Fórum do Centro Vegetariano
Bem-vind@ Visitante! Administradores

Bem-vind@ Visitante! 
Administradores Login Tópicos
AlimentaçãoAmbienteAnimaisCentro VegetarianoDiversosSaúde
Páginas
Destaque
Minha libertação

Olá a todos!!

Eu sou nova aqui e também neste mundo da libertação animal e queria aqui partilhar convosco a minha felicidade de passar a partilhar aqui as minhas dúvidas, opiniões e principalmente aprender muito convosco e também espero ensinar algo, pois todos precisamos uns dos outros e temos imensas coisas a ensinar!
Então é assim, eu neste momento ainda sou omnívora, mas já há alguns meses que ando a me libertar de tudo o que seja de origem animal, não só na alimentação, também tento evitar produtos que tiveram algo a ver com os animais, e todos os dias tento ter um almoço ou jantar que seja livre de algo animal, sendo que no pequeno almoço já há tempo que não toco em nada disso, pois antes bebia leite e agora já não.

Mas cada vez que faço alguma refeição segundo aquilo que desejo e acredito, sinto-me muito mais feliz!
E agora sei que vai ser uma luta todos os dias para conseguir atingir o que quero, ser vegetariana! Pois o que mais me custa é ter que estar a justificar o porquê de ir comer algo que não tenha carne ou peixe...quase todos os dias quase perco a paciência, principalmente com minha mãe, que diz que sou doida e que se metem estas ideias na cabeça...até chegou a dizer que eu tinha que ir ao médico...
mas ela ainda não sabe o quero realmente, ainda os estou a customando com as minhas novas ideias sobre a alimentação e tenho que ir devagarinho até ter mais segurança naquilo que posso cozinhar e o que é melhor para ter uma alimentação equilibrada e também em ter argumentos para enfrentar tudo o que está por vir...

O meu medo mesmo é no futuro ter que estar sempre a enfretar tudo e todos, sempre a justificar tudo e depois começo a perder a cabeça...principalmente nos dias de festa em que é costume na minha terra que é uma aldeia, se matar cabras e ovelhas e é o que se come e será um choque pós meus familiares...

Como foi com vocês?
Sei que é sempre difícil e que tenho que ter coragem e seguir os meus ideais,mas também tenho que saber me defender.

Deixo aqui muitos abracinhos!!

E gostaria que me contassem um pouco como foi a vossa passagem para o mundo livre do vegetarianismo e o que me aconcelham a dizer quando tiver que enfrentar pessoas não conscientes e com menos cultura sobre o assunto, que não têm noção das coisas..

[Por: Nature @ 2011-12-12, 18:42 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Alimentação

Re: Minha libertação

Nature bem vinda ao nosso mundo, ao mundo de amor e respeito.

O que eu tenho para te dizer é para ires em frente, com cuidado claro, e a tua mae tem razao, devias ir ao medico. É sempre bom ser acompanhada na transiçao. Tens que ter cuidado para que nada falte, ferro , b12 etc. Se nao tens possibilidade de ir ao medico da especialidade entao mais vale nao ires a nenhum porque quase todos eles sao contra nao comer carne nem peixe.

Faz pesquisas na net, é uma boa soluçao.
Neste site tem umas receitas otimas.
E tem bons conselhos tambem

Come sempre um bom pequeno almoço
cereais integrais com bebida de soja ou sumo de frutas, juntas umas bagas de goji ou de uvas, tens muitas á escolha

ao almoço,sopa de legumes para preparar o estomago. Arroz com feijao e cogumelos acompanhado com uma salada crua ou legumes cozidos

esparguete com ervilhas e ovo escalfado, se nao comeres ovo podes estufar soja e meter por cima, fica otimo

nos intervalos das refeiçoes comes umas vezes fruta outras vezes pao integral ou de mistura

nao te esquecas de beber agua, 1 hora antes da refeiçao e 2 depois para nao interferir com a digestao

claro que estas sugestoes que te deixei sao só uma opiniao minha, é assim que eu faço, nao quer dizer que esteja correto.

