Benefícios e prejuízos de beber muita água

Não é fora do comum ouvirmos a voz popular aconselhar a ingestão de, pelo menos, um litro de água por dia. Revistas de beleza e especialistas também aconselham beber muita água para manter um bom funcionamento físico.
Mas, segundo um investigador norte-americano, afinal, beber um litro de água por dia não traz muitos benefícios e, ao invés, aumenta a necessidade de urinar com frequência.


Para Heinz Valtin, investigador da Escola Médica Dartmouth, em New Hampshire, EUA, não existem provas científicas que sustentem essa recomendação que, segundo a sua opinião, ajudou a criar um grande mercado para a água engarrafada.
O nefrologista e autor de livros sobre o balanço hídrico humano, após dez meses de investigação diz não ter encontrado bases científicas para sustentar as opiniões populares.
Num artigo publicado no American Journal of Physiology o especialista explicou que as pessoas se esquecem de que os alimentos também contêmágua.
A Comissão de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda o consumo de cerca de um mililitro de água para cada quilocaloria (kcal) ingerida. Isso representa até dois litros de água para uma dieta média de 2.000 kcal. Mas, o Conselho Nacional de Pesquisa adverte, boa parte dessa água já está contida nos alimentos.
Se uma pessoa ingere pouco líquido o corpo compensa absorvendo novamente a água dos rins e reduzindo a perda através pele, explicou o
especialista. A sensação de sede surge muito antes do início da desidratação.
O interesse do investigador por desmistificar a teoria de que beber muita água faz bem nasceu da leitura de inúmeros artigos em jornais e revistas. Valtin ficou intrigado e começou a perguntar aos colegas se conheciam estudos científicos que sustentassem as afirmações difundidas. Invariavelmente, todos os especialistas diziam não ter conhecimento.
A revista científica pediu então que Valtin fizesse a revisão de todas as investigações a que tivesse acesso. No final do trabalho o cientista concluiu que foram dadas informações erradas, ao aconselharem as pessoas a beber grandes quantidades de água quando, na realidade, a maioria delas não necessita, como por exemplo, adultos saudáveis que habitam em lugares com clima temperado e levam uma vida bastante sedentária.
No entanto, ressalva o investigador, as pessoas que apresentam determinadas doenças, entre as quais cálculos renais, devem ingerir grandes
volumes de água. A restante população pode beber a quantidade suficiente para controlar a sede - isso inclui a ingestão de café, chá e até
de cerveja (apesar dos seus efeitos diuréticos), aconselhou Valtin.
Quanto aos prejuízos para a saúde, existe um: "A possibilidade de alguém beber muita água contaminada e ingerir grande quantidade de poluentes".
De resto, e bem menos grave, é o inconveniente de urinar constantemente e o constrangimento de ir à casa de banho com frequência.
Um aviso: A ingestão de uma quantidade excessiva de água pode provocar intoxicação, o que leva a confusão mental e até à morte. A intoxicação por água é um dos efeitos mais mortais decorrentes do uso de Ecstasy, que aumenta a sede além da necessidade física real do utilizador.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-158-Benef-cios-e-preju-zos-de-beber-muita--gua.html

Inserido em: 2002-11-07 Última actualização: 2012-10-03

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Nutrientes essenciais
Saúde > Alimentação e Saúde



Comentários



Água

Desde criança eu também passo mal com água, depois de apenas 3 goles, no máximo 5 minutos após a ingestão, começa a queda de pressão sanguínea, diarreia, dor de barriga, vomito, já fui em vários médicos, especialista, nutricionistas e nenhum destes "profissionais"descobrem oque é ou como resolver já que o organismo está todo saudável e com perfeito funcionamento, "isto ocorre apenas com água", hoje com 38 anos de idade, claro já desisti de procurar uma resposta, já foi muito dinheiro, tempo e sangue gasto para nenhuma resolução,
Descobri este problema aos 13 anos e dai para frente evitei o máximo possível a ingestão de água, sempre bebo suco nem sempre natural, refrigerante, água de côco, ou oque der vontade,
A aproximadamente 20 anos que eu não bebo um copo d água, e não tenho nenhum sintoma sinistro, nenhum problema com nenhum órgão interno, e tudo funciona perfeitamente.
Durante esta temporada de 20 anos tentei algumas vezes beber água para saber se era possível afinal água é mais barato que sucos e refrigerantes, e não adianta é beber e revirar tudo pro avesso.
Existiu uma hipótese de que meu organismo é super hidratado e não metaboliza o H2O puro, só com a quebra química desta partícula é aceito e absorvido pelo organismo, no mais é rejeitado imediatamente devido ao bom funcionamento dos orgãos. Ao meu ponto de vista acredito que ao menos comigo, não terei problemas se eu continuar seguindo como estou.
(Por: anonimo)

[Por: @ 2016-01-07, 10:43 | Responder | Imprimir ]


Agua é vida!

