Cultivar Bagas Goji em casa

Apresentamos algumas dicas simples para semeares as bagas gojis no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas goji são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto.

O que necessitas: - sementes ou as próprias bagas goji (que contêm as sementes dentro delas) - pequena área de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa - terra, acesso a muita luz e sol - um pouco de tempo, dedicação e entusiasmo! As goji podem ser cultivadas no exterior em países onde as temperaturas não vão abaixo dos 15 graus negativos (Portugal incluído, claro!)


Como semear: Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.


No exterior: Preparar uma área de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à do Planeta.



Dentro de casa: Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior. Fertilizar 1-2 vezes por ano.


Tipo de terra: Moderamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia.


Água: É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.


As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior. Delicia-te!



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-504-Cultivar-Bagas-Goji-em-casa.html

Inserido em: 2008-10-24 Última actualização: 2010-06-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Sá
Alimentação > Alimentos > Frutos
Meio Ambiente > Agricultura



Comentários



cultivo do goji berry

Não encontrei nenhuma pesquisa do gojiberry para o Sul do Brasil, apenas os que estão no Emisfério Norte.
Alguém pode me ajudar?

No aguardo
(Por: JOSÉ E BELTRA)

[Por: @ 2015-05-16, 12:06 | Responder | Imprimir ]


Goji apos 1 ano

Boa tarde gostava de saber qual o cuidado com aplanta agora no inverno, estão em um vaso de 10 litros e as plantas tem cerca de 80 cm mas agora só estão o talo as folhas cairão grato.
(Por: Guilherme)

[Por: @ 2015-01-17, 07:53 | Responder | Imprimir ]


Goji

Ola, plantei sementes de Goji para formar um pequeno pomar para o consumo da família, mas estou com problemas, ainda pequenas aparecem nas folhas das plantinhas manchas escuras e acabam por cair,ficando somente o talo, também estão sendo alvo de ataque de insetos. Será que as manchas é algum tipo de doença? Alguém conhece algum, repelente natural para indicar?

Obrigada.
Marní
Concórdia-SC/ Brasil
(Por: Marní)

[Por: @ 2014-07-18, 17:16 | Responder | Imprimir ]


GOJI BERRIES...

Olá tudo bem!? gostaria de saber mais sobre esse fruto. e por favor onde consigo mudas!?... Obrigado.
(Por: Janderson)

[Por: @ 2014-03-08, 21:20 | Responder | Imprimir ]

Re: GOJI BERRIES...

> Olá tudo bem!? gostaria de saber mais sobre esse fruto. e por favor onde
> consigo mudas!?... Obrigado.
> (Por: Janderson)

AQUI--> https://www.facebook.com/goji.pt.31

(Por: joao figueiredo)

[Por: @ 2014-03-16, 21:18 | Responder | Imprimir ]



Goje berry

Gostaria de saber qual é a distância entre plantas e entre linhas para eu poder plantar as mudas de goje berry.
Qual é o tamanho da planta.
(Por: Leo Ferreira Rabelo)

[Por: @ 2013-10-03, 18:57 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<