Filipe Ferro Calhau, filósofo português Filipe Ferro Calhau, filósofo português

Entrevista com Filipe Ferro Calhau, filósofo português

Filipe Ferro Calhau é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro da direcção da APAEF - Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, onde está disponível para dar formação em Individualogia.
É ainda investigador integrado no projeto “Perspetivas sobre a felicidade”, Contributos para Portugal no WHR (ONU) e foi conferencista na 5ª edição do Seminário de Estudos sobre a Felicidade, com o tema: "Ética a Nicómaco", realizado na Universidade Católica Portuguesa a 29 de maio de 2019. É também autor da obra “Ensaio sobre o Individualismo”, pela Chiado Editora, 2016, da obra “A Liberdade e os escravos”, pela Emporium Editora, 2018, (com uma resenha feita pelo doutor Jorge Humberto Dias, publicada numa Revista Internacional de Filosofia Aplicada, Haser) e das obras “Individualogia” (com prefácios do doutor Jorge Humberto Dias e do doutor Joaquim Parra Marujo), “Filosofia e felicidade”, “Poesia Individualista”, “Ontem morri” e “Filosofia aplicada à consciência e felicidade” pela Chiado Publishers, 2019 e 2020.
Publicou também a obra "Filosofia da ignorância", Mikelis, 2020. Tem um canal de filosofia no YouTube com quase 500 vídeos publicados. 

 

1-  Qual a tua posição face ao vegetarianismo? 

Sou vegetariano. A favor do vegetarianismo.

 

2 - Desde quando te tornaste vegetariano e porque decidiste adoptar esse regime?

Desde 2013. Porque acredito que é mais ético em vários sentidos. E por acreditar que tenho vantagens para a minha saúde. Também, e principalmente, por respeito aos animais. 

 

3 - És acompanhado nutricionalmente?

Não. Mas estudo nutrição de forma autodidacta. 


4 - O que dirias a alguém que está a pensar tornar-se vegetariano?

Diria que deve informar-se no sentido de realizar uma dieta saudável. Completa. Diria que são muito mais as vantagens do que as "desvantagens".


5 - Como filósofo, qual a tua posição sobre quem não vê o vegetarianismo como opção? 

Devo praticar o não-julgamento. Aceitar e tentar compreender. Saber que outrora não fui vegetariano. Mas ao mesmo tempo divulgar o vegetarianismo. 


6 - Achas que os vegetarianos são discriminados socialmente? Sentes-te discriminado socialmente por seres vegetariano?

Acho que são discriminados. Mas não me sinto discriminado. 


7 - Que conselhos dás aos jovens e aos recém-vegetarianos?

Acredito que é uma das escolhas mais importantes que se poderá fazer na vida. Sugiro que se tenha uma dieta equilibrada, variada, atenta, completa. 

 

8 - Que outras posições filosóficas podes adiantar sobre este estilo de vida?

Se a nossa dieta prejudica o mundo que vivemos, deve ser repensada para que possamos continuar a viver nele. O princípio ético-filosófico, "não faças aos outros aquilo que não gostarias que os outros te fizessem", também pode ser aplicado à nossa relação ética com os outros animais. 

 

9 - Achas que o vegetarianismo pode fomentar algum género de conflito entre os que o defendem/adoptam e os que não o promovem de todo? 

O vegetarianismo não fomenta nada. As pessoas poderão ou não fomentar. Sei que é um tema delicado. Acredito que entrar em conflito com as pessoas poderá gerar ainda mais conflito. Há formas de divulgar, promover e defender o vegetarianismo sem muitos conflitos. 


10 - O que fazer em caso de famílias juntas onde só existe um vegetariano numa casa?

Ter coragem e ser vegetariano na mesma. Nem que se tenha de cozinhar só para si. E não se coma aquilo que os outros possam fazer. 


O Centro Vegetariano agradece ao filósofo Filipe Ferro Calhau, a entrevista que nos concedeu.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=629

Inserido em: 2020-06-13 Última actualização: 2020-06-13

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Entrevistas
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Oliveira





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=629