Os médicos garantem que isso não deve ser desculpa para as pessoas beberem pouca água. Um adulto, por exemplo, pode processar até 15 litros em um único dia, sem trazer malefícios para a saúde, ou seja, a situação de risco se configura por beber água excessivamente em um curto espaço de tempo e, principalmente, em pacientes com determinados fatores de risco.
(Por: Thomas)

[Por: @ 2013-09-12, 21:06 | Responder | Imprimir ]


Agua

Eu sempre bebi e continuo bebendo muita água, e para mim particularmente sempre fez bem.
(Por: Aldo)

[Por: @ 2011-05-30, 17:53 | Responder | Imprimir ]

Re: Agua

Siceramente acho que cada pessoa devia beber uns 2 a 3 litros de agua por dia... Mas custa-me muito a acreditar que a agua possa fazer mal, por exemplo os ciclistas numa prova perdem mais de 5 litros de agua .. logo eles por dia têm de beber muito mais de 5 l. , por isso acho que é uma mentira isso da agua fazer mal

(Por: Antonio)

[Por: @ 2013-07-10, 16:50 | Responder | Imprimir ]

Re: Agua

Quando procurei por isso há um tempo atrás a unica informação fiável que encontrei sobre o perigo do excessivo consumo de água foi apenas se for bebido muito volume de uma vez porque dilui os sais em circulação.
De resto beber água só traz benefícios. De preferência que não seja engarrafada

[Por: silamelo83 @ 2013-07-11, 18:44 | Responder | Imprimir ]




comentário

Eu posso testemunhar tinha uma prisão de ventre horrivel - passei a beber água em jejum td. dia depois 30 minutos que tomava meu café da manhã - foi maravilhoso meu intestino funciona maravilhosamente - melhor que comer ameixa - agora me diz que água faz mal - realmente eu acredito naquilo que faço e posso testemunhar - inclusive estou emagrecendo depois que adotei esse sistema - tomo inclusive minha cervejinha e bebo água para me hidratar - não fico de porre e me sinto otima - é claro que bebo água comedida - mas ou menos 2 litros por dia distribuidos até a noite!!!!... desculpe a ese blog - não procede tal informação negativa da água - esses cientistas tem voltar a estudar mais...
(Por: ademar)

[Por: @ 2010-11-21, 20:35 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário

Olá Ademar,

Eu posso fazer outro testemunho! houve uma altura que eu bebia cerca de 2 litros de água por dia porque em todo lado se ouve ou lê que faz bem e comecei a ter infecções na bexiga. Isto porque bebia mais água do que o que o meu organismo necessitava, tinha necessidade de estar a urinar constantemente, de 15 em 15 minutos, e comecei a ter uma sensação de peso na bexiga e depois uma infecção. O médico mandou-me beber mais água porque achava que era falta de água e, mais outra e outra infecção. Tive cinco infecções seguidas. Resolvi exprimentar a beber água apenas quando me apetecia e deixei de ter infeções. Até hoje nunca mais tive infeções.
com isto não quero dizer que não seja bom beber água, mas beber água em excesso, mais do que a que o teu organismo necessita também faz mal.

