Re: seitan

Olá


Eu faço um seitan que fica muito bom:


250 g de farinha de glúten


50 g de farinha de trigo ou de centeio integral


300 ml de água


molho de soja à vontade


Misturas tudo muito bem com os dedos para evitar grumos e incorporar bem. O ideial é até colocar todos os ingredientes na máquina de fazer pão/panificadora e seleccionar o programa de mexer massa ("Dough" em Inglês). Vais obter uma massa elástica que não se cola ao recipiente. Pões água ao lume temperada com pimenta preta ou outras especiarias (noz-moscada, gengibre etc.), 1 dente de alho e ervas aromáticas a teu gosto (eu uso salsa, alecrim, aipo, etc.). O "segredo" é cozinhar em lume muito brando, mas a ferver. Ou seja, tens que conseguir estabilizar a fervura da água em lume baixo com a panela tapada. Pões lá o seitan durante cerca de uma hora. Se colocarem em lume forte coze por fora e fica cru por dentro. Antes de acabar de cozinhar eu gosto de o cortar em fatias para cozer melhor por dentro, mas isto já perto do fim senão, ao cortares desmancha-se. Já tem que estar sólido por fora. Depois é só deixar arrefecer e usar em estufados, grelhados, assados, picados, etc. Bom apetite!!



Podem juntar-se sementes ou algas em pequenos pedaços aquando da confecção do seitan.


[Por: anasoares @ 2010-02-09, 16:30 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano