AnaFilipa escreveu:
> Olá, eu sou a Ana e tenho 16 anos.
> Adorava ser vegetariana mas não sei bem por onde começar.
> Ainda como peixe, frango, porco e perú.
> Agradecia concelhos sobre como começar.
Olá, bom dia!
É com enorme prazer que vejo cada vez mais jovens a optar por este regime alimentar. Tenho 39 anos e só desde há 4 consegui enveredar a tempo inteiro pelo ovo-lacto-vegan. Felizmente que hoje em dia tudo está muito mais facilitado, quer em termos de informação, quer em termos de oferta.
Já houveram muitas respostas aqui sobre as melhores maneiras de se iniciarem nesta alimentação, os tipos de alimentos, as receitas, etc, pelo que pretendo apenas contribuir com mais um conselho: a vertente económica.
É sabido que o preço dos "nossos" produtos é uma alegação que muitos usam como argumento para contrariar a opção vegan. E isto deve ser especialmente verdade para os jovens, que ainda dependem monetariamente dos pais. Assim sendo, aqui deixo umas dicas para contrariarem este argumento, por forma a levarem os vossos intentos a bom porto, ainda que paulatinamente.
Da minha prática resulta que o preço elevado não é tão evidente como transparece à primeira observação. Na verdade, o preço das etiquetas desce rapidamente se considerarmos o seguinte:
1) ingerimos a totalidade do que compramos! Uma vez que nos produtos vegans não existem ossos, espinhas, peles, gorduras, nervos e afins (que no regime omnívoro fazem-se pagar e depois não são consumidos), o valor justo é claramente superior para nós. Aliás, basta comparar o aspecto dos pratos no final das refeições: o vegan apresenta-se limpo, o omnívoro com restos disto ou daquilo;
2) o tempo de confecção dos produtos vegan é muito reduzido (quer sejam estufados, guisados, grelhados, cozidos, etc), não ultrapassando, em média, os 20mn. Logo, poupa-se no consumo energético, nomeadamente o gás;
3) existem refeições ovo-lacto-vegan cujo custo final ficam abaixo dos 3€, incluindo a sopa como entrada. Por exemplo, grão cozido com ovo, couve e cenoura; ou a típica feijoada, só com arroz e feijão; ou uma salada leve com queijo de cabra e tomate cherry, acompanhado com pão torrado.
4) finalmente, os preços tendem a descer devido à maior oferta do mercado. As várias superfícies têm secções próprias para estes produtos, bastando estar atento às marcas e respectivas preços. Passando a publicidade, dou preferências aos produtos da "cem por cento" (http://www.ignoramus.pt/) por apresentar, na minha opinião, a melhor relação preço-qualidade (vende-se no Pingo Doce e Intermarché).
Espero ter contribuído para alcançarem os vossos objectivos.
Cumprimentos para todos :D
(Por: nvegan@hotmail.com)
> AnaFilipa escreveu:
> > Olá, eu sou a Ana e tenho 16 anos.
> > Adorava ser vegetariana mas não sei bem por onde começar.
> > Ainda como peixe, frango, porco e perú.
> > Agradecia concelhos sobre como começar.
>
> Olá, bom dia!
>
> É com enorme prazer que vejo cada vez mais jovens a optar por este regime
> alimentar. Tenho 39 anos e só desde há 4 consegui enveredar a tempo inteiro
> pelo ovo-lacto-vegan. Felizmente que hoje em dia tudo está muito mais
> facilitado, quer em termos de informação, quer em termos de oferta.
>
> Já houveram muitas respostas aqui sobre as melhores maneiras de se
> iniciarem nesta alimentação, os tipos de alimentos, as receitas, etc, pelo
> que pretendo apenas contribuir com mais um conselho: a vertente económica.
>
> É sabido que o preço dos "nossos" produtos é uma alegação que muitos usam
> como argumento para contrariar a opção vegan. E isto deve ser especialmente
> verdade para os jovens, que ainda dependem monetariamente dos pais. Assim
> sendo, aqui deixo umas dicas para contrariarem este argumento, por forma a
> levarem os vossos intentos a bom porto, ainda que paulatinamente.
