kombucha kombucha

Kombucha: um bálsamo do Oriente

A bebida de Kombucha é preparada desde eras remotas e, é passada de família em família, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ela possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração - se não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido desde a sua descoberta, no reino da China há mais de 2000 anos, até hoje.

O Kombucha é também conhecido como “Sidra Milagrosa”. Trata-se de uma bebida elaborada a partir de um fungo específico, chá verde ou preto e açúcar. Além do seu uso como bebida refrescante, trata-se de uma minúscula fábrica bioquímica, que trabalha em prol da saúde e bem-estar.
As advertências contra a preparação própria da bebida do Kombucha são justificáveis, quando se perdeu o conhecimento sobre o exacto "como, com que, porque, etc.". É que assim, as pessoas estão sujeitas a cometer erros, e a fazer todo o tipo de experiências, em vez de se restringirem a receitas confiáveis. Mas quando se trabalha de forma limpa e se seguem devidamente as instruções, então, não subsistem preocupações em preparar a bebida em casa como ocorre desde há gerações. Quem possui o conhecimento necessário pode lidar eficientemente com o cogumelo do chá, e poderá preparar uma bebida de Kombucha perfeita, saborosa, benéfica e eficaz. O cogumelo vai multiplicar-se e acompanhar o seu proprietário pela vida, enriquecendo-a!
Os relatos acerca das suas propriedades benéficas motivaram várias instituições científicas do mundo inteiro a realizar investigações com o intuito de descobrir que segredos se ocultavam nas propriedades desta bebida oriental. Neste sentido, comprovou-se a presença de diferentes substâncias, distribuídas de modo equilibrado e que contribuem verdadeiramente para o restabelecimento da saúde no nosso organismo. Estas resultam dos processos metabólicos, bioquímicos e químicos originados durante o cultivo do fungo Kombucha, podendo-se destacar entre eles os seguintes: ácido acéptico, ácido fólico, ácido carbónico, ácido glucurónico, ácido glucónico, ácido L-láctico, e ácido úsnico. Também se encontram presentes as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), vitamina C - entre outras, uma substância anticoagulante denominada Heparina e distintos oligoelementos em concentrações vestigiais.
O produto final contém uma pequena quantidade de álcool (0,5-1%) e de açúcar. Quanto mais tempo se fermenta a bebida, menor conteúdo em açúcar e mais de álcool existirá. Se se deixar fermentar bastante tempo, esta transformar-se-à em vinagre.
Convém ressaltar que o ácido acéptico, resultante da fermentação, suprime o desenvolvimento de qualquer microorganismo alheio ao cultivo do Kombucha, o que explica sua longa sobrevivência.

De seguida, explicita-se, sucintamente, a acção de alguns dos componentes mais importantes:
- Complexo B: tem múltiplos efeitos, como a participação na conversão de hidratos de carbono; alivia e ajuda em distúrbios nervosos.
- Ácido Glucónico: resultado da rotura da glicose. Preserva os alimentos.
- Ácido Glucurónico: presente no chá, é também um dos elementos mais importantes produzidos pelo fígado. O organismo usa-o para fixar toxinas produzidas como resultado do metabolismo, para deste modo eliminá-las sem que sejam reabsorvidas pelo sistema intestinal ou urinário..
- Ácido Úsnico: desactivador de vírus; é um potente agente antibacteriano natural.
- Dióxido de Carbono: produto da acção dos fermentos sobre os hidratos de carbono do chá. Associado à baixa percentagem de álcool, actua como anti-microbiano.

Em que situações pode empregar-se Kombucha?


