O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago

Uma narração que subverte os relatos dos textos bíblicos; uma outra (possível?) versão dos factos. Apresenta-se-nos um José destroçado por ter fugido e deixado as crianças de Belém nas mãos dos assassinos de Herodes, um Jesus temeroso, um Judas generoso, uma Madalena voluptuosa, um Deus vingativo e um Diabo simpático.

A narração da vida de Jesus... a visão de Jesus Cristo como um ser tão humano como qualquer um de nós, com uma visão crítica da sociedade e da religião e também algumas reflexões interessantes bem ao estilo saramaguiano...

"Maria e o burro tinham vindo a atravessar o deserto, pois o deserto é tudo quanto esteja ausente de homens, ainda que não devamos esquecer que não é raro encontrar desertos e securas mortais em meio de multidões” (p.79)

“Acontece isto muitas vezes, não fazemos as perguntas porque ainda não estávamos preparados para ouvir as respostas, ou por termos, simplesmente medo delas” (p.231)



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-188-O-Evangelho-Segundo-Jesus-Cristo--de-Jos--Saramago.html

Inserido em: 2003-01-05 Última actualização: 2010-06-19

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > José Saramago
Livros