Como fazer tofu caseiro

Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.
Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.


Com 100g de feijão de soja obtém-se cerca de 1,3 litros de leite de soja o qual, juntando coagulante, permite fazer cerca de 200g de tofu. Contabilizando todos os gastos, 1kg de tofu caseiro fica a cerca de 1,5E, contra os 5E do industrial.

Com um kit de tofu pode confeccionar-se tofu caseiro utilizando apenas leite de soja (deve preferir-se leite caseiro, com o de compra só funciona se não tiver aditivos nem sabores) e coagulante (cloreto de magnésio ou nigari). O kit vem, geralmente, equipado com uma caixa especial, de plástico ou madeira e com capacidade para cerca de 300g de tofu, para escorrer o tofu e lhe dar forma e um pano de algodão (aqui foto e detalhes de um kit).
O nigari é o melhor coagulante para confeccionar tofu, pois torna-o num alimentos bastante rico em cálcio (159mg por 100g de tofu). É composto essencialmente por cloreto de magnésio, obtido a partir da água do mar. Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais e o seu custo é de aproximadamente 0.80E por cada 100g. Para cada litro de leite, basta uma colher de sobremesa do coagulante. Pode também usar-se sumo de limão ou vinagre para coagular o leite.

Para fazer tofu em casa, basta juntar coagulante (dissolvido num pouco de água morna) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão ou de vinagre ao leite quente (75-80ºC), mexer e esperar 15-20 minutos. Quando estiver a solidificar, forra-se a caixa com o pano e coloca-se a mistura. O ideal é ter um prato fundo ou uma taça debaixo da caixa, para servir de reservatório da água excedentária (a proteína da soja irá separar-se da água). Se a mistura não couber toda de uma só vez, deve colocar-se aos poucos, deixando escorrer e pressionando, até que caiba tudo.
Depois é só deixar escorrer bem a água e pressionar. Se se quiser tofu suave - ideal para sobremesas - pressiona levemente; para tofu firme, pressiona 2-3 horas e com mais firmeza.
Tofu a escorrer
Para pressionar o tofu coloca a tampa da caixa e sobre ela um objecto pesado (por exemplo, uma lata de conserva, uma garrafa com água, etc.).
Quando estiver com a textura que se pretende, retira-se cuidadosamente da caixa, envolvido no pano, e coloca-se num prato ou numa taça. De preferência deve consumir-se no dia em que é confeccionado, mas conserva-se no frigorífico 2-3 dias.
Fazer tofu caseiro tem ainda a vantagem de se poder conferir-lhe um sabor de acordo com o nosso gosto, ao adicionar ervas aromáticas, algas ou sementes quando a mistura estiver a começar a coagular.

O mais prático, fácil, rápido, e económico, para fazer o leite de soja, é usar uma máquina (mais informações em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=113 ). Além de poupar trabalho, a máquina causa menos desperdícios de soja. Mas para quem preferir o processo artesanal, primeiro deve desfazer a soja (previamente demolhada) com a ajuda de um liquidificador e depois cozer, até obter um leite, e no final coá-lo para não ficar com grumos. Em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=60 apresenta-se uma receita explicando o processo com mais pormenor. Para que o leite seja de melhor qualidade, e consequentemente o tofu, deve preferir-se feijão de soja biológico, que se pode comprar a granel em algumas lojas de produtos naturais ou cooperativas de agricultura biológicas.
No final do processo da confecção do leite de soja, com a máquina ou pelo processo artesanal, ficam alguns resíduos de soja (chamados "okara"), mas existem muitas formas de os aproveitar. Podem juntar-se a receitas de pão, almôndegas ou hambúrgueres, ou para engrossar molhos.