Diversos estudos experimentais levados a cabo principalmente em instituições europeias, demonstraram a eficácia do Kombucha em diferentes síndromes. Seguem alguns exemplos da sua aplicação:
- Artrites: reduz o desconforto e alivia as dores inflamatórias e de ligamentos.
- Pressão arterial: Recordemos que a hipertensão está correlacionada com níveis elevados de colesterol e lípidos no sangue. O Kombucha ajuda a reduzi-los, diminuindo, consequentemente os valores da pressão arterial.
- Distúrbios intestinais: alivia ou normaliza perturbações gastro-intestinais, ao equilibrar a flora intestinal e restabelecer os níveis de pH naturais.
- Cancro: relatórios recentes sugerem uma acção ao nível do sistema imunitário, estimulando-o. É interessante observar que estes doentes têm o pH acima de 7,56; os organismos que não têm cancro ou que já o venceram, possuem valores de pH menores que 7,5. As provas sorológicas demonstraram que Kombucha modifica o pH, baixando-o para valores menores (ácidos).
- Cândida albicans: as células leveduriformes de Kombucha, quando se encontram num estado vegetativo não esporulam e portanto são benéficas: encapsulam e substituem as de C. Albicans restringindo-lhe os nutrientes necessários para a vida, conseguindo restaurar o equilíbrio natural do organismo.
- Constipações: restitui o sistema imunitário, diminuindo a probabilidade de se contrair uma constipação, ou minimiza as suas acções sobre o corpo.
- Colesterol: reduz os níveis, em casos de hipercolesterolémia.
- Diabetes: muitos diabéticos bebem o chá, mas fermentam-no mais tempo, por forma a reduzir os níveis de glicose. Usado deste modo, estabiliza os níveis de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo II. Supõe-se que actua por sensibilização das células, capacitando-as com uma maior receptividade à insulina.
- Cálculos: ingerida em forma regular, ajuda a reduzir e dissolver os cálculos.
- Psoríase: alguns médicos recomendam a ingestão regular de Kombucha para limpar e prevenir a psoríase. Em casos extremos é conveniente a aplicação externa do chá na superfície afectada. A presença de vitamina B tem uma influência benéfica sobre as hormonas libertadas quando o organismo se encontra em stresse, estado este que habitualmente precede o aparecimento (ou o agravamento do estado) da psoríase.
- Distúrbios do sono: promove um sono mais estável; as pessoas acordam menos frequentemente; têm os sonhos mais vívidos, recordando-se deles com mais facilidade.
- Perda de peso: actua suprimindo o apetite, o desejo de alimentos doces ou gordurosos. Melhora a capacidade do organismo para queimar gorduras e a motricidade intestinal.


Quem não deve tomar kombucha?

Não se recomenda a mulheres grávidas ou que estão a amamentar, devido à presença de heparina (anticoagulante); o Kombucha é prejudicial durante o último trimestre da gravidez. Na amamentação, pode actuar como um potente laxante no delicado, e ainda pouco desenvolvido, sistema digestivo do bebé.
As pessoas hemofílicas devem evitar a ingestão de Kombucha também devido à heparina. Não é recomendável para pessoas alérgicas ao chá preto ou ao açúcar.

Referências:
http://www.kombu.de/portugis.htm
http://www.earthcalls.com/kombucha/index.shtml
“Kombuchá - Bebida Saudável e Remédio Natural do Extremo Oriente”, Günther W. Frank, Ed. W. Ennsthaler, A-4402 Steyr, 1995.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=398

Inserido em: 2006-06-17 Última actualização: 2016-03-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Fungos e outros
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



Scoby de Kombucha

Olá bom dia, alguém com muda de kombucha para doar ou vender em Lisboa?

Obrigada
(Por: Alexandra Barrinha)

[Por: @ 2021-11-18, 11:33 | Responder | Imprimir ]


Kombucha para doar!

Alguém tem combucha para doar para o Porto???
(Por: Roberbiana Ferreira )

[Por: @ 2021-11-04, 22:30 | Responder | Imprimir ]


Doação

Boa noite!

Alguém q more na região de Lisboa tem Kombucha p doar?

(Por: Maud Veloso)

[Por: @ 2020-01-16, 20:39 | Responder | Imprimir ]

Re: Doação

Boa tarde, procuro quem possa doar Keffir e Kombucha para Portugal, Sintra

Célia
(Por: Célia Cristina Mendes Bento Costa)

[Por: @ 2020-07-28, 16:43 | Responder | Imprimir ]


Re: Doação

Alguém conseguiu muda de Kombucha? Gostaria de uma muda, região de Lisboa. Tenho muda de kefir.

[Por: 0 @ 2020-12-10, 11:45 | Responder | Imprimir ]



Grupo

Olá

Sugiro um grupo de discussão acerca do kombucha: http://br.groups.yahoo.com/group/kefir_real

[Por: anasoares @ 2009-11-18, 22:19 | Responder | Imprimir ]


KOMBUCHA - no Brasil

Você pode obter o KOMBUCHA neste endereço:

.Kombucha (in natura)
.CD-rom Kombucha

http://www.hamashiha.bpg.com.br
*Envios para todo Brasil.
(Por: Carlos)

[Por: @ 2007-04-05, 05:38 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que devem ser doados e não vendidos...aff..

