Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Vanda Viegas
Artigos com a participação de Vanda Viegas.

Artigos (7)



O Vegetarianismo em algumas Religiões

Enquanto sistemas organizados de pensamento filosófico, espiritual, ético e moral que ditam a conduta dos seres humanos no plano terreno sob o escrutínio de entidades criadoras superiores, as maiores religiões do Mundo, com toda a sua diversidade, parecem partilhar entre si alguns traços comuns. A grande maioria defende princípios como a compaixão, a bondade, a abnegação, o respeito pelos outros, e também a reverência pela Vida enquanto valor absoluto (em todas as suas formas), e pela integridade da Natureza e do planeta Terra como lar e património herdado do(s) deus(es) criador(es). Só estes têm o poder de decidir sobre o respectivo destino. A prática religiosa deve fazer parte dos mínimos gestos do dia-a-dia e a alimentação não pode ser excepção.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao Restaurante Oriente no Porto

O Oriente no Porto situa-se no centro histórico da cidade do Porto, por trás da antiga Cadeia da Relação (zona da Cordoaria, Clérigos e, num raio mais alargado, de Cedofeita, Avenida dos Aliados e Ribeira). O Largo da Cordoaria é amplamente servido pela rede de transportes públicos da cidade do Porto e essa será efectivamente a melhor opção em termos de acesso ao restaurante, já que este se situa num pitoresco emaranhado de ruas antigas e estreitas, onde não é fácil estacionar…

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Peixes sofrem?

Os peixes pertencem ao reino animal e, dentro deste, são vertebrados. São seres aquáticos poiquilotérmicos (de sangue frio), que possuem corpo fusiforme, membros em forma de barbatana suportados por estruturas ósseas ou cartilaginosas, e guelras ou brânquias, com que respiram o oxigénio dissolvido na água.
Os primeiros peixes surgiram há cerca de 500 milhões de anos e eram semelhantes às lampreias actuais. Posteriormente, há aproximadamente 400 milhões de anos, surgiram os peixes com esqueleto cartilaginoso. Mais recentemente, há perto de 250 milhões de anos, surgiram os primeiros peixes com esqueleto ósseo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Suribachi

Com quase 30 anos de existência, o Suribachi é uma das casas mais antigas do país em termos de oferta de produtos e serviços para macrobióticos e vegetarianos, e para todos aqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável. No mesmo espaço agrega uma loja de produtos alimentares, cosmética, suplementos, utilidades, música e literatura; restaurante macrobiótico e vegetariano; padaria/pastelaria; consultas de medicinas e terapias alternativas e workshops de culinária vegetariana, entre outros.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dia Mundial da Alimentação: Carne, a razão oculta para a crescente insegurança alimentar

Este Dia Mundial da Alimentação foi precedido de uma série de alertas por parte da FAO - “O aumento dos preços do trigo atingiu um nível record”, “28 países a braços com a escassez de alimentos”, “A catástrofe das alterações climáticas pende sobre nós”, etc. Também a União Europeia avisa que: “As colheitas totais de cereais em 2007...serão 1,6% inferiores à média dos últimos cinco anos” e que os stocks de emergência dos cereais sofreram um decréscimo de 14 milhões de toneladas no início de 2006/2007 para cerca de 1 milhão de toneladas actualmente”.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegansexualismo. Ética … Sexual?

Depois dos heterossexuais, dos homossexuais, dos bissexuais e dos metrossexuais, conhece agora os … vegansexuais.
Este novo conceito de orientação sexual foi recentemente formulado pelo Centro de Estudos Humanos e Animais, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, no âmbito de um estudo denominado “Perspectivas e Experiências de Vegetarianos e de outros Consumidores Éticos”, estudo esse incluído num projecto mais vasto sobre a interacção entre seres humanos e animais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dez maneiras de criar um Mundo Vegetariano

Não obstante a crescente necessidade de uma mudança para o vegetarianismo como contraponto às actuais epidemias e às várias ameaças ambientais causadas pela produção e consumo de produtos de origem animal, os progressos têm sido relativamente lentos. Está na altura de considerar novas estratégias para promover o vegetarianismo de forma mais eficaz. As dez ideias que a seguir se sugerem pretendem dar início a um diálogo que leve a mudanças positivas.

Ler printer     E-mail   Facebook F