Olá a todos,
Gostaria de pedir a vossa ajuda com opiniões e experiências sobre este assunto. O meu filhote de 3 anos está em transição para alimentação vegetariana, nunca comeu carne ou derivados mas a dieta dele ainda inclui peixe. Desde sempre alimentação para o pequenote é feita em casa com excepção para os dias em que a ementa do infantário é peixe, o problema é que fui alertado recentemente pelas educadoras que o meu filho quer comer alimentação igual á dos amiguinhos e que chega a chorar. Confesso que não me sinto à altura de lidar com esta situação pelo facto de ele ter pouco mais de 3 anos.
Fico grato pelo relato das vossos experiências em situações semelhantes e pelas vossas opiniões.
Abraços
Re: Lidar com a diferença (alimentação no infantário)
Intemporium escreveu:
> Olá a todos,
> Gostaria de pedir a vossa ajuda com opiniões e experiências sobre este
> assunto. O meu filhote de 3 anos está em transição para alimentação
> vegetariana, nunca comeu carne ou derivados mas a dieta dele ainda inclui
> peixe. Desde sempre alimentação para o pequenote é feita em casa com
> excepção para os dias em que a ementa do infantário é peixe, o problema é
> que fui alertado recentemente pelas educadoras que o meu filho quer comer
> alimentação igual á dos amiguinhos e que chega a chorar. Confesso que não
> me sinto à altura de lidar com esta situação pelo facto de ele ter pouco
> mais de 3 anos.
> Fico grato pelo relato das vossos experiências em situações semelhantes e
> pelas vossas opiniões.
> Abraços
-------
Olá, eu não sou mãe nem faço ideia como é sê-lo, mas talvez seja pressão social, digamos assim. :/ Se calhar eu explicaria ao meu filho o que acontece para os animais chegarem ao prato e explicava-lhe que nem todas as pessoas estão conscientes para isso e para ele decidir. Mas decidir com toda a informação que eu pudesse dar-lhe. Que acha? Parece-lhe viável o meu conselho?
>
>
Considero que é demasiado informação para uma criança de 3 anos. E que as exigências dos pais podem sobrecarregar uma criança nessa idade. Lidar com esse tipo de situação é delicado, para não o dizer extremamente. Não sou mãe, mas provavelmente eu esperaria até seus 7 anos para fazer as devidas elucidações a respeito do trajeto do animal ao prato. Antigamente os sete anos eram conhecidos como a idade da razão, o limite onde a inocência total acaba, para dar inicio à racionalidade e à ponderação. Nesse meio tempo, acredito que seu filhote pode passar momentos mais integrativos com os colegas, veja bem, é um infantário, ainda é cedo para falar em pressão social. Não se sabe, ainda, qual será sua decisão. Mas acredito que não é possível decidir sem experiência, e que elas devem ser livres de pré-conceitos. Tenho uma colega cujo filho está hoje com 10 anos, e desde muito criança recusou a carne, hoje mesmo o único animal que come é peixe. Ele provou carne, frango, tudo, mas recusou e ela teve que lidar com isso. Ela é carnívora, mas teve que aceitar, na época eu a alertei que há crianças que nascem vegetarianas, o que não é o caso de todos. Não tema. As escolhas sempre se apresentam ao ser humano. Mas elas devem ser escolhas, e não imposições. Ame seu filhote como a pessoa maravilhosa (embora em formação) que ele é, não tema pelo seu período de inocência. Ele findará, como todas as fases da vida, então, estará mais maduro para decidir. Boa sorte e felicidades com seu pequeno.
Lidar com a diferença (alimentação no infantário)
Olá a todos,
[Por: Intemporium @ 2013-10-06, 09:02 | Responder | Imprimir ]Gostaria de pedir a vossa ajuda com opiniões e experiências sobre este assunto. O meu filhote de 3 anos está em transição para alimentação vegetariana, nunca comeu carne ou derivados mas a dieta dele ainda inclui peixe. Desde sempre alimentação para o pequenote é feita em casa com excepção para os dias em que a ementa do infantário é peixe, o problema é que fui alertado recentemente pelas educadoras que o meu filho quer comer alimentação igual á dos amiguinhos e que chega a chorar. Confesso que não me sinto à altura de lidar com esta situação pelo facto de ele ter pouco mais de 3 anos.
Fico grato pelo relato das vossos experiências em situações semelhantes e pelas vossas opiniões.
Abraços
Categoria: Alimentação
Intemporium escreveu:
[Por: dream1928 @ 2013-10-15, 16:31 | Responder | Imprimir ]> Olá a todos,
> Gostaria de pedir a vossa ajuda com opiniões e experiências sobre este
> assunto. O meu filhote de 3 anos está em transição para alimentação
> vegetariana, nunca comeu carne ou derivados mas a dieta dele ainda inclui
> peixe. Desde sempre alimentação para o pequenote é feita em casa com
> excepção para os dias em que a ementa do infantário é peixe, o problema é
> que fui alertado recentemente pelas educadoras que o meu filho quer comer
> alimentação igual á dos amiguinhos e que chega a chorar. Confesso que não
> me sinto à altura de lidar com esta situação pelo facto de ele ter pouco
> mais de 3 anos.
> Fico grato pelo relato das vossos experiências em situações semelhantes e
> pelas vossas opiniões.
> Abraços
-------
Olá, eu não sou mãe nem faço ideia como é sê-lo, mas talvez seja pressão social, digamos assim. :/ Se calhar eu explicaria ao meu filho o que acontece para os animais chegarem ao prato e explicava-lhe que nem todas as pessoas estão conscientes para isso e para ele decidir. Mas decidir com toda a informação que eu pudesse dar-lhe. Que acha? Parece-lhe viável o meu conselho?
>
>
[Por: @ 2013-10-17, 13:08 | Responder | Imprimir ]Considero que é demasiado informação para uma criança de 3 anos. E que as exigências dos pais podem sobrecarregar uma criança nessa idade. Lidar com esse tipo de situação é delicado, para não o dizer extremamente. Não sou mãe, mas provavelmente eu esperaria até seus 7 anos para fazer as devidas elucidações a respeito do trajeto do animal ao prato. Antigamente os sete anos eram conhecidos como a idade da razão, o limite onde a inocência total acaba, para dar inicio à racionalidade e à ponderação. Nesse meio tempo, acredito que seu filhote pode passar momentos mais integrativos com os colegas, veja bem, é um infantário, ainda é cedo para falar em pressão social. Não se sabe, ainda, qual será sua decisão. Mas acredito que não é possível decidir sem experiência, e que elas devem ser livres de pré-conceitos. Tenho uma colega cujo filho está hoje com 10 anos, e desde muito criança recusou a carne, hoje mesmo o único animal que come é peixe. Ele provou carne, frango, tudo, mas recusou e ela teve que lidar com isso. Ela é carnívora, mas teve que aceitar, na época eu a alertei que há crianças que nascem vegetarianas, o que não é o caso de todos. Não tema. As escolhas sempre se apresentam ao ser humano. Mas elas devem ser escolhas, e não imposições. Ame seu filhote como a pessoa maravilhosa (embora em formação) que ele é, não tema pelo seu período de inocência. Ele findará, como todas as fases da vida, então, estará mais maduro para decidir. Boa sorte e felicidades com seu pequeno.
(Por: Mari)