Espanha negra

"(...) Refiro-me a essas vilas e cidades onde, por subscrição pública ou com apoio material das câmaras municipais, se adquirem touros à ganaderias para gozo e disfrute da população por ocasião das festas populares. O gozo e o disfrute não consistem em matar o animal e distribuir os bifes pelos mais necessitados. Apesar do desemprego, o povo espanhol alimenta-se bem sem favores desses.

O gozo e o disfrute têm outro nome. Coberto de sangue, atravessado de lado e lado por lanças, talvez queimado pelas bandarilhas de fogo que no século XVIII se usaram em Portugal, empurrado para o mar para nele perecer afogado, o touro será torturado até à morte. As criancinhas ao colo das mães batem palmas, os maridos, excitados, apalpam as excitadas esposas e, calhando, alguma que não o seja, o povo é feliz enquanto o touro tenta fugir aos seus verdugos deixando atrás de si regueiros de sangue. É atroz, é cruel, é obsceno. Mas isso que importa se Cristiano Ronaldo vai jogar pelo Real Madrid? Que importa isso num momento em que o mundo inteiro chora a morte de Michael Jackson? Que importa que uma cidade faça da tortura premeditada de um animal indefenso uma festa colectiva que se repetirá, implacável, no ano seguinte? É isto cultura? É isto civilização? Ou será antes barbárie?"

 

Referência:
http://caderno.josesaramago.org/2009/06/29/espanha-negra



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-612-Espanha-negra.html

Inserido em: 2010-06-19 Última actualização: 2010-06-19

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > José Saramago
Temas > Animais
Histórias



Comentários



Matança de Animais por Animais Racionais

Lamentavelmete, deparo-me com este artigo a despeito da matança praticada pelos hermanos espanhois, soy hijo de español, moro no Brasil. Mas, não concordo também com essa pratica "animalisca" sem querer ofender os animais irracionais, falo assim. Existem maneiras inteligentes de fomentar atividades das quais poderiam gerar empregos e por conseguinte renda e alimentos aos necessitados. Dai a vara pra pescar, ensinar a pescar, da condições de pescar. Mas não dê o peixe. Ser humano nenhum precisa de esmola e muito menos da vida de um pobre animal que não faz mal a ninguem e muito menos tira a vida de seres humano.

Sou simpatizande do movimento de pessoas inteligentes das quais praticam,a Ciência do Bom Viver e da Alimentação Saudável, aliás é o nome do livro de Ellen.G.White.


abraços a todos
(Por: rui molina)

[Por: @ 2010-06-20, 16:53 | Responder | Imprimir ]