(Por: Vivi)

[Por: @ 2007-08-29, 22:20 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que
> devem ser doados e não vendidos...aff..
>
> (Por: Vivi)


Oi Vivi

Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente tenho artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for necessário.
Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem quiser p trocar.
Portugal - Lisboa. Obrigada


(Por: iosi)

[Por: @ 2008-01-12, 16:32 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

Oí Vivi
Tenho Kombucha para doar , se ainda estiver interessada entre em contacto : amassapina@gmail.com
Moro em portugal e posso enviar pelo correio. Cumprimentos.Alcina
>
> Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente tenho
> artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for
> necessário.
> Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem quiser
> p trocar.
> Portugal - Lisboa. Obrigada
>
>
> (Por: iosi)

(Por: Alcina)

[Por: @ 2008-07-29, 17:20 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Oí Vivi
> Tenho Kombucha para doar , se ainda estiver interessada entre em contacto
> : amassapina@gmail.com
> Moro em portugal e posso enviar pelo correio. Cumprimentos.Alcina
> >
> > Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente
> tenho
> > artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for
> > necessário.
> > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> quiser
> > p trocar.
> > Portugal - Lisboa. Obrigada
> >
> >
> > (Por: iosi)
>
> (Por: Alcina)
Ola bom dia.gostaria se possivel que me doasse kombucha
queria muito começar a fazer e tomar.
vivo en Portugal-Porto
Obrigada.
(Por: Dores)

[Por: @ 2011-11-19, 11:55 | Responder | Imprimir ]


Re: KOMBUCHA - no Brasil


Boa noite,


gostava de adquirir a flor do Kefir. Podem dizer-me onde me posso dirigir?


obg

FG
(Por: fatima)

[Por: @ 2013-01-13, 15:19 | Responder | Imprimir ]


Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Oí Vivi
> Tenho Kombucha para doar , se ainda estiver interessada entre em contacto :
> amassapina@gmail.com
> Moro em portugal e posso enviar pelo correio. Cumprimentos.Alcina
> >
> > Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente tenho
> > artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for
> > necessário.
> > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> quiser
> > p trocar.
> > Portugal - Lisboa. Obrigada
> >
> >
> > (Por: iosi)
>
> (Por: Alcina)


Boa noite Alcina,

Ainda tem kombuchá para doar? Sou de São Domingos de Rana.

Obrigada,
Susana Cabecinhas


(Por: Susana1975)

[Por: @ 2013-05-28, 17:43 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

> > Oí Vivi
> > Tenho Kombucha para doar , se ainda estiver interessada entre em contacto
> :
> > amassapina@gmail.com
> > Moro em portugal e posso enviar pelo correio. Cumprimentos.Alcina
> > >
> > > Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente
> tenho
> > > artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que
> for
> > > necessário.
> > > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> > quiser
> > > p trocar.
> > > Portugal - Lisboa. Obrigada
> > >
> > >
> > > (Por: iosi)
> >
> > (Por: Alcina)
>
>
> Boa noite Alcina,
>
> Ainda tem kombuchá para doar? Sou de São Domingos de Rana.
>
> Obrigada,
> Susana Cabecinhas
>
>
> (Por: Susana1975)
Boa tarde! Peço desculpa pela intromissão...Ainda doa Kombucha?Estava interessada...

[Por: anamarques @ 2013-10-15, 11:01 | Responder | Imprimir ]



Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Oí Vivi
> Tenho Kombucha para doar , se ainda estiver interessada entre em contacto :
> amassapina@gmail.com
> Moro em portugal e posso enviar pelo correio. Cumprimentos.Alcina
> >
> > Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente tenho
> > artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for
> > necessário.
> > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> quiser
> > p trocar.
> > Portugal - Lisboa. Obrigada
> >
> >
> > (Por: iosi)
>
> (Por: Alcina)

(Por: andrea)

[Por: @ 2014-04-08, 07:40 | Responder | Imprimir ]



Re: KOMBUCHA - no Brasil

> > Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que
> > devem ser doados e não vendidos...aff..
> >
> > (Por: Vivi)
>
>
> Oi Vivi
>
> Venho saber se sabe onde posso adquiri o kombucha, pq infelizmente tenho
> artrite e li que melhora as crises e as dores, pago portes ou o que for
> necessário.
> Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem quiser
> p trocar.
> Portugal - Lisboa. Obrigada
>
A que me poder doar kombucha ou souber quem o possa fazer eu agradeço que por favor me contacte para amassapina@hotmail.com
Moro em lamego Portugal Muito Obrigada
(Por: Alcina Massapina)

[Por: @ 2008-04-17, 23:24 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Gostaria muito de adiquirir o kombuchá, para compartilhar com as pessoas da minha comunidade, especialmente aws que mais precisarem. Agradeço imensamente, que Deus oas abençoem. Abraço!

