Manifesto do cânhamo

No livro Manifesto do cânhamo, de autoria de Rowan Robinson e editado pela Sinais de Fogo, encontramos uma lista de 101 formas como o cânhamo pode ter um impacto positivo na sociedade em que vivemos e na ecologia do nosso planeta.

Excertos:

Há dois temas separados no Manifesto do Cânhamo, e a confusão entre eles já causou muitos problemas ao movimento do Cânhamo, por isso é importante clarificá-los aqui. Tanto o cânhamo como a marijuana são membros da mesma espécie, Cannabis sativa. Isto não os torna a mesma planta. Pense num cão de caça e num São Bernardo - ambos Canis familiaris, mas completamente diferentes no aspecto, capacidades e personalidades. Passa-se a mesma coisa com o cânhamo e a marijuana.

O cânhamo é um cereal em haste que há milénios é semeado pela sua fibra e pela sua semente comestível; é incapaz de o deixar pedrado. A marijuana é uma forma da cannabis em arbusto que tem sido cultivada pelas suas qualidades medicinais e acção na psique há tanto tempo como o cânhamo. São plantas diferentes e em dois minutos um guarda pode ser instruído de forma de forma a nunca as confundir.

Para evitar confusões, a primeira parte deste livro concentra-se nas formas como o cânhamo, sem acção na psique, teve, está a ter, ou poderá ter, um impacto positivo no mundo. A segunda parte concentra-se na marijuana. São coisas diferentes e você pode estar legítima e totalmente a favor de um e contra o outro. Mas uma coisa verdadeiramente admirável acerca da Cannabis sativa é que uma das suas formas tem servido a humanidade das maneiras mais úteis enquanto a outra apelou mais à nossa natureza cerebral e espiritual. Parece-nos, pois, perfeitamente apropriado comemorar a dupla natureza deste tão antigo aliado num único livro.


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-477-Manifesto-do-c-nhamo.html

Inserido em: 2005-10-15 Última actualização: 2005-10-15

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Temas > Meio-Ambiente
Livros



Comentários



Cannabis

É isso ai!
(Por: Tadeu Silva)

[Por: @ 2006-05-31, 11:23 | Responder | Imprimir ]


Contra o preconceito e desinformação

Também aconselho que leiam "O Rei vai nu - O cânhamo e a conspiração contra a marijuana". Este livro conta toda a história da Cannabis sativa, desde os tempos remotos em que foi possivelmente a planta mais cultivada e mais importante para a humanidade até aos tempos recentes em que os americanos lançaram uma campanha de proibição e lavagem cerebral contra ela por razões económicas e racistas.
(Por: eco-bio-veg)

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]