espero que te consigas realmente libertar
parabens desde já por teres começado
um abraço
sandra

[Por: isle @ 2011-12-13, 00:04 | Responder | Imprimir ]

Infelizmente a maioria dos profissionais de saúde convencionais estão totalmente desinformados sobre a alimentação vegetal, frequentemente, por ignorância, insistindo para que as pessoas comam produtos animais e dizendo que não é saudável ser vegetariano e muito menos vegano. Não têm formação para mais nem a procuram, é pena.
Não penso ser necessário ter acompanhamento médico para se mudar para hábitos alimentares mais saudáveis. Qualquer pessoa com informação e consciência pode fazer isso, é uma questão de procurar fontes fidedignas de informação. Comigo foi assim há já 7 anos.
De qualquer das formas, aqui fica uma lista de profissionais sem preconceitos: http://www.centrovegetariano.org/Article-341-M%25E9dicos%252C%2BNutricionistas%2Be%2Boutros%2BProfissionais.html

[Por: anasoares @ 2011-12-13, 19:44 | Responder | Imprimir ]

Olá!! Obrigada!!

Eu terei que ser forte!! Quero muio atingir este obejectivo na minha vida!! E quando isso acontecer terei muito mais paz e serei muio amis feliz!!

Olha eu ainda tenho um pouco medo de me vir a faltar algum nutriente, como é o caso de ferro, que é tão polémico neste tipo de alimentação.Eu ainda não sei muito bem e tenho ainda um pouco de medo, de elbaorar as minhas refeições, as principais,saber tds os dias o que fazer e como juntar os tipos de alimentos de forma a não me falatr nada....
Mas eu já como muito mais legumes, principalmente leguminosas, como o grão e feijão, e misturo mts. Eu cfaço muitas vezes um refogado, tipo estufado, de legumes, que depois misturo em massa ou misturo broa e que gosto muito, mas ainda preciso de saber fzr mts outrs receitas...tenho agora que começar a fzr receitas k vejo em vários locais, ainda faço poucas...

Mas agora é me informar bem melhor sobre todos os nutrientes, ponde os posso ir buscar e que receitas posso fzr pra além ds k faço, pra me sentir mais segura tanto em relação a mim, como para passar essa segurança aos outros cá em casa.

Muito Obrigada plas sugestões e por tudo!!
Espero vir aqui um dia e dizer que me libertei de vez e atingi o meu lindo sonho!!!
Parte dele já está, começou por minha atitude interior e por vir aqui participar neste local!! isto já é muito importante pra mim!!

Abracinhos!!!
(Por: Nature )

[Por: @ 2011-12-22, 21:23 | Responder | Imprimir ]

Bem vinda Nature!

Embora nao conheça detalhes da pressao que pessoas proximas de ti estao a exercer, a primeira coisa que eu fazia era esquecer essa ideia de as enfrentar.
Nao se trata de enfrentar mas sim de informar.
Algumas pessoas que gostam de ti tem motivos para estar preocupadas. Nao e culpa delas a informaçao nao lhes ter chegado, ou podem mesmo ter recebido info negativa acerca do vegetarianismo.

Tambem ninguem tem que defender a sua opçao pelo vegetarianismo. Quem insiste em comer carne tem mais justificaçoes a dar do que os vegetarianos.
Os motivos que tu tem neste momento para querer ser vegetariana, sejam eles quais forem e o que interessa, nao e preciso arranjar qualquer outra justificaçao. Com o tempo podemos vir a ter outros motivos que fortalecem ainda mais a nossa convicçao ou ate nao..
Agora se alguem te coloca questoes especificas i tu nao sabe responder nao faz mal nenhum. E uma boa oportunidade para irmos investigar i aprender.
Se existe alguma questao recorrente dificil de responder coloca-a aqui no forum.

Da proxima vez que alguem disser que tu esta doida mostra-lhes uma lista como esta
http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2007/06/vegetarianos-famosos.html
ou um video pode ser ainda mais convincente
http://www.youtube.com/watch?v=Dmw_46oGgNA&list=PL1FCBB67798352568&index=34&feature=plpp_video
Informar que estas pessoas famosas tambem sao vegetarianas funciona melhor que 1001 palavras que possamos usar para explicar que a nossa opçao nao e um desvario de loucura.