E-mail: tonybrumatti171@ig.com.br
(Por: tony brumatti)

[Por: @ 2008-11-19, 15:31 | Responder | Imprimir ]

Re: KOMBUCHA - no Brasil

Kombucha não se compra. Se ganha com amor.
Aqui vc vai encontrar muita gente disposta a te doar. http://br.dir.groups.yahoo.com/group/grupokombucha/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=4
Se este link quebrar, mande e-mail para pedrsan.co@gmail.com e te dou detalhes.
Fica com Deus.
Pedro

> Gostaria muito de adiquirir o kombuchá, para compartilhar com as pessoas da minha comunidade, especialmente aws que mais precisarem. Agradeço imensamente, que Deus oas abençoem. Abraço!
>
> E-mail: tonybrumatti171@ig.com.br
> (Por: tony brumatti)

(Por: Pedro Sánchez)

[Por: @ 2009-01-16, 11:32 | Responder | Imprimir ]




flor de Kefir de leite

> > Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que
> > devem ser doados e não vendidos...aff..
(Por: Vivi)

> Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem quiser
---------------------------------------

vi o seu anuncio na net,sou de aveiro e será q me pode arranjar a flor do kefir?
pago os portes de correio ou o que seja preciso, obgda........rosa
(Por: rosa pires)

[Por: @ 2009-07-12, 04:47 | Responder | Imprimir ]

Re: flor de Kefir de leite

> > > Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que
> > > devem ser doados e não vendidos...aff..
> (Por: Vivi)
>
> > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> quiser
> ---------------------------------------
>
> vi o seu anuncio na net,sou de aveiro e será q me pode arranjar a flor do
> kefir?
> pago os portes de correio ou o que seja preciso, obgda........rosa
> (Por: rosa pires)
>
>Olá Rosa
Em Aveiro na Rua Luís Gomes Carvalho, Acho que é o nº5, sei que é uma pequena boutique, esta senhora Tem Kefir de Leite.
caso não consiga contacte-me "fernando.l@live.com.pt" Vivo no conselho de Águeda
(Por: Fernando Maria )

[Por: @ 2012-05-13, 15:05 | Responder | Imprimir ]

Re: Kombucha

ola bom dia
gostava de ter kombucha, sou de Peniche, será que há alguem por perto que possua e queira partilhar ?
obrigado



> > > > Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha
> que
> > > > devem ser doados e não vendidos...aff..
> > (Por: Vivi)
> >
> > > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> > quiser
> > ---------------------------------------
> >
> > vi o seu anuncio na net,sou de aveiro e será q me pode arranjar a flor
> do
> > kefir?
> > pago os portes de correio ou o que seja preciso, obgda........rosa
> > (Por: rosa pires)
> >
> >Olá Rosa
> Em Aveiro na Rua Luís Gomes Carvalho, Acho que é o nº5, sei que é uma
> pequena boutique, esta senhora Tem Kefir de Leite.
> caso não consiga contacte-me \"fernando.l@live.com.pt\" Vivo no conselho
> de Águeda
> (Por: Fernando Maria )

(Por: Maria)

[Por: @ 2012-09-03, 12:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Kombucha

> ola bom dia
> gostava de ter kombucha, sou de Peniche, será que há alguem por perto que
> possua e queira partilhar ?
> obrigado
>
>
>
> > > > > Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha
> > que
> > > > > devem ser doados e não vendidos...aff..
> > > (Por: Vivi)
> > >
> > > > Tenho flor de Kefir de leite e dou a quem de-la necessitar ou quem
> > > quiser
> > > ---------------------------------------
> > >
> > > vi o seu anuncio na net,sou de aveiro e será q me pode arranjar a flor
> > do
> > > kefir?
> > > pago os portes de correio ou o que seja preciso, obgda........rosa
> > > (Por: rosa pires)
> > >
> > >Olá Rosa
> > Em Aveiro na Rua Luís Gomes Carvalho, Acho que é o nº5, sei que é uma
> > pequena boutique, esta senhora Tem Kefir de Leite.
> > caso não consiga contacte-me "fernando.l@live.com.pt" Vivo no
> conselho
> > de Águeda
> > (Por: Fernando Maria )
>
> (Por: Maria)
sou de aveiro e gostaria de obter o kefir de leite, conheço a rua mas não estou a identificar a boutique, fica junto ao Hotel Veneza?
obgdo
Albertina

(Por: albertina Carvalho)

[Por: @ 2016-07-22, 11:52 | Responder | Imprimir ]






Re: KOMBUCHA - no Brasil

> Acho um absurdo pessoas se utilizarem de venda de Kefir e Kombucha que
> devem ser doados e não vendidos...aff..
>
> (Por: Vivi)

Concordo com você.
Me coloco a disposição para doação, retirada no local.
Moro em São Paulo - Santo Amaro - zona sul.
Quem precisar pode me contatar.
malu_lorenzini@yahoo.com.br
Estou procurando sites para me inscrever como doadora.
Se souber de algum me informe.
Grata
malu
(Por: Malu Lorenzini)

[Por: @ 2011-12-05, 14:44 | Responder | Imprimir ]



Re: KOMBUCHA - no Brasil

Carlos.sou de caruaru pe.e estou querendo o kombuchá, vc tem como vc enviar pra mim?é pa ra questao de saude.obrigado!!

(Por: sandro gouveia)

[Por: @ 2014-04-04, 04:37 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=398