O tofu caseiro pode nem sempre ficar tão bonitinho e compacto como os comprados, mas certamente será mais saboroso e nutritivo. Com a prática, o processo torna-se simples e prático, e o resultado fica com melhor qualidade.
O tofu pode ser usado em receitas de bolos e pudins, para dar uma consistência fofa. Serve de agente de ligação, à semelhança do leite ou dos ovos, sendo um óptimo substituto destes em receitas veganas - 50g de tofu funcionam como um ovo.
Também pode ser grelhado, panado, estufado, usado em lasanhas, como recheio de rissóis ou empadas. Basicamente pode ser cozinhado das mesmas formas que a carne, e a nível proteico também lhe equivale (12g de proteínas por 100g de tofu). Como é um alimento de sabor neutro, em pratos salgados convém temperá-lo (por exemplo, com ervas aromáticas, alho, sumo de limão, molho de soja) 1-2 horas antes.
Em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?cat_id=27 encontram-se muitas receitas com tofu. E em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=18 pode saber-se mais sobre as características e qualidades nutricionais deste versátil alimento.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=362

Inserido em: 2005-11-19 Última actualização: 2010-03-22

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas



Comentários



soro de leite de soja

faço o tofu e fico morrendo de do de jogar fora o soro que sobra, o que posso fazer com ele?
(Por: LEIA CONTÃO)

[Por: @ 2013-10-25, 13:20 | Responder | Imprimir ]

Re: soro de leite de soja

Pode usar para cozer por ex massa, ou para juntar à massa de um pão. Ou pode usar o soro frio para regar as plantas.

[Por: cris @ 2013-10-27, 11:42 | Responder | Imprimir ]


Re: soro de leite de soja

Procure receitas com OKARA ( nome do resíduo da soja)
(Por: Sky )

[Por: @ 2022-02-07, 23:28 | Responder | Imprimir ]



curiosidade

tofu fica c gosto parecido c queijo, onde encontro soja em grao
(Por: gabriel)

[Por: @ 2010-02-14, 14:46 | Responder | Imprimir ]

Re: curiosidade

Tofu não é parecido com queijo, mas mais como requeijão e é usado em pratos principais. Existem, no entanto, queijos de soja, semelhantes aos queijos de leite.
O grão de soja vende-se em ervanárias, hipermercados em secção de produtos naturais e também aqui na loja online do Centro Vegetariano, por exemplo.

[Por: cris @ 2010-02-14, 19:05 | Responder | Imprimir ]



tofu caseiro

Olá! No site Cozinha Japonesa foi lançada uma ótima (e comprovada) receita de tofu caseiro, com detalhadas fotos passo-a-passo: http://www.cozinhajaponesa.com.br/v04/receitasjaponesas_d.asp?s=6&c=364

Abraços!
(Por: Fabrício Yutaka Fujikawa)

[Por: @ 2010-01-19, 02:00 | Responder | Imprimir ]


dica para fazer tofu

Sou amiga de produtos de soja e aprecio imenso tofu. Tentei fazer inúmeras vezes tofu e em nenhuma das situações tenho obtido sucesso. Cheguei utilizar tanto cloreto de magnésio como Nigari. A última vez que fiz, coloquei uma colher de sobremesa de Nigari na taça e verti sobre ele o leite acabado de ferver (forma artesanal) e ele não coagulou. Ficou apenas com aspecto de créme muito aguado.
Estarei a seguir passos errados? Quais dos passos estaria certo: 1-Colocar o coagulante na taça e verter o leite acabado de ferver 2- deixar o leite na taça e misturar o coagulante a seguir.
O Nigari precisa de ser desfeito antes? E se utilizar o cloreto de magnésio, qual é a porpoção porque seguindo as instruções que vêm na embalagem também não foi possível solificar o leite para obter o tofu.
Alguém experiente me pode dar uma dica e explicar-me onde está o meu erro?
(Por: tofu99)

[Por: @ 2009-04-26, 00:21 | Responder | Imprimir ]

Re: dica para fazer tofu

Pode coagular o leite usando cerca de 1 colher de sopa de nigari (dissolvido previamente em água morna), 1 pacote de cloreto de magnésio (cerca de 1 colher de sopa) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão.
Deve misturar qualquer um dos ingredientes ao leite bem quente e depois mecer bem para misturar. Espera cerca de 15 minutos para que coagule e depois escorra.

