Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares
Artigos com a participação de Ana Soares.

Artigos (33)



Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural

Higiene e Cosmética Caseira e Económica

Cuidar da saúde através de um estilo de vida saudável é mais abrangente do que apenas alimentação, boa atitude e exercício físico.

Há soluções bastante fáceis, rápidas e eficazes de higiene e cosmética que permitem a toda a família poupar dinheiro em produtos e evitar desperdício embalagens desnecessárias que raramente se reutilizam indo ainda novas para a reciclagem ou até aterros onde demoram várias décadas a decompor‑se.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Batidos de fruta e legumes Batidos de fruta e legumes

Batidos de legumes e frutas: explosão crua de energia e sabores

Os batidos de frutas e legumes são das formas mais fáceis, práticas e saborosas de aumentar o consumo de hortofrutícolas e outros alimentos saudáveis no nosso quotidiano. Podem até dispensar sopas e frutas nas suas formas mais convencionais, uma vez que já incluem os ingredientes de ambas na sua melhor apresentação: crua e líquida.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianismo e socialização

Não raramente, quem decide tornar-se vegetariano ou vegano, depara-se com resistências ou objeções por parte de amigos, familiares, colegas e mesmo desconhecidos.
Repentinamente, a maioria das pessoas que rodeiam o novo vegetariano, tornam-se pretensamente numa espécie de sábios acerca de nutrição humana, zoologia, antropologia e biologia em geral com tendência a bombardearem-no com dogmas, ideias feitas, tradições e supostos factos médicos como se ele fosse um perfeito ingénuo, um tonto desinformado que tomasse uma decisão mentalmente pouco sã de ânimo leve e por razões desprezíveis e até ridículas como o bem estar de animais não-humanos ou prevenção de doenças cancerígenas, por exemplo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Limão Limão

Usos Medicinais do Limão

Um fruto muito comum em Portugal, o limão é um verdadeiro medicamento caseiro. É rico em vitamina C, flavonóides, vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibra; equilibra a química do organismo, pois sendo ácido com um pH de 3.5, contém um composto de bicarbonato de potássio alcalinizante, o qual interage com os ácidos metabólicos do organismo, contribuindo assim para um estado alcalino dos fluídos do organismo, ideal para evitar várias doenças.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Maçãs Maçãs

Vinagre de Maçã ou Sidra

O vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica, não-pasteurizado, de cor acastanhada e, frequentemente, com depósito ou resíduos resultantes da fermentação acética natural de maçãs frescas de cor verde ou vermelha amadurecidas pela natureza, com acidez ideal entre 5 e 7, é o verdadeiro vinagre de sidra saudável que se deve preferir aos vinagres químicos artificiais de muito baixo custo e praticamente sem benefícios para a saúde.



Ler printer     E-mail   Facebook F



feijões feijões

Leguminosas em tempo de crise

As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração (especialmente na forma seca) e imensa versatilidade culinária.
Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, chícharos, feijocas, tremoços, favas, feijões frade, preto, catarino, azuki, branco, manteiga, mung, pedra, soja, vermelho, são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, mesmo longe das cidades, quer na forma seca, pré-cozidos e embalados em frascos de vidro ou latas, congelados ou frescos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Rejuvelac Rejuvelac

Rejuvelac: probiótico económico e simples

O rejuvelac é uma bebida probiótica resultante da fermentação de grãos de cereais integrais de agricultura biológica germinados ou não, principalmente do trigo, centeio, cevada, aveia, arroz ou kamut, mas também de pseudocereais como quinoa e amaranto. É extremamente simples de confeccionar e acessível no custo. Tem efeitos favoráveis sobre todo o sistema digestivo, uma vez que fornece ao organismo compostos saudáveis para a flora intestinal, nomeadamente bactérias benéficas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Entrevista a Pedro Videira