Viver numa aldeia nao impede ninguem de ser vegetariano. Conheço muitos vegetarianos i veganos que vivem em aldeias em Portugal. Sou capaz de passar mais de um mes sem ir a vila mais proxima i nao passo mal por isso. Tenho reservas de cereais, leguminosas i frutos secos, i estou em vias de me auto-sustentar com produtos frescos que cultivo. Fruta tambem colho por onde passo.

Pelo prazer de se ser vegetariano
\\\\\\\\V/

(Por: Andre Correia)

[Por: @ 2011-12-21, 02:21 | Responder | Imprimir ]

auto-sustentar
gostei dessa andré

[Por: isle @ 2011-12-21, 12:50 | Responder | Imprimir ]

Muito Obrigada André!!!

É sempre muito bom ouvir concelhos de alguém que já vive neste mundo maravilhoso!!
Olha eu por enquanto ainda não tenho muita pressão, pois como disse acima, ainda não sou vegetariana e também ainda não disse cá em casa a meus pais...o que me deixa triste e com um pouco de vergonha, não ter sido ainda capaz de o fzr, ainda só disse a alguns amigos...mas é que eu quando penso no que minha mãe irá dizer e fazer quando eu lhe disser isso e lhe deixar claro k sou mesmo vegetariana, ao comer só mesmo comida sem nada animal...eu fico com algum medo do ambiente que não será pacífico, irei perder a paciência...

Eu entendo o lado dela, qualquer mãe tem mdeo que seu filho tenha problemas, como falta de ferro, a anemia ou outro...ela já me falou nisto, ao ver que eu como mt menos carne e quando eu mts vzs me recuso a comer do que els comem..mas lá está, como disseste, eu preciso informá-la, lhe dar informação mais de confiança...n só da boca pra fora, eu já pensei em lhe mostrar algo pra ela ler sobre alimentação sem carne e sobre nutrição em geral, por exemplo, das leguminosas que têm mt ferro e cálcio, ms ainda não os tenho em mão e tb duvido um bocado k ela os lêsse..ms terei de arranjar forma de os ter...

Eu agora terei que informar melhor e ter mais certezas naquilo que afirmar pra quem for, em relação ao ferro, cálcio e proteína, que algo que sempre nos atiram à cara e teremos k estar bem informados.
Vou ver se começo a fazer de novo minhas pesquizas mais intenas, como antes fiz, até ter certeza de que este é o caminho que quero pra mim, pois tendo mais certezas do que afirmo, poderei informar melhor e dar mais certezas aos que me criticam.

Olha em relação às pessoas famosas que me faláste, não sei se será boa ideia, pois minha mãe n as conhece e acho que diria k eram pessoas também sem juizo..
Ela tem medo, já se sabe, e depois como nunca falou com ninguém vegetariano...era bom que isso acontecesse um dia!!

Muito Obrigada pla força!! E sempre que eu tiver alguam dúvida, algo que me perguntem/acusem em relação ao que quero seguir, eu irei perguntar aqui e agradeço muito que me dêm concelhos e opinião!!!

Muito Obrigada!!

(Por: Nature)

[Por: @ 2011-12-22, 21:07 | Responder | Imprimir ]

Nature antes de mais ve isto
http://www.centrovegetariano.org/Article-424-A%2BOp%25E7%25E3o%2BVegetariana%252C%2Bna%2Brevista%2BSelec%25E7%25F5es.html
Parte II i Parte III estao repetidas. Vou informar o CV a ver se eles tem o artigo todo.

