Alimentação pode reduzir criminalidade

A propensão para o crime pode estar relacionada com o tipo de alimentação ingerida. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, sugere que existe uma ligação directa entre alimentação e criminalidade.
Os investigadores ingleses chegaram a esta conclusão depois de observarem mudanças no comportamento de jovens reclusos após se ter efectuado uma mudança na alimentação.
Segundo os cientistas, ao adoptar por uma dieta saudável um criminoso pode tornar-se menos violento e diminuir o número de infracções em 25%.
A equipa dividiu em dois grupos 230 jovens reclusos de uma prisão de alta segurança da cidade de Buckinghamshire. Durante nove meses metade consumiu pílulas de vitaminas e nutrientes e a outra recebeu, sem saber, comprimidos placebo.
Ao fim desse tempo os presos que haviam ingerido pílulas de suplemento nutricional cometeram menos 25% de crimes do que aqueles que não tiveram alterações na alimentação.
A maior redução, segundo refere o estudo, ter-se-á dado no caso de crimes graves ou violentos, que diminuíram cerca de 40%. No entanto, no grupo que tomou placebo não foi registada nenhuma alteração.
No artigo publicado no Jornal Britânico de Psiquiatria, a equipa de investigação apresentou estes resultados como "extraordinários". "Essa abordagem precisa ser testada porque além de ser barata é altamente eficaz e humana", afirmou o professor Bernard Gersch, de Oxford. Segundo o cientista é altamente provável que uma dieta saudável tenha um impacto directo no comportamento de uma pessoa, uma vez que os "blocos" que constituem o cérebro são formados por nutrientes.
Apesar de executado pela equipa de Oxford, o estudo foi organizado pela organização não-governamental Charity Justice, fundada em 1991 para investigar as origens físicas e sociais da criminalidade.

Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=2448

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=114

Inserido em: 2002-07-18 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=114