>
> Da minha prática resulta que o preço elevado não é tão evidente como
> transparece à primeira observação. Na verdade, o preço das etiquetas desce
> rapidamente se considerarmos o seguinte:
>
> 1) ingerimos a totalidade do que compramos! Uma vez que nos produtos
> vegans não existem ossos, espinhas, peles, gorduras, nervos e afins (que no
> regime omnívoro fazem-se pagar e depois não são consumidos), o valor justo
> é claramente superior para nós. Aliás, basta comparar o aspecto dos pratos
> no final das refeições: o vegan apresenta-se limpo, o omnívoro com restos
> disto ou daquilo;
>
> 2) o tempo de confecção dos produtos vegan é muito reduzido (quer sejam
> estufados, guisados, grelhados, cozidos, etc), não ultrapassando, em média,
> os 20mn. Logo, poupa-se no consumo energético, nomeadamente o gás;
>
> 3) existem refeições ovo-lacto-vegan cujo custo final ficam abaixo dos 3€,
> incluindo a sopa como entrada. Por exemplo, grão cozido com ovo, couve e
> cenoura; ou a típica feijoada, só com arroz e feijão; ou uma salada leve
> com queijo de cabra e tomate cherry, acompanhado com pão torrado.
>
> 4) finalmente, os preços tendem a descer devido à maior oferta do mercado.
> As várias superfícies têm secções próprias para estes produtos, bastando
> estar atento às marcas e respectivas preços. Passando a publicidade, dou
> preferências aos produtos da "cem por cento" (http://www.ignoramus.pt/) por
> apresentar, na minha opinião, a melhor relação preço-qualidade (vende-se no
> Pingo Doce e Intermarché).
>
> Espero ter contribuído para alcançarem os vossos objectivos.
>
> Cumprimentos para todos :D
> (Por: nvegan@hotmail.com)
Olá,
Eu tenho 24 anos e deixei de comer carne desde janeiro de 2009. Nunca fui muito amiga de carne, portanto não me custou nada, agora ainda como peixe e será a próxima étapa a percorrer. Acho que deves deixar a carne gradualmente e ires substituindo por outros alimentos como a soja e verduras variadas. Eu não gosto de soja, mas como, e já me vou habituando ao sabor. Desde que seja bem feita não se nota, o problema é chegar lá. Em termos familiares não houve problemas, os meus pais e o meu marido sabem as minhas "manias", portanto não lhes custou quando disse que não comia mais nenhum bicho. Sempre tive muita pena dos animais e isso faz com que a minha repugnância à carne seja muito maior, mas quando somos pequenos comemos o que nos dão.
Tenta ir mudando os teus hábitos alimentares devagar, muita fruta e vegetais, uma soja ou seitan também é bom. Boa sorte espero que consigas alcançar os teus objectivos.
Re: Quero ser vegetariana!
AnaFilipa escreveu:
[Por: @ 2009-07-20, 10:30 | Responder | Imprimir ]> Olá, eu sou a Ana e tenho 16 anos.
> Adorava ser vegetariana mas não sei bem por onde começar.
> Ainda como peixe, frango, porco e perú.
> Agradecia concelhos sobre como começar.
Olá, bom dia!
É com enorme prazer que vejo cada vez mais jovens a optar por este regime alimentar. Tenho 39 anos e só desde há 4 consegui enveredar a tempo inteiro pelo ovo-lacto-vegan. Felizmente que hoje em dia tudo está muito mais facilitado, quer em termos de informação, quer em termos de oferta.
Já houveram muitas respostas aqui sobre as melhores maneiras de se iniciarem nesta alimentação, os tipos de alimentos, as receitas, etc, pelo que pretendo apenas contribuir com mais um conselho: a vertente económica.
É sabido que o preço dos "nossos" produtos é uma alegação que muitos usam como argumento para contrariar a opção vegan. E isto deve ser especialmente verdade para os jovens, que ainda dependem monetariamente dos pais. Assim sendo, aqui deixo umas dicas para contrariarem este argumento, por forma a levarem os vossos intentos a bom porto, ainda que paulatinamente.
Da minha prática resulta que o preço elevado não é tão evidente como transparece à primeira observação. Na verdade, o preço das etiquetas desce rapidamente se considerarmos o seguinte:
1) ingerimos a totalidade do que compramos! Uma vez que nos produtos vegans não existem ossos, espinhas, peles, gorduras, nervos e afins (que no regime omnívoro fazem-se pagar e depois não são consumidos), o valor justo é claramente superior para nós. Aliás, basta comparar o aspecto dos pratos no final das refeições: o vegan apresenta-se limpo, o omnívoro com restos disto ou daquilo;
2) o tempo de confecção dos produtos vegan é muito reduzido (quer sejam estufados, guisados, grelhados, cozidos, etc), não ultrapassando, em média, os 20mn. Logo, poupa-se no consumo energético, nomeadamente o gás;
3) existem refeições ovo-lacto-vegan cujo custo final ficam abaixo dos 3€, incluindo a sopa como entrada. Por exemplo, grão cozido com ovo, couve e cenoura; ou a típica feijoada, só com arroz e feijão; ou uma salada leve com queijo de cabra e tomate cherry, acompanhado com pão torrado.
