Meninas já fazem dieta

Uma investigação conduzida no Reino Unido revela que, aos nove anos, são já muitas as crianças que se preocupam com o seu aspecto físico. Os cientistas da Universidade de Leeds chegaram à conclusão que uma em cada cinco meninas com nove anos de idade faz dieta, porque, na escola, os colegas troçam do seu aspecto físico. Muitas optam por evitar o pequeno-almoço, ou comer menos durante o dia.
O investigador principal do estudo, Andrew Hill, alerta para o risco que estas crianças correm de vir a desenvolver desordens alimentares durante a adolescência. Isto porque a forma encontrada pelas meninas para reduzir o peso passa, muitas vezes, por saltar refeições como o pequeno-almoço, evitar determinados tipos de comida e/ou comer menos durante o dia. O especialista está preocupado porque, através do estudo, percebeu-se que existe um grupo etário
específico que está a desenvolver uma preocupação exagerada em torno da imagem.
Vários factores contribuem para esta preocupação: a pressão do órgãos de comunicação social, dos pares e da própria família. Todos estes vectores, em conjunto, levam as crianças a filtrar e reter a mensagem «é esteticamente agradável ser magro». Os investigadores também perceberam que as
meninas que são alvo de troça por parte dos seus colegas apresentam uma personalidade mais frágil e baixa auto-estima, mesmo quando não são, de facto, gordas.
Os meninos também sofrem com a troça dos outros. No entanto, o estudo sugere que, no caso dos rapazes, o caminho mais seguido para combater o peso é o exercício físico em vez da dieta. A percentagem de gordos que são alvo de troça dos pares é sensivelmente igual ao registado no sexo oposto (cerca de um em cinco meninos com nove anos).


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=191

Inserido em: 2003-04-12 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Infantil
Saúde > Alimentação e Saúde
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



pergunta

Sou magra e como bastante a não ser que as coisas que eu como não alimentem e me façam mal me preucupo porque não acho nenhuma dieta que seija indicada para a minha idade.Quero uma dieta para engordar.Tenho 9 anos.
(Por: milena)

[Por: @ 2010-04-09, 01:34 | Responder | Imprimir ]

Re: pergunta

Na tua idade não te deves preocupar muito com isso. Tenta fazer uma alimentação equilibrada. O ideal é que fales com o teu médico.

[Por: cris @ 2010-04-09, 17:54 | Responder | Imprimir ]

Pergunta

Eu faço dieta desde os 10 anos (eu tinha sobrepeso), agora tenho 13 anos, estou bem (IMC 20)
Mas tenho gordurinhas acumuladas que me encomodam muuuuuito!
O que eu poderia fazer? (eu sinto muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita fome!)
(Por: Marilia)

[Por: @ 2010-09-25, 03:08 | Responder | Imprimir ]

Re: Pergunta

Com essa idade não deve fazer dietas. Deve apenas preocupar-se em fazer uma alimentação equilibrada e correcta.

[Por: cris @ 2010-09-26, 11:38 | Responder | Imprimir ]


Re: Pergunta

Fazer dieta não é deixar de comer muito pelo contrário. Como diz a Cris tens de fazer uma dieta equilibrada. Come mais vezes ao dia mas em pequenas quantidades. Nada como umas peças de fruta várias vezes ao dia para saciar a fome. Costumo comer a meio da manhã e da tarde 2 a 3 peças de fruta com 2 a 3 bolachas de água e sal para não me dar muita fome porque no meu trabalho não posso sair mais vezes para comer.
Come muitas fibras. Estas saciam o apetite durante mais tempo e sentes menos fome. Aqui no centro tem muitos artigos que podes ler sobre a alimentação e muitas receitas que podes pedir para a tua mãe fazer. São receitas vegetarianas mas se comes carne podes usar muitas como acompanhamento.
Não comas muitos derivados de animais (carne, leite, manteiga, etc) porque têm muita gordura saturada que faz muito mal à saúde.

[Por: silamelo83 @ 2010-09-26, 11:57 | Responder | Imprimir ]


Re: Pergunta

Fazer uma alimentação equilibrada é fazer uma dieta equilibrada. Cada um deve fazer o seu tipo de dieta, não há receitas por tabela. Mesmo as crianças devem ter cuidado com a sua dieta. Se possível deveriam ser motivados pelos pais para terem uma dieta vegetariana, devidamente acompanhados por um profissional instruido.

[Por: gnanaatman @ 2010-09-26, 19:37 | Responder | Imprimir ]




Re: pergunta

Eu sou gordinha..e quero emagrecerr..sO que eU naum consigo ver nada na frente de bom que eu devoro logo
(Por: Fernanda)

[Por: @ 2010-11-11, 23:16 | Responder | Imprimir ]

Re: pergunta

O ideal será ser acompanhada por um nutricionista para despistar qualquer problema hormonal que possa estar a interferir. De resto, é evitar gorduras, produtos com muito açúcar. Por vezes, a necessidade de consumir doces vem do facto das pessoas não ingerirem hidratos de carbono suficientes (massa, arroz, pão, cereais). Tente fazer uma alimentação variada e não passar muitas horas sem comer nada.

[Por: cris @ 2010-11-13, 16:44 | Responder | Imprimir ]








https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=191