Pedro Videira, colaborador da associação ANIMAL, vegano e com dois cães vegetarianos, partilha connosco algumas das suas opiniões acerca do vegetarianismo e do seu trabalho com animais.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Pinha mansa com pinhões Pinha mansa com pinhões

Pinhões, sementes nutritivas da época fria

Os pinhões mais comuns em Portugal no Outono e Inverno são sementes de pinheiro manso (Pinus Pinea) que se formam dentro de uma pinha, que se vai abrindo e libertando os pinhões dentro de uma casca dura conforme amadurece. Em passeios pelo campo encontram se facilmente pinhas já caídas da árvore que se podem transportar para casa e deixar abrir ou mesmo colocar bem perto de uma lareira ou no forno durante algum tempo para extrair os pinhões, praticamente sem custos, ao contrário dos comercializados já descascados que rondam cerca de 40 e 60 euros por quilograma.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Restaurantes mistos

Recentemente no nosso país, temos assistido à abertura de restaurantes semi‑vegetarianos, ou seja, no mesmo espaço servem refeições vegetarianas e carnes, peixes e mariscos. Talvez a principal razão se prenda com a viabilidade dos negócios, atraindo ambos os tipos de clientes, especialmente fora das grandes cidades onde possivelmente seria mais difícil um negócio exclusivamente vegetariano sobreviver.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Gato Gato

Animais e Legislação

Como circular na via pública com o meu gato?».«Gostava de adoptar animais mas o condomínio proíbe...». «Posso levar o meu animal no carro ou em transporte público?». Estas são algumas dúvidas comuns com que nos deparamos frequentemente quando os nossos animais nos acompanham. Fica a conhecer o que diz realmente a lei acerca dos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Gérmen de trigo

O grão do trigo é constituído por três partes principais: endosperma - usado para fabricar farinha de trigo branca/refinada, casca - o que dá a cor escura à farinha de trigo integral e gérmen - embrião do grão posto de parte no fabrico da farinha por razões de conservação.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Desintoxicações sazonais

As desintoxicações sazonais são medidas bastante úteis, uma vez que têm como objectivo purificar o organismo de substâncias tóxicas prejudiciais a uma boa saúde. É quase inevitável não estar exposto a estas substâncias, como por exemplo, poluentes ambientais, pesticidas, dependências tabágicas e alcoólicas e as resultantes de erros alimentares também.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Restabelecer o equilíbrio após as festividades

As festividades de Inverno (magustos, Natal, Passagem de Ano, celebrações religiosas, jantares e almoços de Natal empresariais, familiares e entre amigos), acarretam quase sempre alguns excessos alimentares, financeiros, consumistas e mesmo emocionais. É uma época caracterizada por algum desafogo financeiro, mas também por mais despesa em produtos alimentares excepcionais, decorações e presentes, ao mesmo tempo que há mais sensibilização para questões sociais, introspecção, balanço do ano que termina, lembrança dos entes queridos ausentes e proximidade familiar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Natal solidário com os animais

Para além do consumismo que há já algumas décadas caracteriza o Natal, há formas de presentear os nossos familiares e amigos (nesta e noutras épocas) muito mais solidárias e necessárias do que ofertas muitas vezes supérfluas, poluentes e que, indirectamente apoiam os grandes grupos económicos em detrimento dos pequenos e necessitados produtores.

Por isso, compilámos para ti uma lista de entidades às quais podes comprar (e doar!) vários artigos muitas vezes únicos, artesanais, elaborados em materiais ecológicos e que podem ajudar principalmente os animais. A par da compra de artigos, também há a possibilidade de oferecer o apadrinhamento e, claro, adopção responsável de vários animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Tratamentos Caseiros

Na flora e na fauna do nosso planeta, várias são as espécies em habitat natural que sabem empregar recursos para se tratarem de ferimentos ou outras maleitas que as possam assolar. Para além das defesas imunitárias, o habitat circundante geralmente oferece soluções para problemas de saúde. O ser humano também aprendeu a usar e a estudar esses recursos desde há milénios, pelo que hoje em dia existem no mercado e na Internet várias publicações e especialistas que se debruçam sobre este assunto.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dióspiro Dióspiro