4) finalmente, os preços tendem a descer devido à maior oferta do mercado. As várias superfícies têm secções próprias para estes produtos, bastando estar atento às marcas e respectivas preços. Passando a publicidade, dou preferências aos produtos da "cem por cento" (http://www.ignoramus.pt/) por apresentar, na minha opinião, a melhor relação preço-qualidade (vende-se no Pingo Doce e Intermarché).
Espero ter contribuído para alcançarem os vossos objectivos.
Cumprimentos para todos :D
(Por: nvegan@hotmail.com)
Categoria: Alimentação
Re: Quero ser vegetariana!
> AnaFilipa escreveu:
[Por: freddy @ 2009-07-20, 11:06 | Responder | Imprimir ]> > Olá, eu sou a Ana e tenho 16 anos.
> > Adorava ser vegetariana mas não sei bem por onde começar.
> > Ainda como peixe, frango, porco e perú.
> > Agradecia concelhos sobre como começar.
>
> Olá, bom dia!
>
> É com enorme prazer que vejo cada vez mais jovens a optar por este regime
> alimentar. Tenho 39 anos e só desde há 4 consegui enveredar a tempo inteiro
> pelo ovo-lacto-vegan. Felizmente que hoje em dia tudo está muito mais
> facilitado, quer em termos de informação, quer em termos de oferta.
>
> Já houveram muitas respostas aqui sobre as melhores maneiras de se
> iniciarem nesta alimentação, os tipos de alimentos, as receitas, etc, pelo
> que pretendo apenas contribuir com mais um conselho: a vertente económica.
>
> É sabido que o preço dos "nossos" produtos é uma alegação que muitos usam
> como argumento para contrariar a opção vegan. E isto deve ser especialmente
> verdade para os jovens, que ainda dependem monetariamente dos pais. Assim
> sendo, aqui deixo umas dicas para contrariarem este argumento, por forma a
> levarem os vossos intentos a bom porto, ainda que paulatinamente.
>
> Da minha prática resulta que o preço elevado não é tão evidente como
> transparece à primeira observação. Na verdade, o preço das etiquetas desce
> rapidamente se considerarmos o seguinte:
>
> 1) ingerimos a totalidade do que compramos! Uma vez que nos produtos
> vegans não existem ossos, espinhas, peles, gorduras, nervos e afins (que no
> regime omnívoro fazem-se pagar e depois não são consumidos), o valor justo
> é claramente superior para nós. Aliás, basta comparar o aspecto dos pratos
> no final das refeições: o vegan apresenta-se limpo, o omnívoro com restos
> disto ou daquilo;
>
> 2) o tempo de confecção dos produtos vegan é muito reduzido (quer sejam
> estufados, guisados, grelhados, cozidos, etc), não ultrapassando, em média,
> os 20mn. Logo, poupa-se no consumo energético, nomeadamente o gás;
>
> 3) existem refeições ovo-lacto-vegan cujo custo final ficam abaixo dos 3€,
> incluindo a sopa como entrada. Por exemplo, grão cozido com ovo, couve e
> cenoura; ou a típica feijoada, só com arroz e feijão; ou uma salada leve
> com queijo de cabra e tomate cherry, acompanhado com pão torrado.
>
> 4) finalmente, os preços tendem a descer devido à maior oferta do mercado.
> As várias superfícies têm secções próprias para estes produtos, bastando
> estar atento às marcas e respectivas preços. Passando a publicidade, dou
> preferências aos produtos da "cem por cento" (http://www.ignoramus.pt/) por
> apresentar, na minha opinião, a melhor relação preço-qualidade (vende-se no
> Pingo Doce e Intermarché).
>
> Espero ter contribuído para alcançarem os vossos objectivos.
>
> Cumprimentos para todos :D
> (Por: nvegan@hotmail.com)
Olá,
Eu tenho 24 anos e deixei de comer carne desde janeiro de 2009. Nunca fui muito amiga de carne, portanto não me custou nada, agora ainda como peixe e será a próxima étapa a percorrer. Acho que deves deixar a carne gradualmente e ires substituindo por outros alimentos como a soja e verduras variadas. Eu não gosto de soja, mas como, e já me vou habituando ao sabor. Desde que seja bem feita não se nota, o problema é chegar lá. Em termos familiares não houve problemas, os meus pais e o meu marido sabem as minhas "manias", portanto não lhes custou quando disse que não comia mais nenhum bicho. Sempre tive muita pena dos animais e isso faz com que a minha repugnância à carne seja muito maior, mas quando somos pequenos comemos o que nos dão.
Tenta ir mudando os teus hábitos alimentares devagar, muita fruta e vegetais, uma soja ou seitan também é bom. Boa sorte espero que consigas alcançar os teus objectivos.
Categoria: Alimentação