receita de máscara facial. Também actua ajudando a fechar os poros como adstringente natural.

- Controlo da Cândida Albicans
A Dra. Orla Jenson, uma notável bacteriologista, ressalta que o Kefir pode ser usado na prevenção e combate da Candidíase; muitas vezes é um dos poucos produtos que funciona nos casos crónicos de resistência aos remédios da medicina alopática.
Modo de Aplicação: O Kefiraride pode ser usado juntamente com uma mistura de flor de calêndula, camomila, de folha e/ou raiz de “confrei”, e chá de raiz de tumeric. Usa uma parte de Kefiraride com uma parte de chá dessas ervas. Adiciona o kefiraride quando o chá estiver à temperatura do corpo.

- Controlo da Psoríase
O Kefiraride pode ser usado para ajudar no controlo da psoríase (especialmente do couro cabeludo). Depois de lavar o cabelo, enxagúa com Kefiraride puro e deixa actuar por mais ou menos 20 minutos; depois, passa abundantemente por água.


Referências:
http://paginas.terra.com.br/saude/kefir/kefiraride.htm
http://kefir.vilabol.uol.com.br/Fazendo_Real_Kefir.htm
http://users.sa.chariot.net.au/~dna/kefir-faq.html
http://onibasu.com/archives/km/10471.html
http://br.geocities.com/graos_de_kefir/kefiraride.html

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-396-Kefiraride--Um-importante-derivado-do-Kefir.html

Inserido em: 2006-06-03 Última actualização: 2006-06-03

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Alimentação > Alimentos > Fungos e outros
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha