A janela


Certa vez, estavam dois homens seriamente doentes na mesma enfermaria, de um grande hospital. O compartimento era bastante pequeno e nele havia uma janela que dava para o mundo.

Um dos homens tinha, como parte do seu tratamento, permissão para sentar-se na cama durante uma hora, durante as tardes (algo relacionado com a drenagem de fluido dos seus pulmões). A sua cama ficava perto da janela. O outro, contudo, tinha de passar todo o seu tempo deitado de barriga para cima.
Todas as tardes, quando o homem cuja cama ficava perto da janela era colocado em posição sentada, passava o tempo a descrever o que via lá fora.

A janela aparentemente dava para um parque onde havia um lago. Haviam patos e cisnes no lago, e as crianças iam atirar-lhes pão e colocar na água barcos de brinquedo. Jovens namorados caminhavam de mãos dadas entre as arvores, e havia flores, relva e jogos de bola. E ao fundo, por trás da fileira de árvores, avistava-se o belo contorno dos prédios da cidade.
O homem deitado, ouvia o sentado descrever tudo isto, apreciando aqueles preciosos minutos. Ouviu falar sobre como uma criança que quase caiu ao lago e sobre como as garotas estavam bonitas com os seus vestidos de Verão. As descrições do seu amigo fizeram-no sentir que também via o que estava a acontecer lá fora, o que lhe dava muito prazer...

Numa noite, enquanto olhava para o tecto, percebeu que o homem que ficava perto da janela, subitamente acordou a tossir e a sufocar, e a sua mão procurava o botão que chamaria a enfermeira. Mas ele observou-o sem se mover... mesmo quando o som da respiração parou. De manhã, a enfermeira encontrou o homem morto, e silenciosamente, levou embora o corpo.
Logo que pareceu apropriado, o homem pediu para mudar para a cama perto da janela,
que agora estava disponível. Então colocaram-no lá, aconchegaram-no sobre as cobertas e fizeram com que se sentisse bastante confortável.
No minuto seguinte em que saíram, ele apoiou-se sobre um cotovelo, com dificuldade e sentindo muitas dores, e olhou pela janela.
Viu apenas um MURO...


"Valoriza as pessoas que fazem o possível para tornar a tua vida melhor"

 

Autor: J.W.Target

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-165-A-janela.html

Inserido em: 2002-11-18 Última actualização: 2007-10-16

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Temas > Viver
Histórias



Comentários



A janela

Este texto é mesmo muito interessante e nos faz pensar sobre como uma pessoa que tem alegria dentro de si, independente da situação, torna a própria vida e a dos que o cercam muito melhor.

Gostaria de sugerir que dêm a autoria do texto – J.W.Target. Vamos dar honra a quem tem honra. Isso é muito importante e extremamente ético.

Parabéns pelo site!
(Por: Jussara Fonseca)

[Por: @ 2007-10-17, 16:24 | Responder | Imprimir ]

Re: A janela

Obrigada! A autoria passa agora a estar mencionada. Só não o estava antes porque o texto chegou até nós sem referência ao seu autor.

[Por: cris @ 2007-10-17, 23:10 | Responder | Imprimir ]