Repara numa coisa Nature. Em geral, as pessoas que comem carne nao sabem mais de nutriçao do que os vegetarianos, por isso nao tem conhecimentos para afirmar que o vegetarianismo e mau para a saude ou para desmentir o que quer que afirmemos. Mas nunca devemos partir do principio de que tudo o que se diz de mal acerca deste ou daquele produto vegetariano esta errado. Devemos investigar diferentes fontes que considerarmos mais crediveis.
Nao e correto afirmar-se que o vegetarianismo e mau para a saude mas tambem nao e correto afirmar-se que o vegetarianismo e bom para a saude sem se especificar, pois pode-se ser vegetariano i comer mal. Mas nunca ninguem conseguiu desmentir que uma alimentaçao vegetariana equilibrada seja ma para a saude.

Este e o exemplo duma piramide de alimentos vegetariana http://happyvegetable.com/wp-content/uploads/2008/05/vegan-pyramid-1024x768.jpg
Eu tenho o cuidado de comer todos os dias (normalmente a todas as refeiçoes) vegetal fresco, cereal i leguminosa, i tento variar cada um deles de dia para dia. Por exemplo, arroz integral de tomate i lentilhas, sopa de couve portuguesa, grao de bico i cevada. Fruta como pelo menos 15 minutos antes da refeiçao para fazer a digestao antes de começar o prato principal. Dessa forma os nutrientes da fruta nao se deterioram com uma longa digestao.
E importante tomar regularmente algum alimento fortificado ou suplemento de vitamina B12, que e produzida por bacterias. Embora alguns alimentos vegetais possam conter B12 esta provavelmente nao e utilizavel pelo organismo humano i por isso essas fontes nao sao de confiança. Eu como extrato de levedura fortificado com B12 mas tambem existem outros produtos como bebida de soja, margarina i cereais desde que digam que sao fortificados com B12.

Se a tua mae tiver interesse em falar com alguem vegetariano, como tu sugere, terei todo o gosto em lhe explicar como o faço ha mais de 18 anos i me sinto de muito boa saude.
Entretanto i sem te querer sobrecarregar
http://www.centrovegetariano.org/Article-468-Vegetarianismo%252C%2Bno%2BJN.html
http://www.vegetarian-society.org/downloads/Vit&Min_list.pdf
http://www.moonpointer.com/downloads/vegdietflyer.pdf
Muito mais esta disponivel no forum do CV.

Força!

[Por: andycor @ 2011-12-24, 00:32 | Responder | Imprimir ]

=Correçao=
Onde se le "nunca ninguem conseguiu desmentir que uma alimentaçao vegetariana equilibrada seja ma para a saude." deveria ler-se obviamente ".... boa para a saude."

[Por: andycor @ 2011-12-24, 01:05 | Responder | Imprimir ]

Ola Nature, tudo bem..?

Eu não estou comendo carne,e digo isto porque se um dia não houver mais nada para comer, e só houver carne, então eu comerei carne. Mas para não ser chato ou antipatico, pois temos que ser sociaveis, eu não fico falando para as pessoas que eu sou vegetariano, Até por que quem come carne não sai falando que é carnivoro, não e?
Se numa festa colocam carne no meu prato ou me oferecem salgadinhos com carne, eu aceito e apenas não como.
Agora para quem acha que ser vegetariano é loucura e aconselho a assitir um documentário intitulado EARTHLINGS - traduzindo TERRAQUEOS, você entra no google digita earthlings e assisti o documentário.