Dióspiro, fruto outonal

Dióspiro ou caqui – diopyros - (apelidado de fruto dos deuses e fogo divino) é um fruto centenário originário da China, tendo-se expandido mais tarde para a Coreia e Japão. É amplamente cultivado em climas moderados, existindo cerca de 800 variedades, mas podem ser divididos em duas grandes categorias: os adstringentes (só podem comer-se totalmente maduros, doutra forma os taninos presentes no fruto fazem com que “trave na boca”) e os não-adstringentes (estes podem ser comidos tal como maçãs quando estão estaladiços).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Marmelo, fruto de Outono


O marmelo (cydonia oblonga) advém do Sudoeste Asiático de clima moderado e é conhecido há cerca de 4 mil anos. Os gregos consagravam estas “maçãs de ouro” à deusa Afrodite e na Croácia são símbolos de fertilidade e vida.
Em Portugal é colhido no Outono, geralmente transformado em marmelada, visto que a maioria das variedades é amarga e dura demais para consumo cru. Também se consome assado, grelhado, estufado, como complemento a recheio de tarte de maçã e em pudim.



Ler printer     E-mail   Facebook F



tremoços tremoços

O tremoço

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Páscoa: época de paz para com o borrego

Usualmente na época pascal os portugueses consomem borrego (carneiro jovem). Este artigo apresenta algumas razões para preferires uma Páscoa mais pacífica para com este animal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



legumes legumes

Como consumir mais legumes e fruta?

Em finais de 2006, dados do relatório da Balança Alimentar Portuguesa (BAP) revelaram que o consumo de frutas e legumes em Portugal era insuficiente. Certamente muitos de nós conhecem colegas, amigos ou familiares que fazem parte deste vasto grupo de portugueses e aos quais gostaríamos de propor diversas sugestões pela saúde deles e pela nossa, visto que há em Portugal um crescente número de cidadãos cujos problemas de saúde, muitas vezes provocados por uma alimentação deficiente mas facilmente controlável atempadamente desde a infância e juventude, provocam não o célere fim do sofrimento, mas uma dependência incapacitante e com pouca dignidade, sendo inúmeros os casos de acamados e similares, na maioria das vezes bastante duradouros e acompanhados por dificuldades económicas impeditivas de tratamentos médico-sociais adequados.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Polvo Polvo

A inteligência do polvo

Em várias regiões de Portugal é costume consumir polvo (cozido) na época natalícia. Deixamos‑te aqui diversas razões para preferires refeições vegetarianas e apreciares o polvo apenas no seu habitat natural e bem vivo!



Ler printer     E-mail   Facebook F



abóbora abóbora

A riqueza da abóbora

Este fruto da aboboreira tem a sua origem na América Central, onde sementes de frutos relacionados— como o pepino, a melancia e o melão— foram encontradas e datadas de 7000 a 5500 a. C.. Também para os Ameríndios a abóbora (Cucurbita pepo) era um dos principais constituintes alimentares, sendo consumidas fatias assadas na fogueira e urdidos tapetes com tiras secas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



ração ração

Ração mais ética

Muitos de nós que têm o privilégio de ter um animal não‑humano a seu cargo e partilhar com ele as vicissitudes da vida com companheirismo e entreajuda ponderam muitas vezes acerca da alimentação mais correcta para os seus amigos, principalmente para cães e gatos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Churrasco Churrasco

Churrasco Vegetariano

Nos meses mais quentes do ano em que as temperaturas convidam ao convívio fora de portas e ao ar livre, são frequentes os churrascos nos quais se consome carne e peixe. No entanto, esta não é razão para um vegetariano ou vegano recusar um convite ou organizar ele próprio um churrasco vegetariano ou com opções vegetarianas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sopa Sopa

A importância da sopa

O hábito alimentar de comer sopa está bastante enraizado nas culturas dos povos do sul da Europa desde o período Neolítico. Pensa-se que o início da técnica de cozedura de alimentos em água tenha tido início há cerca de cinco mil anos, aquando da invenção de recipientes à prova de calor, proporcionando vantagens perante a cozedura em ar quente por cima de fogueira comummente usada pelos nossos antepassados.