[Por: cris @ 2009-05-01, 19:17 | Responder | Imprimir ]



fazer tofu

Já segui esta receita, fiz varias experiencias com Nigari e cloreto de magnesio, mas não consigo fazer tofu. O leite coalha, ficando liquido transparente em cima e liquido branco em baixo, mas continua liquido, não solidifica. Já usei 1 colher de sobremesa por cada litro e até já dupliquei e tripliquei mas continua sem solificar. Alguem me pode dar alguma dica que possa ajudar? Desde já agradeço

[Por: Lukara @ 2007-01-10, 15:59 | Responder | Imprimir ]

Re: fazer tofu

O leite a usar tem de estar quente, caso contrário não coagula.
Depois tens de colocar o líquido coagulado dentro da caixa do kit forrada com um pano a escorrer, para que o soro saia e só fique a proteína da soja. Depois deves pressionar com a tampa da caixa, dependendo da textura que desejares.

[Por: centro @ 2007-01-10, 22:28 | Responder | Imprimir ]


Re: fazer tofu

carlos responde: a quantidade de cloreto, esta certo , voce quando colocar a cloreto sobre o leite, não deve mexer, só despejar o coagulante e deixar.Lukara escreveu:
> Já segui esta receita, fiz varias experiencias com Nigari e cloreto de
> magnesio, mas não consigo fazer tofu. O leite coalha, ficando liquido
> transparente em cima e liquido branco em baixo, mas continua liquido, não
> solidifica. Já usei 1 colher de sobremesa por cada litro e até já
> dupliquei e tripliquei mas continua sem solificar. Alguem me pode dar
> alguma dica que possa ajudar? Desde já agradeço

(Por: carlos alberto fontes)

[Por: @ 2007-05-30, 01:36 | Responder | Imprimir ]


Re: fazer tofu

Olha, FERVA BEM o leite e apague o fogo, coloque aos poucos uma limonada com um pouco de sal, quando o soro estiver bem clarinho,escorra em um escorredor de macarrão coberto com um pano, dobre as pontas do pano por cima e coloque algo como peso, uma tampa, em alguns minutos pode tirar do pano. Uso uns dois limões grandes para fazer do leite de 1 kg de soja.Aprendi com uma família japonesa e faço sempre. Sucesso.


(Por: Eulaine)

[Por: @ 2008-06-28, 00:31 | Responder | Imprimir ]


Re: fazer tofu

Lukara escreveu:
> Já segui esta receita, fiz varias experiencias com Nigari e cloreto de
> magnesio, mas não consigo fazer tofu. O leite coalha, ficando liquido
> transparente em cima e liquido branco em baixo, mas continua liquido, não
> solidifica. Já usei 1 colher de sobremesa por cada litro e até já dupliquei
> e tripliquei mas continua sem solificar. Alguem me pode dar alguma dica que
> possa ajudar? Desde já agradeço


para cada litro de leite de soja vc coloca em media uns 2 limoes. lembrando que vc tem que espremer todos os limões em um recipiente pra colocalos de uma so vez no leite.
(Por: leticia)

[Por: @ 2012-12-16, 14:53 | Responder | Imprimir ]


Re: fazer tofu

Olá Lukara! Sei que essa mensagem já tem vários anos, mas estou com o mesmo problema e resolvi procurar na web alguma resposta... Por enquanto ainda não encontrei! Mas, como já fiz e deu certo, tenho algumas hipóteses de pq agora deu errado: deixei muito tempo de molho (mais de 16h), troquei a água muitas vezes, a soja germinou um pouco e troquei a marca da soja... Isso foi o que fiz de diferente, deve ser uma dessas coisas! Espero que ajude alguém! =)

(Por: Juliana)

[Por: @ 2016-07-28, 15:00 | Responder | Imprimir ]







https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=362