Maçãs Maçãs

Vinagre de Maçã ou Sidra

O vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica, não-pasteurizado, de cor acastanhada e, frequentemente, com depósito ou resíduos resultantes da fermentação acética natural de maçãs frescas de cor verde ou vermelha amadurecidas pela natureza, com acidez ideal entre 5 e 7, é o verdadeiro vinagre de sidra saudável que se deve preferir aos vinagres químicos artificiais de muito baixo custo e praticamente sem benefícios para a saúde.

O vinagre de sidra contém betacaroteno (combate os radicais-livres e promove uma pele firme e jovem— pode inclusivamente diluir-se na água do banho ½ copo de vinagre), pectina (adjuvante na redução do colesterol maléfico e na regulação da pressão sanguínea), potássio (benéfico para eliminar toxinas do organismo e em casos de queda de cabelo, unhas e dentes fracos, sinusite e corrimento nasal persistente), sódio, ácido málico (eficaz contra infeções fungícas e bacterianas, bem como adjuvante na dissolução de depósitos de ácido úrico nas articulações, resultando num alívio das dores) magnésio, cobre, flúor, cálcio, fósforo, ferro, entre outros.

O consumo deste vinagre fortalece o sistema imunitário, previne cálculos na bexiga e infeções do trato urinário, equilibra o pH do organismo, trata o mau hálito (bochechar a mistura de ½ colher de sopa de vinagre num copo de água) e ajuda a reduzir naturalmente o peso, uma vez que contribui para a dissolução de gorduras no organismo. Conhecem-se também vantagens respeitantes à obstipação, dores de cabeça e garganta, alergias, artrite, debilidade óssea, indigestão, diarreia, diabetes, eczema, cansaço ocular, letargia, acne e oleosidade da pele (aplicar na pele uma mistura de 50% de vinagre e 50% de água como tónico), queimaduras solares, caspa, verrugas, fadiga crónica ou muscular após exercício físico, etc..

Para além de servir para condimentar toda a variedade alimentos crus e cozinhados e ser usado em bolos e marinadas, é igualmente bastante aconselhado o consumo de vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica como bebida, de preferência como primeiro alimento matinal, na proporção de duas colheres de sopa num copo de água, podendo ser adoçado com duas colheres de sopa de um adoçante natural, tal como geleia de arroz integral ou de milho, xarope de seiva de ácer ou açúcar mascavado, por exemplo.

Para evitar eventuais danos ao esmalte dentário, pode beber-se com uma palhinha.

É também possível fazer vinagre em casa, apesar de ser um pouco trabalhoso. Vêcomo neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Eie6rdoL0b0

 

Referências:
http://www.buzzle.com/articles/health-benefits-apple-cider-vinegar.html
http://www.homeremediesweb.com/apple_cider_vinegar_health_benefits.php



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-583-Vinagre-de-Ma---ou-Sidra.html

Inserido em: 2012-01-28 Última actualização: 2012-01-28

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares
Alimentação > Alimentos > Adoçantes, Molhos, Suplementos, etc.
Saúde > Alimentação e Saúde



Comentários



Vinagre descalcifica os ossos?

Boa tarde,

gostaria de começar a tomar o vinagre de cidra como falado no artigo, 2 colheres de sopa de vinagre num copo de água.
Mas uma vez uma homeopata disse-me que se deve ter muito cuidado com o vinagre, pois este descalcifica os ossos.
Gostaria de saber em que forma isso acontece, ou seja, se é sempre prejudicial, ou se há excepções. E se é seguro tomar todos os dias o vinagre em jejum com água.
Obrigada.
(Por: Raquel)

[Por: @ 2014-05-02, 10:11 | Responder | Imprimir ]