Fórum do Centro Vegetariano
Bem-vind@ Visitante! Administradores

Bem-vind@ Visitante! 
Administradores Login Tópicos
AlimentaçãoAmbienteAnimaisCentro VegetarianoDiversosSaúde
Páginas
Destaque
Ovos Biológicos

Boas!
Pelo que sei uma galinha poedeira põe ovos mesmo sem haver galo para os incubar (não sei se estarei enganada ou não).
Gostava de saber se, ainda assim, é prejudicial retirar os ovos a uma galinha que viva em boas condições numa quinta (sem as torturas dos aviarios).
Cumprimentos

[Por: Lisabel @ 2013-11-14, 10:34 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Alimentação

Re: Ovos Biológicos

Ola
O galo não incuba ovos, isso é o que a galinha faz quando se senta neles. O galo fertiliza ou fecunda óvulos que então se tornam ovos.
Uma galinha sem galo põe óvulos e não ovos. O que se vê à venda nos supermercados são óvulos pois não foram fecundados.
Um ovo começa por apresentar no seu interior uma minuscula pinta escura que vai crescendo através de divisões celulares até formar o pintainho.
Se faz alguma diferença se o óvulo é fecundado ou não, cabe a cada um responder, sabendo-se que antes da fase embrionária não terá senciência.
Em seguida passo-me a referir a óvulos como "ovos" para não complicar.

Há que responder a 3 questões:
1 - Se a galinha se importa que se lhe tirem os ovos.
2 - Em que condições se tem de manter uma galinha para poder colher os ovos.
3 - Se seria aceitável fazermos algo semelhante a humanos?

Não sei responder factualmente à questão 1 e de nada serve estar a fazer suposições. Alguém que tenha observado melhor as galinhas poderá dizer qual a reação delas quando alguém tira os ovos ou ao perceberem que os ovos desapareceram. Procuram-nos? Estrebucham? Sofrem trauma ou stress?

Quanto à questão 2, pergunto se haverá maneira de ter galinhas totalmente livres sem que estas e os seus ovos sejam comidos por outros animais como por exemplo raposas. Eu ouço pessoas que têm galinhas mesmo em galinheiros contarem a guerra que travam com estes predadores matando-os das mais diversas formas. Não é por acaso que há tão poucas raposas e ainda assim se fazem batidas à raposa. Mesmo uma vedação à prova de raposas não consegue parar outros animais como doninhas.

Respondendo à questão 3, milhões de pessoas em todo o mundo não comem ovos independentemente da forma como foram criadas as galinhas porque não havendo necessidade de o fazerem preferem não fazer reprodução de animais com o intuito de obter algum produto ou serviço deles nem
interferir com a vida de animais que em nada beneficiam disso. Se algo não é aceitável de se fazer a humanos porque haveria de ser aceitável fazer a todos os animais.
Para quem vê isto como uma questão ideológica de pessoas com visões radicais parece-me que é tão ideológico e radical como a defesa dos direitos humanos e especificamente o direito à liberdade, o qual para onde começa a liberdade do outro.
Ainda assim reconheço que há formas de explorar animais com consequências para estes bem piores do que certas formas de obter ovos de galinhas.

Lisabel escreveu:
> Boas!
> Pelo que sei uma galinha poedeira põe ovos mesmo sem haver galo para os
> incubar (não sei se estarei enganada ou não).
> Gostava de saber se, ainda assim, é prejudicial retirar os ovos a uma
> galinha que viva em boas condições numa quinta (sem as torturas dos
> aviarios).
> Cumprimentos

[Por: andycor @ 2014-01-04, 09:52 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Alimentação

https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=4040