Cereais amigos do coração

A tensão arterial alta, ou hipertensão, é uma doença crónica que afecta milhares de pessoas. Se não for controlada pode aumentar o risco de efarte do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal e outros problemas graves. Alguns factores de risco para hipertensão arterial são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e o alto nível de stress.
Estudos recentes revelaram que o consumo diário de aveia integral pode reduzir a tensão arterial. No caso de pacientes hipertensos, que estejam a ser medicados para esta redução, o consumo de aveia integral pode ajudar a diminuir as doses dos medicamentos tomados.

Um dos estudos, liderado por Joel J. Pins da “University of Minnesota Medical School”, em Minneapolis, os 45 voluntários hipertensos ingeriram cereais matinais à base de aveia ou de trigo. Os cereais à base de aveia continham 12 gramas de fibras totais e 6 gramas de fibra solúvel por cada porção de 137 gramas, enquanto os cereais de trigo continham aproximadamente 3 gramas de fibras totais e menos de 1.1 gramas de fibras solúveis.
As fibras ingeridas na dieta foram divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis. As fibras insolúveis são importantes para a formação do bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal e regulando os intestinos, e também porque previnem a formação de tumores intestinais. As fibras solúveis são conhecidas por conseguirem reduzir os níveis de colesterol e serem importantes em várias funções do organismo.
Neste estudo, dos participantes que ingeriram aveia todos os dias 73% foram capazes de reduzir as doses dos medicamentos anti-hipertensivos. Após 12 semanas também apresentaram uma diminuição nos níveis de colesterol total (15%), de colesterol LDL ou mau colesterol (16%) e os níveis de glicose melhoraram consideravelmente. No entanto, seis semanas após o final do estudo, dois terços dos participantes tiveram que retornar à dose inicial de medicamentos.

No segundo estudo os investigadores da Universidade do Minneapolis, EUA, seleccionaram 18 pessoas com hipertensão não tratada para aderir a uma de duas dietas: a primeira com cereal de aveia e uma dieta de controlo. Tal como no primeiro estudo os voluntários que consumiram aveia apresentaram uma diminuição da tensão arterial após seis semanas, e também uma redução nos níveis de colesterol.
Deste modo os investigadores concluíram que as pessoas com tensão alta podem beneficiar da ingestão de aveia integral, juntamente com o uso dos medicamentos. Mas a decisão de suspender os medicamentos utilizados para a tensão alta apenas deve ser tomada pelo médico, caso o mesmo ache seguro e conveniente.
Todas estas medidas dietéticas e de comportamento, como praticar exercícios e perder peso, auxiliam em muito o seu controlo, podendo até mesmo tornar desnecessários os medicamentos, mas isto depende muito da situação especial de cada paciente.
O controlo da doença exige a medição constante dos níveis de pressão arterial, redução da ingestão de sal, perda de peso, abandono do cigarro e de bebidas alcoólicas, prática regular de exercícios físicos e uso de medicamentos.


Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=2317

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=104

Inserido em: 2002-06-13 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Cereais
Saúde > Alimentação e Saúde



Comentários



Tema

Adorei esta composição sobre este tema.
Apoio para que continuem.
Foiram-me bastantes úteis estas informações!
PARABÉNS E OBRIGADA! CONTINUEM!

(Por: Anabela)

[Por: @ 2008-09-03, 12:33 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=104