Cães para consumo humano

Algumas raças de cães europeus estão a ser exportadas para a China, onde são criados para fins alimentares. Acredita-se que a carne de um cão, quando morto em extremo sofrimento causado por longos períodos de tortura, seja um poderoso afrodisíaco.
Actualmente a carne de cão é abundante e o seu consumo tem aumentado à medida que as pessoas têm mais poder de compra, pois esta é uma das mais caras do país.
Na China, dez milhões de cães são abatidos por ano para consumo humano.

Alguns países europeus (principalmente a Rússia) estão a exportar para a China raças de cães, como o São Bernardo, o Lavrador, o Pastor alemão, entre outros. No país de destino são maltratados e utilizados para consumo humano.
Uma investigação da WSPA (World Society for the Protection of Animals) na China mostrou que existem fazendas subsidiadas pelo Governo Chinês, para a criação de cães da raça São Bernardo com fins alimentares. Esta raça é muitas vezes escolhida por ser dócil e lucrativa, pois um filhote de 6 meses está pronto para ser abatido.
Muitos destes cães, antes de serem mortos, são torturados para que aumente a sua taxa de adrenalina, porque acredita-se que isso torna a carne afrodisíaca e também mais macia. São espancados, dependurados e morrem devagar. Muitas vezes são depelados vivos.
Na China a tradição gastronómica de comer carne de cão tem mais de dois mil anos. Começou com o imperador Liu Bang, que adorava esta carne. Antes de se tornar governante o imperador viveu em Peixian (uma localidade da China) e, desde então, a carne deste animal é a especialidade local. No entanto, o hábito de comê-la praticamente desapareceu durante a Revolução Cultural, de 1966 a 1976, quando os soldados percorreram o país matando os cães devido ao estigma a uma extravagância burguesa.
Actualmente a carne de cão é abundante, e a sua popularidade tem crescido à medida que as pessoas vão tendo mais dinheiro, pois trata-se de uma das carnes mais caras do país. Para suprir a procura nos últimos anos as fazendas de cães multiplicaram-se pela China. Os criadores estão também a cruzar raças locais com cães maiores, pois os filhotes desses cruzamentos crescem mais rápido.
A cidade chinesa onde essa prática é mais comum é em Peixian. Actualmente a maior fazenda de cães da cidade cria mais de 100 mil cachorros por ano, quase todos para o abate. Em toda a cidade de Peixian 300 mil cães são abatidos por ano.
A organização SOS Internacional aos Cães São-Bernardo apresentou recentemente uma petição à Suíça, assinada por 11 mil pessoas, para que as autoridades interviessem de forma a que a China parasse de usar "o melhor amigo do homem" como comida. O governo suíço mostrou-se solidário à causa, mas considerou que a intervenção diplomática numa questão cultural não seria "apropriada".
Também, antes da aprovação da China como sede dos Jogos Olímpicos de 2008, os defensores dos São Bernardo levaram o caso ao Comité Olímpico Internacional, pedindo que tivesse em consideração que o país usa, como comida, cães de uma raça que já salvou muitas vidas.


Referências:
http://apasfa.org/peti/caesgatos.html

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=63

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Omnívora
Defesa Animal > Exploração animal
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Defesa Animal > Animais Domésticos



Comentários



Cães para consumo humano

MEU DEUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pessoal o que é isso??

Matar animais seja qual for a espécie é muita CRUELDADE

Tudo bem que gosto é gosto...

Mas TORTURAR?... Fazer o animal sofrer lentamente... é muita crueldade do ser humano. Nenhuma criatura merece isso seja humana ou animal devemos respeitar a primeira Lei ...a da VIDA. É claro que necessitamos de alimento mas tornar o sacrifício de um animal em UM FESTIVAL?!!! Uma comemoração? Isso apenas mostra o pior lado das pessoas, o lado ruim do mal, que se satisfaz e vibra com o sofrimento alheio mesmo que seja o sofrimento de uma pequena criatura. Esses rituais que fazem pelo mundo, sacrifícios como nesse caso são na verdade uma desculpa para o indivíduo praticar atos de extrema MALDADE. Pra mim quem rouba , vende , mata e come um animal não só nesse festival, mas em qualquer ocasião com a idéia de que se torturado e massacrado ele vai lhe dar algum beneficio. Essa pessoa é um monstro, pois quem têm coragem de praticar e participar de um ato absurdo desse contra um animal, têm coragem suficiente de matar uma pessoa.

Assim como existe os Direitos humanos, existe o direito dos animais.
mas nós humanos somos racionais e temos todos sim a plena consciência de que esse MASSACRE contra os cachorros NÃO É CERTO E PODE CONTINUAR!!!!!
POR FAVOR ALGUÉM QUE SAIBA COMO PODEMOS AJUDAR PRA ACABAR COM ESSA MONSTRUOSIDADE.
(Por: Carolina)

[Por: @ 2014-07-01, 22:33 | Responder | Imprimir ]


"Acredita-se que a carne de um cão, quando morto em extremo sofrimento causado por longos períodos de tortura, seja um poderoso afrodisíaco."

Que revoltante! Agora querer mandar uma boa f*** é motivo para torturar e matar cães? Esta gente mete me nojo.. deviam lhes fazer a mesma coisa

[Por: 0 @ 2010-12-14, 04:28 | Responder | Imprimir ]


assassinato dos cães

Fiquei horrorizada quando li a reportagem da matança e tortura dos cães em prol da alimentação, os cães pressente quando o seu dono esta triste, ele é carinhoso e fiel, como podem fazerem isso com eles!!!!!!
(Por: vilma nigri)

[Por: @ 2010-04-30, 20:09 | Responder | Imprimir ]


assassinio autorizado !!!!!!!!!!!

Nâo há palavras nem comentários possíveis.... como é possível que "monstros humanos"... espera aí "humanos" ????? não desumanos.... possam cometer tamanha crueldade. Estamos na Era da tão falada Civilização, da Revolução da máquina, da Internet,,, no entanto a raça humana na sua essência continua a manifestar a sua natureza Mà e Cruel como sempre foi. Porque nos admiramos tanto com o comportamento das antigas civilizações as quais incluíam "jogos" até à morte se continuamos a assistir diáriamente á barbarie da nossa raça manifestada em primeiro lugar contra outros seres humanos e contra o nosso melhor amigo ?????????
rosa fernandes

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


assassinos

Ao ler um tipo de reportagem dessa nao consigo acreditar como pode existir alguem que tenha a coragem de realizar essas brutalidades, essas pessoas nao tem o mínimo de escrupulo, sao pessoas que nao tem coraçao, nem alma possuem, NAO IMPORTA A CULTURA,NADA JUSTIFICA ESSE ATO HORRENDO, como é que conseguem fazer mal ao melhor amigo do homem? Como conseguem maltratar aqueles focinhos, que só de olhar te passam a maior serenida e carinho.
É IMPORTANTíSSIMO que ajudemos nossos amigos.
É impossivel que nao tenha alguma autoridade consciente que possa lutar pelos bichinhos.
abraços a todos que possuem alma.
Tatiana

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=63