Patrícia

> Eu posso testemunhar tinha uma prisão de ventre horrivel - passei a beber
> água em jejum td. dia depois 30 minutos que tomava meu café da manhã - foi
> maravilhoso meu intestino funciona maravilhosamente - melhor que comer
> ameixa - agora me diz que água faz mal - realmente eu acredito naquilo que
> faço e posso testemunhar - inclusive estou emagrecendo depois que adotei
> esse sistema - tomo inclusive minha cervejinha e bebo água para me hidratar
> - não fico de porre e me sinto otima - é claro que bebo água comedida - mas
> ou menos 2 litros por dia distribuidos até a noite!!!!... desculpe a ese
> blog - não procede tal informação negativa da água - esses cientistas tem
> voltar a estudar mais...
> (Por: ademar)

(Por: Patrícia )

[Por: @ 2010-11-23, 11:25 | Responder | Imprimir ]

Água é vida

eu so tenho que concordar com você ate me arrependida de ter lido esse artigo... água é o líquido mais precioso é so beber na edida ideal ao seu peso o que geralmente para adultos são 2 litros por dia. Eu continuarei a beber água que tem me feito muito bem.
Agua tira ajuda a tirar muitas impurezas do nosso corpo e ajuda a prevenir de muitas doenças cancerínas.

continuem a beber água por favor
(Por: Sue Sechie)

[Por: @ 2020-10-02, 10:18 | Responder | Imprimir ]



Re:Água...

Olá,me surpreendi ao ler que água faz mal,eu mesma tinha uma terrível prisão de ventre,e agora ao iniciar uma dieta tomo meio litro de água em jejum e ao longo do dia quase dois litros,estou emagrecendo,e meu intestino funciona muito melhor(um relóginho),e água é a fonte da vida,claro que as mortes por causa de drogas são por causa delas,e não por ter sede após ingeriri elas,desculpe-me,mas não concordo com o que li.Água faz muito bem à saúde é o que vem sendo dito desde sempre,melhora a circulação,diminui a barriga,e as toxinas que por ventura existem em nosso organismo são expelidas na urina,que provem do usa da água.

abraços...


Paula Saldanha.
(Por: Paula)

[Por: @ 2011-07-21, 17:54 | Responder | Imprimir ]



Duvida sobre o consumo da agua

Vi um comentario acima sobre o uso extremo de agua fazer mal, gostaria de saber o que pode causar realmente e se o uso excessivo pode causar algum problema ao rin, pois tem mais ou menos um ano que tenho uma certa sede excessiva, bebo em média uns 11 litros de agua por dia,principalmente a noite. Ja fiz exames de glicose para saber se poderia ser algum sintoma de diabete mas minha glicose é até muito baixa para o normal! Alguem pode me dizer algo sobre isso.
(Por: Alana Brito)

[Por: @ 2009-12-08, 14:25 | Responder | Imprimir ]

Re: Duvida sobre o consumo da agua

O ideal é aconselhar-se com o seu médico, pois cada pessoa é diferente.

[Por: cris @ 2009-12-11, 18:57 | Responder | Imprimir ]


Re: Duvida sobre o consumo da agua

> Vi um comentario acima sobre o uso extremo de agua fazer mal, gostaria de
> saber o que pode causar realmente e se o uso excessivo pode causar algum
> problema ao rin, pois tem mais ou menos um ano que tenho uma certa sede
> excessiva, bebo em média uns 11 litros de agua por dia,principalmente a
> noite. Ja fiz exames de glicose para saber se poderia ser algum sintoma de
> diabete mas minha glicose é até muito baixa para o normal! Alguem pode me
> dizer algo sobre isso.
> (Por: Alana Brito)

nossa 11 litros e demais, como vc aguenta? eu bebo media 4 litros ta otimo !
(Por: Ivamar)

[Por: @ 2011-11-18, 22:53 | Responder | Imprimir ]


Re: Duvida sobre o consumo da agua

> Vi um comentario acima sobre o uso extremo de agua fazer mal, gostaria de
> saber o que pode causar realmente e se o uso excessivo pode causar algum
> problema ao rin, pois tem mais ou menos um ano que tenho uma certa sede
> excessiva, bebo em média uns 11 litros de agua por dia,principalmente a
> noite. Ja fiz exames de glicose para saber se poderia ser algum sintoma de
> diabete mas minha glicose é até muito baixa para o normal! Alguem pode me
> dizer algo sobre isso.
> (Por: Alana Brito)


Alana eu to assim mesmo.por isso to ate pesquisando o assuntos.eu to assustada pq é uma sede estranha,em excesso.
o meu tb nao é diabete.confesso que to com medo.
qualquer coisa nova passe pra eu por favor

(Por: janice)

[Por: @ 2012-02-24, 13:06 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<