Ler printer     E-mail   Facebook F



espinafres espinafres

Sobre os espinafres

O espinafre é uma hortaliça com enorme valor fisiológico e nutritivo, bastante rico em vitaminas, minerais em forma de sais, clorofila, oligoelementos e fermentos. 100g de espinafre contêm 93 g de água; 2,3 g de proteínas; 0,3 g de gordura e 1,8 g de hidratos de carbono e apenas umas 20 calorias.
Também contém quercitina, um fitoquímico com propriedades antioxidantes, vitamina K, magnésio e manganésio.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Hominídeos vegetarianos (cont.)

Quando começaram os nossos antepassados a comer carne?

Quando se iniciou o consumo de carne? Podemos datar a caça a partir de ferramentas usadas para matar, mas antes delas já existiam algumas muito básicas para cortar, raspar e cavar que foram encontradas junto dos restos mortais do Homo Habilis, que viveu há cerca de 1 milhão e meio a 2 milhões de anos atrás. Os antropólogos consideram provável que o Homo Habilis obtivesse a sua carne através da caça a felinos, mas tal como muito do que se diz acerca da evolução dos humanos, é apenas especulação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Hominídeos vegetarianos

Desenvolvimento dos primeiros primatas


Há cerca de 60 milhões de anos desenvolveram‑se os primeiros primatas*, mamíferos dos quais todos descendemos, e com eles partilhamos muitas das capacidades que hoje possuímos. A evolução da garra para a mão foi muito importante do ponto de vista da capacidade de utilização de objectos como ferramentas (nomeadamente pedras e paus), ao mesmo tempo que a localização dos olhos nas zonas laterais do rosto ia sendo gradualmente substituída pela zona frontal, o que possibilitou que a nossa visão se tornasse estereoscópica, ou seja, que passássemos a ver em relevo as imagens planas. A sobreposição dos campos visuais daí resultante deu origem à visão em profundidade, vital para a identificação de predadores à distância.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Trinta razões para ser vegetariano

O senso comum diz‑nos e no fundo sabemos que os nossos amigos animais têm o mesmo tipo de sentimentos e desejos que nós e que não devemos matar nem ferir outros para os comermos.

Porque a doença coronária começa na infância
A carne não tem fibras e está saturada de gordura e colesterol, razões pelas quais o pediatra Benjamin Spock, no seu livro Baby & Child Care, desaconselha que as crianças consumam qualquer tipo de carne.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Veganismo na gravidez e nos primeiros anos de vida

Grávidas, lactantes, bebés e crianças são particularmente sensíveis a perigos alimentares, pelo que é muito aconselhável evitar as gorduras, drogas, hormonas e pesticidas contidos na carne e lacticínios e passar a usufruir dos benefícios de uma dieta vegetariana. Segundo a Associação Americana de Dietética, as dietas veganas bem planeadas são adequadas a todos os ciclos de vida, incluindo a gravidez e a amamentação, satisfazendo as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes e promovendo o crescimento normal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sites que ajudam o planeta

Se és uma pessoa interessada em ajudar os animais e o ambiente, entre outras causas, e usas a Internet, as sugestões de sites que indicamos abaixo permitem-te ajudar e ser activista online, mesmo que não o possas ser no terreno. Basta clicar (diariamente), usar motores de busca ou enviar postais electrónicos para ajudar e fazer a diferença.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre o Seitan

O seitan é produzido a partir da farinha de trigo.
Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono.



Ler printer     E-mail   Facebook F