Leite pode provocar obesidade

A ingestão regular de leite e a obesidade são factores que poderão estar relacionados. É esta a conclusão a que chega um estudo efectuado a mais de 12 mil crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos de idade.
Este estudo, publicado numa revista americana especializada na área de Pediatria, revela que pode não ser o leite em si a provocar a obesidade, mas sim a quantidade de calorias que este contém e, consequentemente, a quantidade de tomas diárias deste produto que, por norma, é bastante aconselhado para as crianças em idade escolar.

O leite é conhecido por ser uma rica fonte de cálcio, mas segundo Walter Willet, da Escola de Saúde Pública de Harvard, um dos autores do referido estudo, existem outras fontes de cálcio que podem muito bem dispensar a ingestão de leite, tais como os vegetais de folhas verdes e outros alimentos. Defende ainda que a prática de exercício físico é tão importante como os alimentos ricos em cálcio para manter os ossos saudáveis.
Deste modo, evitar-se-á o excessivo consumo de calorias ingeridas nas doses de leite, já que apenas um copo de leite normal (225 mililitros) contém 150 calorias. Quanto à mesma quantidade de leite com apenas 1% de gordura contém 100 calorias e a de leite desnatado fica-se pelas 85. Aqui o problema reveste-se igualmente do desejo que, muitas vezes, os jovens e as crianças têm em manter a elegância e tendem a ingerir leite de menores calorias ou leite desnatado na esperança de emagrecerem. Mas Catherine Berkey, líder do estudo recentemente publicado, defende que essa atitude está incorrecta, já que "as crianças não devem ingerir leite como uma forma de perder peso ou de tentar controlar o peso", uma vez que se estima que cerca de 16% das crianças norte-americanas tenham excesso de peso devido ao consumo deste tipo de leite, mas não à sua gordura total.
O professor Walter Willett aconselha igualmente que "a bebida básica deveria ser a água" e dá como exemplo o caso de muitas crianças no mundo que não bebem leite e têm ossos saudáveis.
Este estudo foi publicado na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine e integrou 12.829 crianças com idades entre os 9 e os 14 anos entre os anos de 1996 e 1999, concluindo assim que crianças que ingerem mais de três copos de leite por dia têm mais 25% de probabilidades de ficarem obesas do que aquelas que ingerem menos.
O leite, além de não trazer nada a mais do que os outros alimentos já possuem, ainda contribui, pois, para uma deficiente forma física já que, a julgar por este estudo, quantidades excessivas dessa bebida podem provocar obesidade que, como sabemos, é uma doença à qual se podem associar distúrbios de ordem cardiovascular, entre outros.


Referências:
http://www.mni.pt/destaques/?cod=7132
http://archpedi.ama-assn.org/cgi/content/abstract/159/6/543?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=milk&searchid=1121190319510_724&stored_search=&FIRSTINDEX=0&journalcode=archpedi

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=350

Inserido em: 2005-07-22 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Infantil
Alimentação > Alimentos > Lacticínios
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Oliveira





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=350