Abraços

Sávio

Nature escreveu:
> Olá a todos!!
>
> Eu sou nova aqui e também neste mundo da libertação animal e queria aqui
> partilhar convosco a minha felicidade de passar a partilhar aqui as minhas
> dúvidas, opiniões e principalmente aprender muito convosco e também espero
> ensinar algo, pois todos precisamos uns dos outros e temos imensas coisas a
> ensinar!
> Então é assim, eu neste momento ainda sou omnívora, mas já há alguns meses
> que ando a me libertar de tudo o que seja de origem animal, não só na
> alimentação, também tento evitar produtos que tiveram algo a ver com os
> animais, e todos os dias tento ter um almoço ou jantar que seja livre de
> algo animal, sendo que no pequeno almoço já há tempo que não toco em nada
> disso, pois antes bebia leite e agora já não.
>
> Mas cada vez que faço alguma refeição segundo aquilo que desejo e
> acredito, sinto-me muito mais feliz!
> E agora sei que vai ser uma luta todos os dias para conseguir atingir o
> que quero, ser vegetariana! Pois o que mais me custa é ter que estar a
> justificar o porquê de ir comer algo que não tenha carne ou peixe...quase
> todos os dias quase perco a paciência, principalmente com minha mãe, que
> diz que sou doida e que se metem estas ideias na cabeça...até chegou a
> dizer que eu tinha que ir ao médico...
> mas ela ainda não sabe o quero realmente, ainda os estou a customando com
> as minhas novas ideias sobre a alimentação e tenho que ir devagarinho até
> ter mais segurança naquilo que posso cozinhar e o que é melhor para ter uma
> alimentação equilibrada e também em ter argumentos para enfrentar tudo o
> que está por vir...
>
> O meu medo mesmo é no futuro ter que estar sempre a enfretar tudo e todos,
> sempre a justificar tudo e depois começo a perder a cabeça...principalmente
> nos dias de festa em que é costume na minha terra que é uma aldeia, se
> matar cabras e ovelhas e é o que se come e será um choque pós meus
> familiares...
>
> Como foi com vocês?
> Sei que é sempre difícil e que tenho que ter coragem e seguir os meus
> ideais,mas também tenho que saber me defender.
>
> Deixo aqui muitos abracinhos!!
>
> E gostaria que me contassem um pouco como foi a vossa passagem para o
> mundo livre do vegetarianismo e o que me aconcelham a dizer quando tiver
> que enfrentar pessoas não conscientes e com menos cultura sobre o assunto,
> que não têm noção das coisas..

(Por: Sávio)

[Por: @ 2012-01-18, 12:26 | Responder | Imprimir ]

ola nature, em relação a faze de mudança é complicado para uma pessoa que esta habituada a comer carne deixar logo de comer , em relação a mim eu ja sou vegetariano a 3 anos e vegan aquase um mes , mas digamos que a 4 anos so comia carne branca, e peixe e carne vermelha ja tinha deixado e foi deixando gradualmente, ate apanhar o paladar das coisas , e custou ao incio , mas era aquilo que queria e foi sempre lutando para nunca desistir e dai até hoje sou libre de gorduras animais, sinto me feliz , a parte de justificação nao tens que dar a ninguem, simplesmente usa como motivo saude e questoes eticas, e gostos e opinioes , todos somos livres de escolher o que queremos e o que não queremos , a minha familia muitas vezes perguntava isso mas depois foi se acostumando e agora nada , ja se habituaram, as primeiras semanas e meses é dificil , mas se é algo que queres tenta trasmitir isso aos outros , por fim a minha familia passou a comer carne branca e a minha mae agora tambem é vegetariana.
Ao explicar o meu ponto de vista consegui tornar a minha familia mais saudavel indirectamente , não foi pelo facto de eu o ser porque tudo o que era para mim sempre fiz a parte , mas começaram a ver que os meus argumentos se calhar faziam sentido que de certo é que em 3 anos sou muito saudavel e livre de doenças se é isso que queres segue em frente e não te preocupes com os outros tenta fazer compreender a tua familia o resto é um a parte.

(Por: Nelson Bras)

[Por: @ 2012-01-18, 20:46 | Responder | Imprimir ]

Lembrei-me agora que existem guias de respostas às perguntas mais frequentes.
http://www.animal-rights.com/categor.htm
Se fizer jeito a alguem que nao pesque nada de ingles eu posso ir traduzindo aos poucos.
Claro que nao é suposto estas respostas substituirem aquilo que responderiamos naturalmente, mas podem dar jeito para complementar a nossa resposta e nao nos limitarmos a dizer aquilo que sentimos pois os outros podem nao empatizar com aquilo que sentimos.
Nao ha uma unica pergunta ou acusaçao que alguem possa fazer que deixe o vegetarianismo sem defesa possivel.

[Por: andycor @ 2012-01-25, 23:33 | Responder | Imprimir ]

https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=3549